A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54754 |
Resumo: | Orientador : Adriana Teles de Souza |
id |
UFPR_6948d0e2b02a5a4fe00766ef9ab2fc93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54754 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silveira, Rafael AmorimSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-18T15:02:26Z2019-11-18T15:02:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54754Orientador : Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A família é a primeira mediadora entre homem e a cultura, ela é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e da construção individual e coletiva. Os acontecimentos e as experiências familiares propiciam a formação de repertórios comportamentais, de ações e resoluções de problemas com significados universais e particulares. A escolha pelo tema deste projeto se deu através da problemática envolvendo a ausência dos pais na escola. Há um consenso na literatura de que o papel do coordenador pedagógico é desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Com a pesquisa nos permitiu concluir, que as vantagens do envolvimento parental na vida escolar dos seus educandos são fundamentais para qualquer um envolvido nesta relação, sejam estes pais, professores, alunos ou comunidade educativa. A escola apresenta-se, agora, como um espaço de troca de experiências significativas resultantes da participação dos docentes, da liderança escolar, da família e da comunidade em que ela se encontra inserida. Através dos resultados estatísticos foi fácil perceber que os pais adquirem uma postura consciente no que diz respeito a sua participação na vida escolar de seu filho. Uma vez que não é suficiente ter apenas a opinião dos pais no que se refere a esta problemática, concluímos que, os alunos que recebem mais apoio por parte da família são aqueles que manifestam um melhor desempenho e aproveitamento escolar.40 p. : il., grafs.application/pdfPlanejamento educacionalPsicologia educacionalLar e escolaA dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RAFAEL AMORIM SILVEIRA.pdfapplication/pdf627502https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54754/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20AMORIM%20SILVEIRA.pdff89916dedd066f38697362e670116220MD51open access1884/547542019-11-18 12:02:26.754open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54754Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T15:02:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade |
title |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade |
spellingShingle |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade Silveira, Rafael Amorim Planejamento educacional Psicologia educacional Lar e escola |
title_short |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade |
title_full |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade |
title_fullStr |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade |
title_full_unstemmed |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade |
title_sort |
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade |
author |
Silveira, Rafael Amorim |
author_facet |
Silveira, Rafael Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Souza, Adriana Teles de Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Rafael Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Psicologia educacional Lar e escola |
topic |
Planejamento educacional Psicologia educacional Lar e escola |
description |
Orientador : Adriana Teles de Souza |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-18T15:02:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-18T15:02:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54754 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 p. : il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54754/1/R%20-%20E%20-%20RAFAEL%20AMORIM%20SILVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f89916dedd066f38697362e670116220 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860797023911936 |