Processos de resolução de problemas e incidência de estresse em socioeducadores da medida de internação feminina paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jaqueline Mari, 1984-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60414
Resumo: Orientadora: Profa. Dra Sonia Maria Chaves Haracemiv
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spelling Machado, Jaqueline Mari, 1984-Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-05-28T19:54:03Z2019-05-28T19:54:03Z2017https://hdl.handle.net/1884/60414Orientadora: Profa. Dra Sonia Maria Chaves HaracemivDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2018Inclui referências: p. 96-107Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar possíveis relações entre os processos de resolução de problemas e os níveis de estresse apresentados por socioeducadores que atuam em um Centro Socioeducativo de medida de internação feminina do Paraná. Para tanto, adotou-se um desenho de pesquisa misto, descritivo correlacional. A pesquisa fundamentou-se no pressuposto de que processos de resolução de problemas atuam como estratégias de enfrentamento em relação a situações adversas, reduzindo ou amenizando as consequências negativas do estresse. Realizou-se um estudo piloto, com uma amostra de socioeducadores (n=3) de uma Unidade de Semiliberdade, considerando a equivalência das funções entre os profissionais e a manutenção da amostra principal. O estudo piloto objetivou verificar a aplicabilidade dos instrumentos e permitiu a alteração do questionário elaborado. Participaram da pesquisa 21 profissionais, lotados em um CENSE de internação feminina, de ambos os sexos, com idades, formações e tempos de serviço diversos. À amostra foram aplicados dois instrumentos de avaliação psicológica, a saber, o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp e o Inventário de Resolução de Problemas Sociais, bem como, um questionário de levantamento sociodemográfico e de problemas cotidianos no CENSE de internação feminina. Os dados foram submetidos às análises estatísticas e de conteúdo. Observou-se que 62% da amostra apresentou indicativos de quadros de estresse, classificados em sua maioria na fase de Resistência (83%). Quanto à resolução de problemas, a pontuação média ficou em 16,6 pontos (dp=2,4), sendo verificadas as maiores médias em Orientação Positiva ao Problema (p = ll,7 ; dp=3,3) e Estilo Racional (p=13,1; dp=3,8). As analises correlacionais mostraram uma possível correlação entre os Estilos Racional (p=0,01; p =-0,512) e Impulsivo/Descuidado (p=0,01; p =0,545) e o tempo de trabalho. Não houve correlação estatisticamente significante entre as variáveis estresse e resolução de problemas. A análise de conteúdo resultou em três categorias para os problemas relacionados às adolescentes (sociabilidade, indisciplina e aspectos Psicológicos); duas aos pares (concepções diferentes e compromisso com a função); e, uma à equipe técnica (trabalho multidisciplinar). Quanto às reações ao problema, foram encontradas quatro categorias (manter a calma; conhecimentos e regras; busca ajuda; diálogo e alteração negativa do comportamento), assim como na influência do trabalho na saúde (aspectos físicos, aspectos psicológicos, pouca ou nenhuma influência, e, não sabe). Considera-se a necessidade de novas pesquisas e análises, com amostras mais substanciais, a fim de uma compreensão mais ampla da temática. Pontua-se a necessidade de programas voltados ao bem-estar dos socioeducadores, a fim de promover a saúde dos mesmos, e consequentemente a qualidade de atendimento prestado às adolescentes. Palavras-chave: Resolução de problemas; Estresse; Socioeducadores; Gênero; Adolescentes em conflito com a LeiAbstract: This study's purpose is to investigate the possible relations between the procedures of problem solving and the stress of the social educators who act in a socioeducational center in a female internment in Paraná. To this end, it was realized a mixed, descriptive and correlating drawn research. The research was based on the presupposition that the procedure of problem solving acts as strategies of confrontation with regard to the unfavorable situations, reducing the negative consequences of the stress. It was realized a pilot study, with a sample of social educators (n=3) in a unity of relative freedom, considering the equivalence of the functions between the professionals and the preservation of the main sample. The pilot study has for objective to verify the applications of the measures, and to allow the change of the elaborate questionnaire. 21 professionals participated, accommodated in a CENSE of female internment. The professionals are men or women, of any age, diverse formations and with diverse time and service departments. During the sample, there were applied the Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp and Social Problem Solving Inventory, as much as a social and demographic questionnaire, feminine measure and daily problems of the CENSE of the internment. The data were submitted to the statistical and contents analyses. It was observed that 62 % of the sample presents indications of stress, classified for the majority in a phase of resistance (83 %). As for the resolution of problems, the average is 16,6 points (dp=2,4), being verified the biggest averages in the positive orientation of the problem (^,=11,7; dp=3,3) and of style rational (^,=13,1; dp=3,8). The correlating analyses show a possible correlation between the rational styles (p=0,01; p =-0,512) and impulse/carelessness (p=0,01; p =0,545) and the working time. There were no statistically significant correlations between the variables of stress and the problem solving. The analysis of contents showed three categories for the teenager's relational problems (maintaining calm, knowledge and rules, seeking help, dialogue and negative behavior change), as well as the influence of work on health (physical aspects, psychological aspects, little or no influence, and, do not know). In conclusion, it was considered the need for new researches and analyses, with proofs more precise, for a better understanding of the theme. We find the need to develop programs in relation to the well-being of the social educators, to promote their health, and by consequence, the quality of the care brought to the teenagers. K eyw ords: Problem solving; Stress; Social educators; Genres; Juvenile Offenders.Resume: La présente étude a comme objectif d'enquêter les possibles relations entre les procédures de résolution de problèmes et le stress présent chez les éducateurs sociaux qui agissent dans un centre socio-éducatif dans le cadre de l'internement féminine au Paraná. A cette fin, il a été réalisée une recherche dessinée mixte, descriptive et corrélationnelle. La recherche a été fondé sur la présupposition que la procédure de résolution de problèmes agit comme stratégies d'affrontement par rapport aux situations défavorables, réduisant ou rémédiant les conséquences négatives du stress. Il a été réalisée une étude pilote, avec un échantillon d'éducateurs sociaux (n=3) dans une unité de semi-liberté, considérant l'équivalence des fonctions entre les professionnels et le maintien de l'échantillon principal. L'étude pilote a pour objectif de vérifier les applications des mesures, et permettre l'altération du questionnaire élaboré. 21 professionnels ont participé, hébergés dans un CENSE d'internement féminine. Les professionnels sont des hommes ou femmes, de tout âge, de formations diverses et avec des temps de service divers. Lors de l'échantillon, il a été appliquées deux mesures d'évaluation psychologique, de connaissance, Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp, et d'inventaire de Résolution de Problèmes Sociaux, autant qu'un questionnaire de mesure sociodémographique et de problèmes quotidiens du CENSE de l'internement féminine. Les données ont été soumises aux analyses statistiques et de contenu. Il a été observé que 62% de l'échantillon présente des indications de stress, classifiées pour la majorité dans une phase de résistance (83%). Quant à la résolution de problèmes, la moyenne est de 16,6 points (dp=2,4), étant vérifiées les plus grandes moyennes dans l'orientation positive du problème (p=ll,7; dp=3,3) et de syle rationnel (p=13,1; dp=3,8). Les analyses corrélationnelles montrent une possible corrélation entre les styles rationnels (p=0,01; p =-0,512) et impulsion/négligence (p=0,01; p =0,545) et le temps de travail. Il n'y a pas eu de corrélations statistiquement significatives entre les variables de stress et la résolution de problèmes. L'analyse de contenu a montré trois catégories pour les problèmes relationnels des adolescents (capacités sociales, indiscipline et comportement psychologique); deux catégories (conceptions différentes et engagement comme une fonction); et une catégorie de l'équipe technique (travail multidisciplinaire). Quant aux réactions au problème, quatre catégories ont été trouvées (maintien du calme, connaissance et règles, recherche d'aide, dialogue et changement de comportement négatif), ainsi que l'influence du travail sur la santé (aspects physiques, psychologiques, peu ou pas d'influence, et, ne sais pas). En conclusion, il a été considéré le besoin de nouvelles recherches et d'analyses, avec des preuves plus précises, pour une meilleure compréhension du thème. On relève le besoin d'élaborer des programmes en rapport au bien-être des éducateurs sociaux, afin de promouvoir leur santé, et par conséquence, la qualité des soins apportés aux adolescents. Mots clés: résolution de problèmes117 p. : il.application/pdfPrisãoStress ocupacionalAdolescentes - Assistencia em instituiçõesAdolescentes - CondutaEducaçãoProcessos de resolução de problemas e incidência de estresse em socioeducadores da medida de internação feminina paranaenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JACQUELINE MARI MACHADO.pdfapplication/pdf78597801https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60414/1/R%20-%20D%20-%20JACQUELINE%20MARI%20MACHADO.pdf964dd2a211635a20077ddfa54335960fMD51open access1884/604142019-05-28 16:54:03.754open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60414Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T19:54:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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