A trajetória do tratamento de segunda pessoa em textos publicitários durante o Século XX : um comparativo entre Brasil e Alemanha
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
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Pereira, Maurini de Souza AlvesMenon, Odete Pereira da Silva, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-11-26T16:20:50Z2019-11-26T16:20:50Z2012https://hdl.handle.net/1884/26951Orientadora: Profa. Dra. Odete Pereira da Silva MenonTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/11/2011Bibliografia: fls. 236-245Resumo: Este trabalho busca comprovar a relevância do estudo do texto publicitário no contexto da Sociolinguística Variacionista. Para isso, observa-se o pronome de tratamento de segunda pessoa no texto publicitário e sua trajetória durante o século XX em duas revistas brasileiras (Revista da Semana e Manchete) e duas alemãs (AZJ/CV-, Der Spiegel), num estudo comparativo. Com base na teoria proposta por Labov, analisa-se o córpus, associando-o ao contexto social em que está inserido, defendendo a proposição de que a variação linguística, assim como as variações por que passam as sociedades, são fruto da interação social, mas seu mecanismo não é dominado pela sociedade de que fazem parte. A publicidade, nessa conjuntura, é exemplo ímpar de um texto conservador, mas integrado à sociedade para a qual é criado, utilizando a mudança linguística tão logo ela seja observada como tal. No caso do tratamento de segunda pessoa, a comparação entre os veículos estudados demonstra que as semelhanças e as diferenças entre o córpus coletado têm referências estreitas entre os contextos sociais do Brasil e da Alemanha, e o processo integratório da globalização, do final do século XX, tem papel determinante na aproximação entre as características lingüísticas nas publicidades dos dois países.Abstract: This work wants to prove the importance to study the advertise text in Sociolinguistic context. For this, it observes the the second person forms of addresses terms in the advertising text and its history during the twentieth century in two Brazilian and two Germany magazines. They will be compared. Based on Labov theory, the corpus will be associated to its social context, and the idea of the interrelation between linguistic variation and social integration is defended. The advertising represents a conservative text, but, as a text, it is integrated to the society where it is inserted. Because of this, it is an incomparable example of linguistic variation and change. The comparison between the second person adresses in the Brazilian and Germany magazines shows that the similarities and differences between the collective corpus are related with de social contexts and that the globalization process, in the end of twenties, it is an important factor to the approach between the two countries.248f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasSociolinguisticaPropaganda - LinguagemLetrasA trajetória do tratamento de segunda pessoa em textos publicitários durante o Século XX : um comparativo entre Brasil e Alemanhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MAURINI DE SOUZA.pdfapplication/pdf4079943https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26951/1/R%20-%20T%20-%20MAURINI%20DE%20SOUZA.pdf1bf0fe45f5768860494070e18175ce66MD51open access1884/269512019-11-26 13:20:50.664open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26951Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-26T16:20:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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