Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70249 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas |
id |
UFPR_6ff8d1d4fd5102a0990fcff2e6fca96c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70249 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rangel, David Rejes, 1990-Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-05-11T15:31:26Z2021-05-11T15:31:26Z2020https://hdl.handle.net/1884/70249Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 15/12/2020Inclui referências: p. 81-86Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e aprendizagens, mas também à respeito da aprendizagem do pesquisador no processo de exercício da docência. Tem como problema de pesquisa o questionamento sobre como se dá o processo de reconstrução do conhecimento de um professor sobre sua prática pedagógica ao usar o Roleplaying Game nas aulas de História? Tem como objetivo geral analisar a narrativa da prática pedagógica do pesquisador, trazendo à luz da compreensão os elementos que possam auxiliar o processo de reconstrução do conhecimento do docente (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) em relação à sua própria prática pedagógica. Adota-se a abordagem qualitativa, numa pesquisa de cunho auto narrativo (CRESWELL, 2014; CLANDININ e CONNELLY, 2011). Como instrumentos de pesquisa buscou-se, por meio de auto narrativas registradas em diários pessoais verificar na memória do pesquisador sua percepção enquanto ser professor. Ao se visitar e revisitar estes diários fez-se necessário, também, verificar os exercícios desenvolvidos em aula de modo a poder-se observar se havia real observação pessoal e interpessoal da vivência proposta para a análise dos dados coletados no diário pessoal. Conclui-se que a reconstrução do professor por sua prática pedagógica é possível, mesmo que difícil. O fazer docente, o exercício do pensar e o aprender a ser professor em construção depende da emancipação do pensar do professor, que por sua vez requer pesquisa científica como princípio e também educação, entendendo-se que professores e discentes se formam permanentemente. Palavras-Chaves: Pesquisa narrativa. Metodologia de ensino de História. Prática Pedagógica. Roleplaying Game.Abstract: The present research is inserted in the research line of Theories and Practices of Teaching in the Elementary Education. Its object of research is the analysis of the pedagogical practice not only as teaching and learning processes, but also regarding the researcher's learning in the teaching process. Its research problem is the issue of how the process of retrieving the knowledge of a teacher about his pedagogical practice when using the Roleplaying Game in History classes. Its general objective is to analyze the narrative of the researcher's pedagogical practice, bringing to light the understanding of the elements that can help the process of retrieving the teacher's knowledge (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) in relation to his own pedagogical practice. The qualitative approach is adopted, in a self-narrative research (CRESWELL, 2014; CLANDININ and CONNELLY, 2011). It was sought as research instruments to verify in the researcher's memory his perception as a teacher, through self-narratives recorded in personal diaries. When visiting and revisiting these diaries, it was also necessary to verify the exercises developed in class in order to be able to observe if there was real personal and interpersonal observation of the proposed experience for the analysis of the data collected in the personal diary. It is concluded that the reconstruction of the teacher by his pedagogical practice is possible, even if difficult. Teaching, the exercise of thinking and learning to be a teacher in construction depends on the emancipation of the teacher's thinking, which in turn requires scientific research as a principle and also education, understanding that teachers and students are permanently developing themselves. Keywords: Narrative research. Teaching methodology. Pedagogical Practice. Roleplaying Game.1 arquivo (86 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação - Estudo e ensinoPedagogia - MetodologiaEnsino fundamentalHistoria - Estudo e ensinoJogosEducaçãoNarrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAVID REJES RANGEL.pdfapplication/pdf3073147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70249/1/R%20-%20D%20-%20DAVID%20REJES%20RANGEL.pdf8e61a5b3f165539e27ba60e99d0277ceMD51open access1884/702492021-05-11 12:31:27.064open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-11T15:31:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação |
title |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação |
spellingShingle |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação Rangel, David Rejes, 1990- Educação - Estudo e ensino Pedagogia - Metodologia Ensino fundamental Historia - Estudo e ensino Jogos Educação |
title_short |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação |
title_full |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação |
title_fullStr |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação |
title_full_unstemmed |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação |
title_sort |
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação |
author |
Rangel, David Rejes, 1990- |
author_facet |
Rangel, David Rejes, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, David Rejes, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Pedagogia - Metodologia Ensino fundamental Historia - Estudo e ensino Jogos Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Pedagogia - Metodologia Ensino fundamental Historia - Estudo e ensino Jogos Educação |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-11T15:31:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-11T15:31:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70249 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (86 p.) : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70249/1/R%20-%20D%20-%20DAVID%20REJES%20RANGEL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e61a5b3f165539e27ba60e99d0277ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898811333935104 |