Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, David Rejes, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70249
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas
id UFPR_6ff8d1d4fd5102a0990fcff2e6fca96c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70249
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rangel, David Rejes, 1990-Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-05-11T15:31:26Z2021-05-11T15:31:26Z2020https://hdl.handle.net/1884/70249Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 15/12/2020Inclui referências: p. 81-86Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e aprendizagens, mas também à respeito da aprendizagem do pesquisador no processo de exercício da docência. Tem como problema de pesquisa o questionamento sobre como se dá o processo de reconstrução do conhecimento de um professor sobre sua prática pedagógica ao usar o Roleplaying Game nas aulas de História? Tem como objetivo geral analisar a narrativa da prática pedagógica do pesquisador, trazendo à luz da compreensão os elementos que possam auxiliar o processo de reconstrução do conhecimento do docente (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) em relação à sua própria prática pedagógica. Adota-se a abordagem qualitativa, numa pesquisa de cunho auto narrativo (CRESWELL, 2014; CLANDININ e CONNELLY, 2011). Como instrumentos de pesquisa buscou-se, por meio de auto narrativas registradas em diários pessoais verificar na memória do pesquisador sua percepção enquanto ser professor. Ao se visitar e revisitar estes diários fez-se necessário, também, verificar os exercícios desenvolvidos em aula de modo a poder-se observar se havia real observação pessoal e interpessoal da vivência proposta para a análise dos dados coletados no diário pessoal. Conclui-se que a reconstrução do professor por sua prática pedagógica é possível, mesmo que difícil. O fazer docente, o exercício do pensar e o aprender a ser professor em construção depende da emancipação do pensar do professor, que por sua vez requer pesquisa científica como princípio e também educação, entendendo-se que professores e discentes se formam permanentemente. Palavras-Chaves: Pesquisa narrativa. Metodologia de ensino de História. Prática Pedagógica. Roleplaying Game.Abstract: The present research is inserted in the research line of Theories and Practices of Teaching in the Elementary Education. Its object of research is the analysis of the pedagogical practice not only as teaching and learning processes, but also regarding the researcher's learning in the teaching process. Its research problem is the issue of how the process of retrieving the knowledge of a teacher about his pedagogical practice when using the Roleplaying Game in History classes. Its general objective is to analyze the narrative of the researcher's pedagogical practice, bringing to light the understanding of the elements that can help the process of retrieving the teacher's knowledge (DEMO, 2004; FREIRE, 1986) in relation to his own pedagogical practice. The qualitative approach is adopted, in a self-narrative research (CRESWELL, 2014; CLANDININ and CONNELLY, 2011). It was sought as research instruments to verify in the researcher's memory his perception as a teacher, through self-narratives recorded in personal diaries. When visiting and revisiting these diaries, it was also necessary to verify the exercises developed in class in order to be able to observe if there was real personal and interpersonal observation of the proposed experience for the analysis of the data collected in the personal diary. It is concluded that the reconstruction of the teacher by his pedagogical practice is possible, even if difficult. Teaching, the exercise of thinking and learning to be a teacher in construction depends on the emancipation of the teacher's thinking, which in turn requires scientific research as a principle and also education, understanding that teachers and students are permanently developing themselves. Keywords: Narrative research. Teaching methodology. Pedagogical Practice. Roleplaying Game.1 arquivo (86 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação - Estudo e ensinoPedagogia - MetodologiaEnsino fundamentalHistoria - Estudo e ensinoJogosEducaçãoNarrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAVID REJES RANGEL.pdfapplication/pdf3073147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70249/1/R%20-%20D%20-%20DAVID%20REJES%20RANGEL.pdf8e61a5b3f165539e27ba60e99d0277ceMD51open access1884/702492021-05-11 12:31:27.064open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-11T15:31:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
title Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
spellingShingle Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
Rangel, David Rejes, 1990-
Educação - Estudo e ensino
Pedagogia - Metodologia
Ensino fundamental
Historia - Estudo e ensino
Jogos
Educação
title_short Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
title_full Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
title_fullStr Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
title_full_unstemmed Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
title_sort Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
author Rangel, David Rejes, 1990-
author_facet Rangel, David Rejes, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, David Rejes, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Pedagogia - Metodologia
Ensino fundamental
Historia - Estudo e ensino
Jogos
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Pedagogia - Metodologia
Ensino fundamental
Historia - Estudo e ensino
Jogos
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Nuria Pons Vilardell Camas
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-11T15:31:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-11T15:31:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70249
url https://hdl.handle.net/1884/70249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (86 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70249/1/R%20-%20D%20-%20DAVID%20REJES%20RANGEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e61a5b3f165539e27ba60e99d0277ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898811333935104