As técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escrita
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Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Avosani, CarlosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBecker, Lauro da Silva2022-08-18T17:10:23Z2022-08-18T17:10:23Z1981https://hdl.handle.net/1884/64701MimeografadoResumos em português, inglês e francêsAnexos: f. 83-95Orientador: Lauro Da Silva BeckerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Mestrado em EducaçãoInclui referências: p. 78-82Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação da expressão escrita e, especificamente, o emprego de duas técnicas: a holística e a analítica. O tipo de pesquisa é a exploratória instrumental, pois, fornece meios para estudar critérios e a variância dos resultados. Está próxima da pesquisa experimental, mas não o é. A experimental controla uma variável provocada, ao passo que esta se centra sobre uma variável invocada, ou seja: trata da análise de dados de diferentes fases da pesquisa (Primeira fase: avaliação sem critérios; Segunda fase: avaliação com critérios). Pela revisão literária, verificou-se a preocupação dos avaliadores em relação aos resultados da avaliação da expressão escrita com enfoque no problema da subjetividade. Uma das causas mais prováveis das distorções da avaliação poderia ser o emprego das técnicas de avaliação de redações, com graves prejuízos para o aluno. Desta forma, para se minimizar os possíveis erros pedagógicos, estudamos o emprego das técnicas de avaliação acima mencionadas, submetendo trinta redações de Língua Nacional á correção por seis julgadores. Com isto, pudemos verificar a variabilidade de julgamentos dos seis juízes que corrigiram as redações, num primeiro momento, utilizando a técnica holística e, num segundo momento, utilizando a técnica analítica. Os resultados mostraram que há vima diferença significativa entre eles, quer comparando os julgamentos do mesmo juiz face a uma e outra técnica, quer entre os mesmos juízes, dentro da mesma técnica, quer comparando os seis juízes, usando ora uma técnica, ora outra. O trabalho nos mostrou as flutuações existentes na avaliação de redações, embora se empreguem técnicas diferentes. O fato nos leva a repensar o sistema de avaliação da expressão escrita para se encontrar alternativas que minimizem os erros pedagógicos provocados pela subjetividade do avaliador.95 f.application/pdfDisponível em formato digitalLingua portuguesa - Composição e exercicios - AvaliaçãoEducaçãoAs técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - CARLOS AVOSANI.pdfapplication/pdf4212289https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64701/1/D%20-%20CARLOS%20AVOSANI.pdf50e04cd074b24149dbc885fe37c5dfedMD51open access1884/647012022-08-18 14:10:23.659open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64701Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:10:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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