A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rafael Amorim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54754
Resumo: Orientador : Adriana Teles de Souza
id UFPR_6948d0e2b02a5a4fe00766ef9ab2fc93
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54754
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silveira, Rafael AmorimSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-18T15:02:26Z2019-11-18T15:02:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54754Orientador : Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A família é a primeira mediadora entre homem e a cultura, ela é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e da construção individual e coletiva. Os acontecimentos e as experiências familiares propiciam a formação de repertórios comportamentais, de ações e resoluções de problemas com significados universais e particulares. A escolha pelo tema deste projeto se deu através da problemática envolvendo a ausência dos pais na escola. Há um consenso na literatura de que o papel do coordenador pedagógico é desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Com a pesquisa nos permitiu concluir, que as vantagens do envolvimento parental na vida escolar dos seus educandos são fundamentais para qualquer um envolvido nesta relação, sejam estes pais, professores, alunos ou comunidade educativa. A escola apresenta-se, agora, como um espaço de troca de experiências significativas resultantes da participação dos docentes, da liderança escolar, da família e da comunidade em que ela se encontra inserida. Através dos resultados estatísticos foi fácil perceber que os pais adquirem uma postura consciente no que diz respeito a sua participação na vida escolar de seu filho. Uma vez que não é suficiente ter apenas a opinião dos pais no que se refere a esta problemática, concluímos que, os alunos que recebem mais apoio por parte da família são aqueles que manifestam um melhor desempenho e aproveitamento escolar.40 p. : il., grafs.application/pdfPlanejamento educacionalPsicologia educacionalLar e escolaA dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RAFAEL AMORIM SILVEIRA.pdfapplication/pdf627502https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54754/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20AMORIM%20SILVEIRA.pdff89916dedd066f38697362e670116220MD51open access1884/547542019-11-18 12:02:26.754open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54754Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T15:02:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
title A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
spellingShingle A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
Silveira, Rafael Amorim
Planejamento educacional
Psicologia educacional
Lar e escola
title_short A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
title_full A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
title_fullStr A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
title_full_unstemmed A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
title_sort A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
author Silveira, Rafael Amorim
author_facet Silveira, Rafael Amorim
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Adriana Teles de
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Rafael Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Psicologia educacional
Lar e escola
topic Planejamento educacional
Psicologia educacional
Lar e escola
description Orientador : Adriana Teles de Souza
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T15:02:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T15:02:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54754
url https://hdl.handle.net/1884/54754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 p. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54754/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20AMORIM%20SILVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f89916dedd066f38697362e670116220
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860797023911936