Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tamara Ribas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88193
Resumo: Orientadora: Proª. Dra. Verônica Bahr Calazans
id UFPR_727f3ed88126106905a5ef16e24afdb0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88193
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaCalazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-Alves, Tamara Ribas2024-05-22T16:54:26Z2024-05-22T16:54:26Z2024https://hdl.handle.net/1884/88193Orientadora: Proª. Dra. Verônica Bahr CalazansDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 13/03/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: FilosofiaResumo: Esta dissertação foi desenvolvida dentro do programa de Mestrado Profissional de Filosofia – PROF-FILO - com o intuito de explorar a possibilidade de um ensino de filosofia a partir da comparação entre textos filosóficos, com o objetivo de que se promova a habilidade do aluno reconhecer e compreender três elementos básicos que compõem os textos filosóficos: problema, tese e argumento. A fundamentação dessa prática centra-se em na leitura lógica e histórica dos textos e no estudo do que são essas três noções que compõem um texto filosófico. Como exemplo e aplicação prática da nossa hipótese, trabalhamos o problema da mente no animal não humano comparando os textos dos filósofos Descartes e Searle, confrontando suas teses e comparando os argumentos utilizados por eles. Essa proposta de ensino foi realizada com alunos de escola pública do Paraná que compunham os anos finais do Ensino Médio, através de encontros presenciais e atividades on-line. Realizamos dois questionários acerca dos textos, antes e após a prática, como coleta de dados e comparabilidade da compreensão dos alunos acerca dos textos, analisar se houveram, de fato, mudanças na habilidade de compreender um texto filosófico a partir de sua leitura e comparação com outros textos.Abstract: This dissertation was developed within the Professional Master's Program in Philosophy - PROF-FILO - with the aim of exploring the possibility of teaching philosophy through the comparison of philosophical texts, in order to promote the aim students' ability to recognize and understand three basic elements that make up philosophical texts: problem, thesis, and argument. The foundation of this practice is centered on the logical and historical reading of texts and the study of what these three concepts that make up a philosophical text are. As an example and practical application of our hypothesis, we worked on the problem of the mind in non-human animals by comparing the texts of philosophers Descartes and Searle, contrasting their theses, and comparing the arguments they used. This teaching proposal was carried out with public school students in Paraná who were in the final years of high school, through in-person meetings and online activities. We conducted two questionnaires about the texts, before and after the practice, as a data collection method and to assess the students' comprehension of the texts, analyzing whether there were indeed changes in their ability to understand a philosophical text through its reading and comparison with other texts.1 recurso online : PDF.application/pdfFilosofia - Estudo e ensinoFilosofia - TextosAnimais - FilosofiaFilosofiaComparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TAMARA RIBAS ALVES.pdfapplication/pdf3645959https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88193/1/R%20-%20D%20-%20TAMARA%20RIBAS%20ALVES.pdf42098013354e3dcb240cfe8ed46014b3MD51open access1884/881932024-05-22 13:54:26.862open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88193Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-22T16:54:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
title Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
spellingShingle Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
Alves, Tamara Ribas
Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Textos
Animais - Filosofia
Filosofia
title_short Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
title_full Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
title_fullStr Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
title_full_unstemmed Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
title_sort Comparação entre textos filosóficos : o problema da mente nos animais não humanos em Descartes e Searle
author Alves, Tamara Ribas
author_facet Alves, Tamara Ribas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tamara Ribas
contributor_str_mv Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Textos
Animais - Filosofia
Filosofia
topic Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia - Textos
Animais - Filosofia
Filosofia
description Orientadora: Proª. Dra. Verônica Bahr Calazans
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-22T16:54:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-22T16:54:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88193
url https://hdl.handle.net/1884/88193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88193/1/R%20-%20D%20-%20TAMARA%20RIBAS%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42098013354e3dcb240cfe8ed46014b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898838436478976