João Feijão, o superdotado amigão : por uma concepção interacional de assincronismo e superdotação
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/65381 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant’Ana |
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Paludo, Karina Inês, 1988-Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-Virgolim, Ângela M. R. (Ângela Magda Rodrigues)Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-01-24T15:21:07Z2020-01-24T15:21:07Z2018https://hdl.handle.net/1884/65381Orientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant’AnaCoorientadora: Profa. Dra. Angela M. Rodrigues VirgolimTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/03/2018Inclui referências: p.250-279Resumo: À pessoa superdotada, reconhecida por apresentar um potencial acima do que se espera para sua faixa etária, é frequentemente outorgada a concepção de inabilidade social e déficit emocional. A ciência contemporânea a caracteriza como assincrônica, traduzindo a ideia de que não apresenta sincronia entre aspectos de seu desenvolvimento psicológico (cognitivo, emocional, psicomotor e social). Desse modo, é geralmente esperado que o indivíduo superdotado demonstre um alto nível cognitivo, porém associado com dificuldades emocionais e/ou sociais. A partir dos pressupostos do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA), desenvolvido pelos pesquisadores René Sant'Ana-Loos e Helga Loos-Sant'Ana, defendeu-se a tese de que, sendo a identidade humana construída na inter-relação dos aspectos intra e interpsíquicos do ser, o fenômeno comumente lido como assincronismo não deve ser considerado inerente à condição da superdotação, mas como resultado da qualidade das interações disponibilizadas ao superdotado. No presente estudo objetivou-se apresentar elementos empíricos para corroborar a revisão do conceito de assincronismo como atributo da superdotação, tratando-o não como uma característica individual, mas, sim, como uma condição interacional. Empreendeu-se uma abordagem multimetodológica, isto é, a adoção de instrumentos quanti e qualitativos, a fim de investigar questões relativas à identidade e à competência social do superdotado. Como contexto da pesquisa, elegeram-se cinco salas de recursos para altas habilidades/superdotação e duas escolas municipais. A amostra da pesquisa contou com 23 participantes entre 10 e 14 anos. Também foram ouvidos professores, pedagogas e a família de um dos sujeitos participantes. Os dados empíricos identificaram sujeitos superdotados com alto desempenho acadêmico e com repertório variado de habilidades sociais. Os participantes mostraram acentuada resiliência, ou seja, capacidade de enfrentar situações adversas. Os professores pesquisados imputaram aos alunos superdotados o atributo da maturidade, o que também contraria a ideia de que eles são emocionalmente imaturos e desajustados. Os resultados evidenciaram que os relacionamentos vivenciados no interior da escola são fundamentais, concorrendo para a constituição psíquica saudável do estudante superdotado, não se restringindo ao compartilhamento de saberes técnico-científicos. Observou-se que os participantes que desfrutaram de relações positivas alcançam bem-estar psicológico e social, o que evidencia o aspecto interacional no fenômeno do assincronismo e não individual. Afirma-se a necessidade de considerar tal fenômeno a partir de um prisma interacional, no qual as manifestações comportamentais do indivíduo superdotado estão sob influência histórica e social, da inter-relação de suas características individuais com o meio no qual está inserido. Assim sendo, não são os atributos "per se" do superdotado que evocam o assincronismo; antes, a ineficiência do contexto em responder e interagir com suas características e suas necessidades. Os resultados alcançados na pesquisa empírica corroboram o entendimento, anunciado pelo STAA, de que o assincronismo não se refere a uma particularidade do superdotado. Qualquer pessoa está sujeita a esse fenômeno do desenvolvimento, dependendo da qualidade interacional que lhe é disponibilizada. Deste modo, conclui-se que a manifestação do assincronismo não está alocada no sujeito, devendo ser entendida como fruto das interações deste com e no contexto em que está inserido. Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. Sistema Teórico da Afetividade Ampliada. Assincronismo. Interação social. Desenvolvimento socioemocional.Abstract: Gifted individuals are known for presenting a higher potential while compared with individuals from the same age group; however, they are frequently perceived as social and emotional ineffective. Contemporary science has characterized as asynchronism the condition of individuals whose synchrony involving aspects of psychological development (cognitive, emotional, psychomotor, and social) is disturbed. Recurrently it is expected from gifted individuals to demonstrate such asynchronism. Based on assumptions of the Theoretical System o f Affectfulness (TSA), a meta-theoretical research conducted by René Sant'Ana-Loos and Helga Loos-Sant'Ana, this study adopts a notion of gifted individuals' development which diverges from the concept of individual asynchronism. Accordingly, human identity is built in the interrelationship of intrapsychic and inter-psychic aspects of being. From this conceptual perspective, asynchronism cannot be considered as a characteristic inherent to giftedness itself, but as a result of the quality of interactions in which a gifted person participates. Therefore, this study presents empirical elements aiming to support a revision of the concept of asynchronism as an attribute of the giftedness, shifting it from an individual trait to an interactional condition. The multi-methodological approach, comprising quantitative and qualitative instruments, aimed at investigating features of identity and social competence of gifted adolescents. As a research context, it was selected five specialized classrooms for giftedness and two municipal schools. 23 adolescents between 10 and 14 years participated of the study, besides teachers, pedagogues and members of a family of one participant. Empirical data identified gifted individuals with high academic performance, appropriate social skills repertoire, and denotated resilience, showing high ability to handle with adverse situations. Teachers attributed to these students also adjectives like maturity. This data contradicts most literature, which emphasizes that gifted individuals are emotional immature and social misfit. Students who enjoyed positive relations at school - not restricted to sharing technicalscientific knowledge - reached psychological and social well-being. Results suggest that balanced relations experienced within the school by gifted students contribute to their healthy psychic constitution, which confirms that interactional aspects have a fundamental role in the phenomenon of asynchronism. It is necessary to consider the manifestations of giftedness under historical and social influences, accepting the existence of a close interrelationship between individual characteristics and contingencies of the environment. Consequently, attributes of giftedness itself cannot give rise to asynchronism, but the inefficiency of the context in which gifted individuals are inserted in responding and interacting with their characteristics and needs, as proposed by STA. When the context provides positive interactions, gifted individuals grow up psychologically healthy and develop solid affective-emotional and social skills. Keywords: Giftedness. Theoretical System of Affectfulness. Asynchronism. Interaction. Socioemotional development.310 p. : il.application/pdfSuperdotados - Desenvolvimento socialAfetividadeEducaçãoJoão Feijão, o superdotado amigão : por uma concepção interacional de assincronismo e superdotaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - KARINA INES PALUDO.pdfapplication/pdf10220521https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65381/1/R%20-%20T%20-%20KARINA%20INES%20PALUDO.pdf1a895aa0876e23b3acfefaad47399359MD51open access1884/653812020-01-24 12:21:07.239open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65381Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-24T15:21:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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