Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semicek, Paulo Henrique, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67672
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco
id UFPR_6eadbe467f582b78e1f825c32307693e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67672
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Semicek, Paulo Henrique, 1993-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoFrancisco, Rodrigo Eduardo Botelho, 1980-2021-12-13T18:57:16Z2021-12-13T18:57:16Z2020https://hdl.handle.net/1884/67672Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho-FranciscoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 24/04/2020Inclui referências: p. 113-116Resumo: O Facebook, como serviço que permite o desenvolvimento de uma rede social digital, oferece aos indivíduos inseridos na plataforma uma dinâmica na qual as informações presentes em suas interações são transmitidas, transformadas, estabilizadas e assim constroem as sociabilidades entre estes sujeitos. A empresa que torna possível esta rede, no entanto, utiliza um algoritmo para identificar tendências dos perfis e personalizá-los, também agindo sobre os conteúdos e os mediando. Diante desta perspectiva, o objetivo deste trabalho é verificar a percepção dos indivíduos a respeito da interferência do Facebook sobre suas dinâmicas de interação, delimitando o grupo "Argentinos en Curitiba Oficial" como objeto de pesquisa. Baseado na Teoria do Ator-Rede como revisão conceitual das mediações e a Literacia Midiático-Informacional como conjunto de competências sobre processos comunicativos, propõe-se que os membros de tal grupo reflitam a respeito da manifestação destes conceitos no ambiente virtual que os reúne, considerando também os elementos identitários que tornam possível a existência da comunidade. O percurso metodológico para esta verificação se dá pelo estabelecimento do modelo de análise, que converte a abordagem teórica em indicadores passíveis de observação frente ao objeto. Em seguida, há a imersão dentro do grupo como fase exploratória e por fim a entrevista de membros selecionados, cujo conteúdo é submetido à Análise de Contéudo a partir da transformação dos indicadores do modelo em categorias. Após tal percurso, observa-se a manifestação dos conceitos teóricos: as mediações são verificáveis já durante a imersão e os processos de personalização e literacia são estimulados pela entrevista e posteriormente analisados. Os resultados desta aplicação metodológica indicam uma percepção dos indivíduos quanto à interferência do Facebook sobre sua plataforma, afirmando possuir um poder de escolha sobre esta ação que, considerando o desenvolvimento da revisão teórico, revela uma visão parcial destes atores sociais sobre o alcance de tal interferência. Palavras-chave: Teoria do Ator-Rede. Facebook. Algoritmos. Comunicação. Literacia midiático-informacional.Abstract: Facebook, as a service that allows the development of a digital social network, offers individuals inserted in the platform a dynamic in which the information present in their interactions are transmitted, transformed, stabilized and thus build sociability between these people. The company that makes this social network possible, however, uses an algorithm to identify trends in profiles and personalize them, also acting on the contents and mediating them. Given this perspective, the objective of this work is to verify the perception of individuals regarding the interference of Facebook on their interaction dynamics, delimiting the group "Argentinos en Curitiba Oficial" as an object of research. Based on the Actor-Network Theory as a conceptual review of mediations and Media and Information Literacy as a set of skills on communicative processes, it is proposed that members of such a group reflect on the manifestation of these concepts in the virtual environment that brings them together, considering also the identity elements that make the existence of the community possible. The methodological path for this verification is through the establishment of the analysis model, which converts the theoretical approach into indicators that can be observed in relation to the object. Then, there is the immersion within the group as an exploratory phase and finally the interview of selected members, whose content is submitted to Content Analysis based on the transformation of the model's indicators into categories. After such a journey, the manifestation of theoretical concepts is observed: mediations are verifiable during immersion and the personalization and literacy processes are stimulated by the interview and later analyzed. The results of this methodological application indicate individuals' perception of Facebook's interference on their platform, stating that they have a power of choice over this action, which, considering the development of the theoretical review, reveals a partial view of these social actors on the scope of such interference. Keywords: Actor-Network Theory. Facebook. Algorithms. Communication. Media and Information Literacy.1 arquivo (138 p.) : PDF.application/pdfComunicaçãoFacebook (Rede social on-line)AlgorítmosComunicaçãoLiteracia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO HENRIQUE SEMICEK.pdfapplication/pdf1598051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67672/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20SEMICEK.pdf10fed731e579d43052dbf6518922a726MD51open access1884/676722021-12-13 15:57:16.881open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67672Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T18:57:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
title Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
spellingShingle Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
Semicek, Paulo Henrique, 1993-
Comunicação
Facebook (Rede social on-line)
Algorítmos
Comunicação
title_short Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
title_full Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
title_fullStr Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
title_full_unstemmed Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
title_sort Literacia midiático-informacional : o grupo de Facebook como comunidade virtual e fonte de informação
author Semicek, Paulo Henrique, 1993-
author_facet Semicek, Paulo Henrique, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Semicek, Paulo Henrique, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho, 1980-
contributor_str_mv Francisco, Rodrigo Eduardo Botelho, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Facebook (Rede social on-line)
Algorítmos
Comunicação
topic Comunicação
Facebook (Rede social on-line)
Algorítmos
Comunicação
description Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T18:57:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T18:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67672
url https://hdl.handle.net/1884/67672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (138 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67672/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20SEMICEK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10fed731e579d43052dbf6518922a726
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860839223853056