A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Julia Amorim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84963
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva
id UFPR_6f018862a43ffdd55167423fd5ad2508
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84963
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaSilva, Camila Silveira da, 1983-Monteiro, Julia Amorim2023-11-17T23:13:12Z2023-11-17T23:13:12Z2023https://hdl.handle.net/1884/84963Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 15/02/2023Inclui referências: p. 125-139Área de concentração: Educação em Ciências e em MatemáticaResumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o diálogo entre Ciência e Poesia a partir do livro "O Estudante Empírico'', da poeta brasileira Cecília Meireles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, em que o livro "O Estudante Empírico" é tido como nosso corpus. A obra é composta por 26 poemas escritos entre 1959 e 1964, e foi analisada a partir da Análise de Conteúdo com base nos quatro momentos da produção literária de Antonio Candido e também olhamos para os poemas a partir de categorias definidas a priori: i) Formação integral dos sujeitos; ii) Interdisciplinaridade e iii) Potencialidades didáticas dos poemas. Os resultados apontam para as potencialidades da obra para o ensino de Ciências, de forma que ela contribui para a formação integral dos sujeitos, é uma produção artística considerada interdisciplinar e possibilita abordagens didáticas para o ensino de temas relacionados às Ciências da Natureza. Ainda, a obra sendo abordada em práticas educativas de Ciências, valoriza uma poeta que tem um papel imprescindível para a literatura e educação brasileiras, oportunizando um trabalho por meio de sua biografia para ampliação do repertório cultural de estudantes e docentes. O aspecto interdisciplinar do livro analisado foi notado, em especial, pelos assuntos dos poemas que apontam para além de aspectos da formação humana, a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, principalmente Física, Química, Biologia, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, de modo a favorecer um trabalho em sala de aula que envolva docentes das diferentes disciplinas. O universo escolar é fortemente marcado na obra desde o seu título, passando por conteúdos curriculares, objetos comuns dos espaços educativos formais e atores sociais envolvidos no processo de ensinar e aprender. No campo da Educação Científica, os versos presentes na obra de Cecília carregam diferentes temáticas e que também podem ser conteúdos das disciplinas de Física, Química ou Biologia e discutidas nas aulas, desde o sentido acadêmico/escolar que possuem até o sentido mais amplo que Cecília deu à eles. É assim que Ciência, Arte e Educação se entrelaçam e dialogam na obra, tornando este livro rico em possibilidades para se pensar o Ensino de Ciências.Abstract: The present work aims to investigate the dialogue between Science and Poetry based on the book "O Estudante Empírico'', by the Brazilian poet Cecília Meireles. This is a qualitative documental research, in which the book "O Estudante Empírico" is taken as our corpus. This work of art is composed of 26 poems written between 1959 and 1964, which were analyzed based on the four moments of Antonio Candido's literary production and we also looked at the poems from categories defined a priori: i) Integral formation of the subjects; ii) Interdisciplinarity; and iii) Didactic potential of the poems. The results point to the work of art's potential for teaching Science, in a way that it contributes to the integral formation of people, is an artistic production considered interdisciplinary and enables didactic approaches for teaching content related to Natural Sciences. Still, the work of art being approached in educational practices of Science, values a poet who has an essential role for Brazilian literature and education, providing opportunities for work through her biography to expand the cultural repertoire of students and teachers. The interdisciplinary aspect of the analyzed book was noted, in particular, by the subjects of the poems that point beyond aspects of human formation, the articulation between different areas of knowledge, mainly Physics, Chemistry, Biology, Geography, Mathematics and Portuguese, in a way to encourage work in the classroom that involves teachers from different disciplines. The school universe is strongly marked in the work of art from its title, passing through curriculum contents, common objects of formal educational spaces and social actors involved in the teaching and learning process. In the field of Science Education, the verses present in Cecília's work carry different themes and that can also be contents of the disciplines of Physics, Chemistry or Biology and discussed in classes, from the academic/school sense that they have to the broader sense that Cecília gave them. This is how Science, Art and Education intertwine and dialogue in the work of art, making this book rich in possibilities for thinking about Science Teaching.1 recurso online : PDF.application/pdfCiências - Estudo e ensinoLiteratura brasileiraPoesia brasileiraMatemáticaA relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIA AMORIM MONTEIRO.pdfapplication/pdf2022059https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84963/1/R%20-%20D%20-%20JULIA%20AMORIM%20MONTEIRO.pdf322909efa57164a1e1c4673103eeaf89MD51open access1884/849632023-11-17 20:13:13.057open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84963Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-17T23:13:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
title A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
spellingShingle A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
Monteiro, Julia Amorim
Ciências - Estudo e ensino
Literatura brasileira
Poesia brasileira
Matemática
title_short A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
title_full A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
title_fullStr A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
title_full_unstemmed A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
title_sort A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico"
author Monteiro, Julia Amorim
author_facet Monteiro, Julia Amorim
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Camila Silveira da, 1983-
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Julia Amorim
contributor_str_mv Silva, Camila Silveira da, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Estudo e ensino
Literatura brasileira
Poesia brasileira
Matemática
topic Ciências - Estudo e ensino
Literatura brasileira
Poesia brasileira
Matemática
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-17T23:13:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-17T23:13:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/84963
url https://hdl.handle.net/1884/84963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84963/1/R%20-%20D%20-%20JULIA%20AMORIM%20MONTEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 322909efa57164a1e1c4673103eeaf89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860670226956288