Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Thaísa de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27897
Resumo: Orientadora: Gertrud F. Frahm
id UFPR_67d12509e624c9066ca17b848b50938a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27897
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Andrade, Thaísa deUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciências HumanasFrahm, Gertrud Friedrich, 1953-2020-03-05T15:26:18Z2020-03-05T15:26:18Z2000https://hdl.handle.net/1884/27897Orientadora: Gertrud F. FrahmDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e ArtesResumo: A presente dissertação relata a pesquisa que foi desenvolvida junto à disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês I (MPEI) no curso de Letras, em uma universidade estadual do sul do Brasil. O objetivo principal da pesquisa foi verificar em qual modelo de formação de professores a disciplina de MPEI está inserida e de que forma ela contribui para a formação de professores reflexivos. A pesquisa foi desenvolvida na forma de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram o professor e os acadêmicos da disciplina de MPEI. Para a coleta dos dados foram feitas três entrevistas ao longo do ano de 1998 com o professor da disciplina, foram aplicados dois questionários aos futuros professores, um no início e outro ao término do ano letivo. O programa da disciplina também foi analisado. Os dados coletados foram analisados tendo como suporte a teoria do ensino reflexivo. Os principais autores consultados foram: Dewey, Schön, Wallace, Allwright, Nunan, além dos trabalhos de autores brasileiros como Gimenez, Almeida Filho, Moll da Cunha, Abrahão, Mateus, Ortenzi entre outros. As principais conclusões foram as seguintes: a disciplina é vista pelos futuros professores e pelo professor de maneiras diferentes. Os futuros professores entendem a disciplina na perspectiva de um curso de treinamento e esperam, portanto, que após cursarem a disciplina estejam "preparados", "prontos" para o exercício do magistério, mais especificamente, para o ensino da língua inglesa. Já para o professor, a disciplina de MPEI é um misto de curso de treinamento e de desenvolvimento: ao implementar o programa, o professor confere à abordagem, ao processo e ao conteúdo, características de um curso de treinamento; também confere aos futuros professores um papel ativo, ou seja, adota uma postura típica de um curso de desenvolvimento. Consideramos que as implicações disso são positivas, pois constituem um avanço em uma cultura em que o treinamento é elemento predominante.Abstract: This research study looks at the Metodologia e Prática de Ensino de Inglês I (MPEI) at the Letras course in a state university in the south of Brazil. The main goals were to verify which model of teacher education the course is based on and how it contributes to the development of reflective teachers. The research was carried out according to the features of a case study. The subjects of the present study were the teacher and the MPEI student-teachers. In order to collect the data, three interviews were carried out in 1998 with the MPEI teacher, and two questionnaires were applied to the future teachers, one in the beginning and one in the end of the course. The curriculum of the course was also analyzed. The data collected was analyzed in the light of the reflective theory, which is based on the writings of: Dewey, Schön, Wallace, Allwright, Nunan, and also the research studies of Gimenez, Almeida Filho, Moll da Cunha, Abrahão, Mateus, and Ortenzi among others. The main conclusions reached with this study were: the MPEI course is seen from different perspectives by the student teachers and the teacher. The student teachers see the course as a training course and expect that by the end of the course they will be prepared to teach English. The teacher, on the other hand, sees the course as a mixture of the two perspectives: training and development. As the teacher implements the program it is possible to observe that at times the approach, the process and the contents present features of a training course and at other times the teacher sees the student teachers as active participants in the process of learning to teach, which is a feature of development courses. Conclusions of this study show that the MPEI course is a mixture of the two different approaches (training and development), which we may state is positive in view of the culture the course operates within.214 f. ; 30cm.application/pdfDisponível em formato digital.Língua inglesa - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoDissertações - LetrasEstudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - THAISA DE ANDRADE.pdfapplication/pdf9064135https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27897/1/D%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE.pdf6b8b966d1e5b4f9e9d7b68fa4c91e20bMD51open accessTEXTD - THAISA DE ANDRADE.pdf.txtExtracted Texttext/plain468032https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27897/2/D%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE.pdf.txt0af0550810c1d7697da740d787b04b9fMD52open accessTHUMBNAILD - THAISA DE ANDRADE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27897/3/D%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg95f6d1d683fd7cc91d2ae34aeb6deb42MD53open access1884/278972020-03-05 12:26:18.3open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27897Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-05T15:26:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
title Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
spellingShingle Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
Andrade, Thaísa de
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Dissertações - Letras
title_short Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
title_full Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
title_fullStr Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
title_full_unstemmed Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
title_sort Estudo de caso : a metodologia e prática de ensino de inglês e a formação de professores
author Andrade, Thaísa de
author_facet Andrade, Thaísa de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Thaísa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frahm, Gertrud Friedrich, 1953-
contributor_str_mv Frahm, Gertrud Friedrich, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Dissertações - Letras
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Dissertações - Letras
description Orientadora: Gertrud F. Frahm
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-05T15:26:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-05T15:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27897
url https://hdl.handle.net/1884/27897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 214 f. ; 30cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27897/1/D%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27897/2/D%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27897/3/D%20-%20THAISA%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b8b966d1e5b4f9e9d7b68fa4c91e20b
0af0550810c1d7697da740d787b04b9f
95f6d1d683fd7cc91d2ae34aeb6deb42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898690930147328