Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Matheus do Amaral, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71538
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia de Andrade Pereira Bernardinis
id UFPR_71213873268b63246723aa3ef9fe152b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71538
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moraes, Matheus do Amaral, 1991-Bernardinis, Márcia de Andrade Pereira, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano2021-12-13T17:28:44Z2021-12-13T17:28:44Z2021https://hdl.handle.net/1884/71538Orientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia de Andrade Pereira BernardinisDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 24/03/2021Inclui referências: p. 156-164Resumo: Esta dissertação de mestrado tem por finalidade a investigação das condições da abordagem da mobilidade ativa em Planos de Mobilidade Urbana, tendo como recorte específico três cidades gaúchas de pequeno porte: Sapiranga, Farroupilha e São Luiz Gonzaga. Para realização do estudo, os procedimentos metodológicos foram adaptados com referência na estrutura da Análise de Conteúdo (AC), que possibilitou a investigação do corpus de análise segundo a "verificação de potenciais locais" e a "análise da qualidade". Esses aspectos são atribuídos, respectivamente, pela categorização dos setores censitários urbanos, segundo a propensão à caminhabilidade e ciclomobilidade, e pela análise da ocorrência de categorias qualificáveis da mobilidade ativa nos Planos de Mobilidade Urbana. Esses são estruturados a partir da revisão de literatura: acessibilidade, atratividade, ambiência, conforto, conectividade, continuidade, segurança viária e seguridade. No Brasil, o ideário do tema é elaborado através de princípios, diretrizes e objetivos recomendados pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída em 2012. Entretanto, demonstram-se indícios de limitações na promoção da matéria a nível municipal, cenário para o qual são propostos os Planos de Mobilidade Urbana. Através da exploração dos potenciais locais, foi possível destacar que as cidades estudadas são adaptáveis e propensas à mobilidade ativa. A investigação dos aspectos de qualidade demonstrou certo padrão de concentração de ações nos temas ligados ao conforto e segurança viária, ou aplicação de normas de acessibilidade universal e atenuação de momentos conflitantes entre mobilidade ativa e os sistemas de mobilidade motorizada. Como resultado, o estudo aponta que o tema da mobilidade ativa representa um grande espaço na discussão da mobilidade urbana sustentável, e sua comunicação é de suma importância para o desenvolvimento de aspectos teóricos e práticos com grande impacto social e benefício coletivo. Sendo assim, demonstrou-se aqui, as contribuições da abordagem da exploração dos potenciais locais e dos aspectos de qualidade da mobilidade ativa para a introdução de ferramentas de levantamento e avaliação da caminhabilidade e ciclomobilidade na prática urbana da cidade de pequeno porte. Por fim, indica-se o potencial de mudança de comportamento, crenças e engajamento à temática, entendida como uma necessidade cotidiana de representatividade e acesso à cidade. Palavras-chave: Mobilidade Ativa. Caminhabilidade. Ciclomobilidade. PNMU/2012. Plano de Mobilidade Urbana. Cidades gaúchas de pequeno porte.Abstract: This Master's thesis aims to investigate the conditions of the active mobility approach in Urban Mobility Plans, with a specific focus on small cities in the state of Rio Grande do Sul (Brazil): Sapiranga, Farroupilha, and São Luiz Gonzaga. To carry out the study, the methodological procedures were adapted with reference to the Content Analysis structure, that made possible to investigate the analysis corpus according to the "verification of local potential" and the "quality analysis". These aspects are respectively attributed by the categorization of the urban census sectors according to the propensity to walkability and cyclomobility, and by the analysis of the occurrence of qualifying themes of active mobility in the Urban Mobility Plans. These categories are structured based on the bibliografic review: accessibility, attractiveness, ambience, comfort, connectivity, continuity, road safety and security. In Brazil, the idea of the theme is elaborated through principles, guidelines and objectives recommended by the National Urban Mobility Policy (PNMU), instituted in 2012. However, there are traces of limitations in promoting the matter at the municipal level, a scenario for which are proposed the Urban Mobility Plans. Through the exploration of local potential it was possible to highlight that the cities studied are adaptable and prone to the active mobility. The investigation of quality aspects has demonstrated a certain pattern of concentration of actions on topics related to comfort and road safety, or application of universal accessibility standards and mitigation of conflicting moments between active mobility and motorized mobility systems. As a result, the study pointed out that the theme of active mobility represents a large space in the discussion of sustainable urban mobility, and its communication is extremely important for the development of theoretical and practical aspects with great social impact and collective benefit. Thus, the study demonstrated the contributions of the approach to the exploration of local potential and the quality aspects of active mobility for the introduction of survey and assessment tools of walkability and cyclomobility in the urban practice of the small city. Finally, the potential for changing behavior, beliefs and engagement with the theme is indicated, understood as a daily need for representation and access to the city. Keywords: Active Mobility. Walkability. Cyclomobility. PNMU / 2012. Urban Mobility Plan. Small Gaúchas Cities.1 arquivo (170 p.) : PDF.application/pdfMobilidade urbanaPlanejamento urbanoPlanejamento Urbano e RegionalMobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MATHEUS DO AMARAL MORAES.pdfapplication/pdf7594384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71538/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20DO%20AMARAL%20MORAES.pdfa5fe25262e1a5d3994c2bdb4199a6d6dMD51open access1884/715382021-12-13 14:28:44.326open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71538Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T17:28:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
title Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
spellingShingle Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
Moraes, Matheus do Amaral, 1991-
Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Planejamento Urbano e Regional
title_short Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
title_full Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
title_fullStr Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
title_full_unstemmed Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
title_sort Mobilidade ativa : análise de conteúdo de planos de mobilidade urbana de cidades gaúchas de pequeno porte
author Moraes, Matheus do Amaral, 1991-
author_facet Moraes, Matheus do Amaral, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bernardinis, Márcia de Andrade Pereira, 1974-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Matheus do Amaral, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Planejamento Urbano e Regional
topic Mobilidade urbana
Planejamento urbano
Planejamento Urbano e Regional
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia de Andrade Pereira Bernardinis
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T17:28:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T17:28:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71538
url https://hdl.handle.net/1884/71538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (170 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71538/1/R%20-%20D%20-%20MATHEUS%20DO%20AMARAL%20MORAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5fe25262e1a5d3994c2bdb4199a6d6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860693624881152