Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okazaki, Natália Kopp
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27320
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Iverson Ladewig
id UFPR_715339a8582e4823473cd3e68d0e158a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27320
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Okazaki, Natália KoppUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaLadewig, Iverson2019-02-04T17:46:40Z2019-02-04T17:46:40Z2012https://hdl.handle.net/1884/27320Orientador : Prof. Dr. Iverson LadewigDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 15/03/2011Bibliografia: fls. 84-91Área de concentraçao: Exercício e esporteResumo: o voleibol é um jogo esportivo coletivo que ocupa um lugar de destaque na cultura desportiva mundial. No processo de aprendizagem das habilidades motoras, diversos fatores devem ser levados em consideração tais como a metodologia de ensino, a motivação e a estratégias utilizadas.Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia do uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem de dois fundamentos técnicos do voleibol, toque e saque por baixo. Participaram da pesquisa 38 meninas na faixa etária de 9 á 10 anos, estudantes de 3 escolas da prefeitura de Curitiba, novatas na modalidade. A amostra foi dividida aleatoriamente em três grupos experimentais: G1 com dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor, G2 sem dicas de aprendizagem e G3 com dicas de aprendizagem formuladas pelas próprias crianças. O tratamento da pesquisa foi composto por 10 aulas, de uma hora por dia, sendo destas, sete aulas de toque e três aulas de saque, durante 10 dias corridos. Foram aplicados pré e pós-teste e um teste de retenção uma semana após as aulas, com o objetivo de avaliar a aprendizagem dos fundamentos técnicos toque e saque por baixo e a capacidade de atenção nos três grupos experimentais. Os resultados permitiram verificar que, uma tendência de uma maior aprendizagem dos fundamentos técnicos pelos grupos que receberam dicas de aprendizagem em relação ao grupo controle, porém não foram encontradas diferenças significativas para nenhum dos grupos. Quanto á influência da capacidade de atenção na aprendizagem dos fundamentos, houve homogeneidade intra grupos, e melhora na capacidade de atenção após a intervenção, embora esta variável não tenha interferido na aprendizagem.Abstract: volleyball is a collective game that has a special place in worldwide sports culture. In the learning of motor skills, many factors should be considered, like methodologies of learning, motivation and different kinds of strategies. The aim of this study was to verify the efficacy of learning hints in the learning of two techinal fundamentals of volleyball, dig and serve. The sample of this research were 38 girls, 9 to 10 years old, students from tree public schools of Curitiba, without experience in the sport. The sample were divided in tree experimental groups: G1 Learning hints from the teacher, G2 Control group (no learning hints) and G3 with Learning hints from the children. The treatment was 10 sessions, one hour a day, seven of this sessions were dig and tree were serve, in ten days in a roll. The treatment had a pre-test, post test and a retention test that happened 1 week after the pos-test, for all the variables of this study. The results showed a tendency of higher levels of learning for the groups with Learning hints, but it was not found significant difference. In the influence of the attention in the learning, there was homogeneity intra group, higher levels of attention after treatment, but this variable didn't influenced the learning.96f. : il. [algums color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesVoleibolVoleibol - TreinamentoEducação físicaDicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NATALIA KOPP OKAZAKI.pdfapplication/pdf1798511https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27320/1/R%20-%20D%20-%20NATALIA%20KOPP%20OKAZAKI.pdf92ea0615d7bd5f1eb1f2d6109d653e2bMD51open access1884/273202019-02-04 15:46:40.515open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27320Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-04T17:46:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
title Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
spellingShingle Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
Okazaki, Natália Kopp
Teses
Voleibol
Voleibol - Treinamento
Educação física
title_short Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
title_full Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
title_fullStr Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
title_full_unstemmed Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
title_sort Dicas de aprendizagem fornecidas pelo professor e formuladas pelas crianças no ensino de toque e saque por baixo do voleibol
author Okazaki, Natália Kopp
author_facet Okazaki, Natália Kopp
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Okazaki, Natália Kopp
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ladewig, Iverson
contributor_str_mv Ladewig, Iverson
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Voleibol
Voleibol - Treinamento
Educação física
topic Teses
Voleibol
Voleibol - Treinamento
Educação física
description Orientador : Prof. Dr. Iverson Ladewig
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-04T17:46:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-04T17:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27320
url https://hdl.handle.net/1884/27320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96f. : il. [algums color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27320/1/R%20-%20D%20-%20NATALIA%20KOPP%20OKAZAKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 92ea0615d7bd5f1eb1f2d6109d653e2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526911904579584