A voz-música na intermídia som-palavra-performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/35799 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho, propomos pensar a composição musical enquanto poética que intermedeia a palavra, o corpo e o som, encontrando no conceito de Voz-Música, um material criativo entre as instâncias que a voz pode articular, as quais podem ser aplicadas, em seus aspectos expressivos, gestuais, fonéticos e paralinguísticos, em procedimentos que envolvem eventos sonoros, vocais e performáticos. Introduzimos a noção de voz poética e dialogamos as transformações artísticas entre som, palavra e performance, em obras que se ambientam na Poesia Sonora, na Música Experimental e na Música Concreta. Conecto este corpus criativo com o conceito de intermídia e este, com o conceito de agenciamento coletivo de enunciação: um catalisador das múltiplas dimensões do enunciado, gerador de um contínuum entre suas variáveis musicais, fonéticas, fáticas, a-fáticas, sígnicas, semânticas, entre outras. Estudamos como o agenciamento de enunciação articularia o material criativo e conceitual produzido neste cruzamento: a Voz-Música num Cromatismo Generalizado. Relacionamos estes procedimentos à proposta composicional de Trevor Wishart (1996), sobre a exploração da voz humana dentro do universo multidimensional da enunciação, cujos aspectos de pronúncia, fonética, paralinguismo, entre outros, serviriam como módulos de dinâmica complexa para a composição sonora. Finalizo sugerindo a ocorrência de uma Voz-Música em obras de Demetrio Stratos, Dieter Schnebel e Carmelo Bene, bem como em trabalhos que compus para este percurso: Poema Verbo-instrumental (2013), Ao passo que...O corpo do Espaço (2013), e Poço Barthesiano ou Onda de Estilo Ga(l)go (2014). Palavras-chave: Voz-Música, Composição, Intermídia Som-Palavra, Performance, Poesia Sonora |
id |
UFPR_68c512b5af7bc1bc23664187f2f7630a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35799 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Holderbaum, Flora FerreiraQuaranta, Daniel EduardoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música2014-08-18T15:40:06Z2014-08-18T15:40:06Z2014http://hdl.handle.net/1884/35799Resumo: Neste trabalho, propomos pensar a composição musical enquanto poética que intermedeia a palavra, o corpo e o som, encontrando no conceito de Voz-Música, um material criativo entre as instâncias que a voz pode articular, as quais podem ser aplicadas, em seus aspectos expressivos, gestuais, fonéticos e paralinguísticos, em procedimentos que envolvem eventos sonoros, vocais e performáticos. Introduzimos a noção de voz poética e dialogamos as transformações artísticas entre som, palavra e performance, em obras que se ambientam na Poesia Sonora, na Música Experimental e na Música Concreta. Conecto este corpus criativo com o conceito de intermídia e este, com o conceito de agenciamento coletivo de enunciação: um catalisador das múltiplas dimensões do enunciado, gerador de um contínuum entre suas variáveis musicais, fonéticas, fáticas, a-fáticas, sígnicas, semânticas, entre outras. Estudamos como o agenciamento de enunciação articularia o material criativo e conceitual produzido neste cruzamento: a Voz-Música num Cromatismo Generalizado. Relacionamos estes procedimentos à proposta composicional de Trevor Wishart (1996), sobre a exploração da voz humana dentro do universo multidimensional da enunciação, cujos aspectos de pronúncia, fonética, paralinguismo, entre outros, serviriam como módulos de dinâmica complexa para a composição sonora. Finalizo sugerindo a ocorrência de uma Voz-Música em obras de Demetrio Stratos, Dieter Schnebel e Carmelo Bene, bem como em trabalhos que compus para este percurso: Poema Verbo-instrumental (2013), Ao passo que...O corpo do Espaço (2013), e Poço Barthesiano ou Onda de Estilo Ga(l)go (2014). Palavras-chave: Voz-Música, Composição, Intermídia Som-Palavra, Performance, Poesia Sonoraapplication/pdfDissertaçõesComposição (Musica)Poesia sonoraVozA voz-música na intermídia som-palavra-performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FLORA FERREIRA HOLDERBAUM.pdfapplication/pdf1755641https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35799/1/R%20-%20D%20-%20FLORA%20FERREIRA%20HOLDERBAUM.pdf775d611cc55d42ff85d9d5f9acea0b49MD51open accessTEXTR - D - FLORA FERREIRA HOLDERBAUM.pdf.txtR - D - FLORA FERREIRA HOLDERBAUM.pdf.txtExtracted Texttext/plain367653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35799/2/R%20-%20D%20-%20FLORA%20FERREIRA%20HOLDERBAUM.pdf.txt4e08e170e28ba0f8aa011e1eb83b6311MD52open accessTHUMBNAILR - D - FLORA FERREIRA HOLDERBAUM.pdf.jpgR - D - FLORA FERREIRA HOLDERBAUM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35799/3/R%20-%20D%20-%20FLORA%20FERREIRA%20HOLDERBAUM.pdf.jpg562d85bbd66c7c4ee79ea850f314e7a7MD53open access1884/357992016-04-07 09:46:30.77open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35799Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T12:46:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance |
title |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance |
spellingShingle |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance Holderbaum, Flora Ferreira Dissertações Composição (Musica) Poesia sonora Voz |
title_short |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance |
title_full |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance |
title_fullStr |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance |
title_full_unstemmed |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance |
title_sort |
A voz-música na intermídia som-palavra-performance |
author |
Holderbaum, Flora Ferreira |
author_facet |
Holderbaum, Flora Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Quaranta, Daniel Eduardo Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holderbaum, Flora Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações Composição (Musica) Poesia sonora Voz |
topic |
Dissertações Composição (Musica) Poesia sonora Voz |
description |
Resumo: Neste trabalho, propomos pensar a composição musical enquanto poética que intermedeia a palavra, o corpo e o som, encontrando no conceito de Voz-Música, um material criativo entre as instâncias que a voz pode articular, as quais podem ser aplicadas, em seus aspectos expressivos, gestuais, fonéticos e paralinguísticos, em procedimentos que envolvem eventos sonoros, vocais e performáticos. Introduzimos a noção de voz poética e dialogamos as transformações artísticas entre som, palavra e performance, em obras que se ambientam na Poesia Sonora, na Música Experimental e na Música Concreta. Conecto este corpus criativo com o conceito de intermídia e este, com o conceito de agenciamento coletivo de enunciação: um catalisador das múltiplas dimensões do enunciado, gerador de um contínuum entre suas variáveis musicais, fonéticas, fáticas, a-fáticas, sígnicas, semânticas, entre outras. Estudamos como o agenciamento de enunciação articularia o material criativo e conceitual produzido neste cruzamento: a Voz-Música num Cromatismo Generalizado. Relacionamos estes procedimentos à proposta composicional de Trevor Wishart (1996), sobre a exploração da voz humana dentro do universo multidimensional da enunciação, cujos aspectos de pronúncia, fonética, paralinguismo, entre outros, serviriam como módulos de dinâmica complexa para a composição sonora. Finalizo sugerindo a ocorrência de uma Voz-Música em obras de Demetrio Stratos, Dieter Schnebel e Carmelo Bene, bem como em trabalhos que compus para este percurso: Poema Verbo-instrumental (2013), Ao passo que...O corpo do Espaço (2013), e Poço Barthesiano ou Onda de Estilo Ga(l)go (2014). Palavras-chave: Voz-Música, Composição, Intermídia Som-Palavra, Performance, Poesia Sonora |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-18T15:40:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-18T15:40:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/35799 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/35799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35799/1/R%20-%20D%20-%20FLORA%20FERREIRA%20HOLDERBAUM.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35799/2/R%20-%20D%20-%20FLORA%20FERREIRA%20HOLDERBAUM.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35799/3/R%20-%20D%20-%20FLORA%20FERREIRA%20HOLDERBAUM.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
775d611cc55d42ff85d9d5f9acea0b49 4e08e170e28ba0f8aa011e1eb83b6311 562d85bbd66c7c4ee79ea850f314e7a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898781270212608 |