A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sonia Mara dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87502
Resumo: Orientador: Prof.º Dr. Margio Cezar Loss Klock
id UFPR_71f0d881e10e7720daf13d0120dcd8d6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87502
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisKlock, Margio Cezar Loss, 1968-Santos, Sonia Mara dos2024-04-16T13:33:59Z2024-04-16T13:33:59Z2024https://hdl.handle.net/1884/87502Orientador: Prof.º Dr. Margio Cezar Loss KlockDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 22/11/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Ciências AmbientaisResumo: A Educação Ambiental precisa ser uma realidade no ambiente escolar, independente da faixa etária dos estudantes. No território brasileiro há uma diversidade de publicações legais que asseguram esse direito. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo promover o ensino-aprendizagem de Educação Ambiental – valorizando a importância da água - na educação infantil e anos iniciais. Por se tratar de crianças pequenas, utilizou-se de literatura infantil, tendo-se como base a pesquisa qualitativa e participante. Para sua efetivação utilizou-se de sequências didáticas estruturadas que contemplaram a contação de história, a experimentação científica, a reescrita literária e a releitura do novo texto, no qual os estudantes são coautores e protagonistas. Para a apuração dos resultados, por se tratar de crianças pequenas, utilizou-se a BNCC – Base Nacional Comum Curricular - com seus campos de experiências e direitos de aprendizagem. Também, sob o olhar da teoria sócio-histórico-cultural (TSHS) de Lev Semenovich Vigotsky, busca analisar o antes e depois no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual das crianças. A interação das crianças com a literatura, considerando as suas vivências, pretende trazer a aprendizagem e melhor relacionamento com a natureza. Para a efetivação da ampliação dos saberes das crianças, utiliza-se também da apresentação de materiais direcionados aos conhecimentos abordados. As referidas ações trazem como produto duas novas literaturas infantis, frutos de escrita coletiva, tendo a pesquisadora como escriba, conforme os objetivos aqui traçados.Abstract: Environmental Education needs to be a reality in the school environment, regardless of the age group of the students. In Brazilian territory there is a diversity of legal publications that ensure this right. This research project aims to promote the teaching-learning of Environmental Education – valuing the importance of water – in early childhood education and early years. As they were young children, children's literature was used, based on qualitative and participatory research. To carry it out, structured didactic sequences were used that included storytelling, scientific experimentation, literary rewriting and re-reading of the new text, in which students are co-authors and protagonists. To determine the results, as they were young children, the BNCC – National Common Curricular Base – was used with its fields of experience and learning rights. Also, from the perspective of Lev Semenovich Vigotsky's socio-historical-cultural theory (TSHS), it seeks to analyze the before and after with regard to children's intellectual development. Children's interaction with literature, considering their experiences, aims to bring about learning and a better relationship with nature. To effectively expand children's knowledge, the presentation of materials aimed at the knowledge covered is also used. These actions bring as a product two new children's literature, the fruits of collective writing, with the researcher as scribe, in accordance with the objectives outlined here.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação ambiental - Estudo e ensinoLiteratura infantojuvenilCiências AmbientaisA literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SONIA MARA DOS SANTOS.pdfapplication/pdf5527043https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87502/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20MARA%20DOS%20SANTOS.pdf51958ffb0a9172c8f56ae20777633b30MD51open access1884/875022024-04-16 10:33:59.605open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87502Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-16T13:33:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
title A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
spellingShingle A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
Santos, Sonia Mara dos
Educação ambiental - Estudo e ensino
Literatura infantojuvenil
Ciências Ambientais
title_short A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
title_full A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
title_fullStr A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
title_full_unstemmed A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
title_sort A literatura infantil como ferramenta de ensino-aprendizagem para a educação ambiental em alunos dos anos iniciais
author Santos, Sonia Mara dos
author_facet Santos, Sonia Mara dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klock, Margio Cezar Loss, 1968-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sonia Mara dos
contributor_str_mv Klock, Margio Cezar Loss, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental - Estudo e ensino
Literatura infantojuvenil
Ciências Ambientais
topic Educação ambiental - Estudo e ensino
Literatura infantojuvenil
Ciências Ambientais
description Orientador: Prof.º Dr. Margio Cezar Loss Klock
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-16T13:33:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-16T13:33:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87502
url https://hdl.handle.net/1884/87502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87502/1/R%20-%20D%20-%20SONIA%20MARA%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51958ffb0a9172c8f56ae20777633b30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898885451481088