Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/60512 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Lilian Anna Wachowicz |
id |
UFPR_72c10142a1d2e10decd5bcf12c87e95d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60512 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Moura, Ieda Camargo deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWachowicz, Lilian Anna, 1939-2022-08-17T15:33:07Z2022-08-17T15:33:07Z1984https://hdl.handle.net/1884/60512Orientadora: Profa. Lilian Anna WachowiczDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 105-111Resumo: A noção de importância dos primeiros anos de vida da criança, que vem se difundindo graças aos avanços da psicologia do desenvolvimento, outorga â educação pré-escolar posição de destaque. Neste período da vida infantil, a musica tem sido apontada como elemento capaz de contribuir para enriquecer as conquistas da criança no seu processo de crescimento físico, mental, afetivo e social. Na pré-escola brasileira, de acordo com a legislação vigente (Lei 5692/71), o trabalho com música tem sido considerado tarefa da competência do professor de classe. Sabe-se, porém, que desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases n9 4024 de 1961, a musica, nos cursos de formação para o magistério, sofreu perda gradativa do espaço que ocupava. A partir da Lei 5692/71 e das especificações de seu artigo 79, a música, na escola, passou a integrar a disciplina de Educação Artística. Nesse contexto, nos cursos de formação para o magistério em Curitiba, a música aparece apenas na primeira das três séries, com carga horária de uma aula semanal, tendo como indicação oficial para seu conteúdo a parte de Historia da Música. Também nos currículos dos cursos de especialização para o magistério pré-escolar, a música, como parte da Educação Artística tem a prática de atividades musicais pouco enfatizada. Considerando esses aspectos, a presente investigação teve como objetivo verificar de gue maneira a pouca ou nenhuma relevância atribuída â musica na formação do professor atuante em classes de pré-escolarização, interfere no seu desempenho em atividades musicais com os alunos. Foram envolvidos nesse trabalho 47 professores atuantes em classes pré-escolares com crianças de 5 e 6 anos de idade, pertencentes a 25 escolas das redes municipal, estadual e particular do município de Curitiba. 0 registro do desempenho desses docentes em relação â música, bem como informações e opiniões por ele fornecidas em questionário sobre o trabalho que realizam, constituíram o material de estudo para a presente pesquisa. Os resultados indicaram que os docentes observados não evidenciaram o desenvolvimento efetivo de atividades musicais em seu desempenho. Revelaram, no entanto, que os professores consideram a música como elemento importante na educação da criança e, percebendo como insuficiente a formação recebida nesse campo, mostraram-se dispostos a adquirir ou ampliar suas condições para este tipo de trabalho. A criação de um núcleo de atividades musicais, a nível oficial, onde pessoal especializado em música se incumbisse da orientação dos professores de classes de pré-escolarização, bem como a inclusão da música nos currículos dos cursos de formação para o magistério e cursos de especialização em pré-escolar , dentro de uma perspectiva de aplicação didática, foram as sugestões apresentadas.Abstract: Due to the progress achieved in the area of Developmental Psychology, the importance of the first years in the child's life has been brought forth and, as a consequence, a great deal of emphasis is being put on the role of education in the preschool years. During this early stage in child's life music has been regarded as an important element which can contribute to enrich the child's achievements in the process of development involving all aspects: physical, cognitive, emotional and social. In Brazil, according to the present legislation concerning Education (Lei 5692/71) , musical activities in the preschool classes have been regarded as part of the non-musical classroom teacher's task. As Vdh.ctn.i.zzii o, Bai>ci> was promulgated (Lei 4 024/19 61 ) music gradually lost the importance it used to have in the teacher-training courses. From 1971 onwards (Lei 5692/71 particularly concerning the content of paragraph 7) music in school has become part of a subject entitled Edu.caq.ao kfitZktLca. As a result, music is taught in teacher-training courses, in Curitiba, for one hour once a week during only one of the 3 years of the course. The official policy encourages the music syllabus to focus on the History of Music. In the curriculum of specialized courses for preschool teachers music is part of Educação kn.tli>tlca, and there is little emphasis put on the practice of musical activities. Considering all these aspects the present research project aims at finding out to v/hat extent the little relevance, if any, in relation to the role of the music in the training courses for preschool teachers, affects the teacher's performance in musical activities in class. The data used in this research were collected in 25 schools in Curitiba: municipal, state and private schools, and the project involved 47 teachers working with preschool groups of children, age 5 and 6. The observation of classes and the performance of the preschool teachers when presenting musical activities to the children, the information and personal views provided by those teachers were the object of study for the present dissertation. As a final result the research indicates that the preschool teachers involved in the investigation did not show effective use of musical activities when performing in class. It also demonstrates that the teachers interviewed consider music as an important element in Child Education and, at the same time, being aware of their insufficient training in this area, they also showed interest and willingness to improve their knowledge in the subject. Two general suggestions are presented: 1. The creation of an official nucleus of musical activities where a staff specialized in music is available to guide preschool teachers. 2. A different approach towards Music as a subject included in the teacher-training courses and specialized courses for preschool teachers in whose syllabuses music has a pedagogical purpose.101 f. + anexos : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação pre-escolarMúsica - Instrução e estudoEducaçãoAtividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - IEDA CAMARGO DE MOURA.pdfapplication/pdf7803850https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60512/1/D%20-%20IEDA%20CAMARGO%20DE%20MOURA.pdf70d6771784036397fa43d3e4c85dfd3dMD51open access1884/605122022-08-17 12:33:07.632open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60512Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T15:33:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização |
title |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização |
spellingShingle |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização Moura, Ieda Camargo de Educação pre-escolar Música - Instrução e estudo Educação |
title_short |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização |
title_full |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização |
title_fullStr |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização |
title_full_unstemmed |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização |
title_sort |
Atividades musicais e desempenho do professor atuante em classes de pré-escolarização |
author |
Moura, Ieda Camargo de |
author_facet |
Moura, Ieda Camargo de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Ieda Camargo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wachowicz, Lilian Anna, 1939- |
contributor_str_mv |
Wachowicz, Lilian Anna, 1939- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pre-escolar Música - Instrução e estudo Educação |
topic |
Educação pre-escolar Música - Instrução e estudo Educação |
description |
Orientadora: Profa. Lilian Anna Wachowicz |
publishDate |
1984 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1984 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-17T15:33:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-17T15:33:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/60512 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/60512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
101 f. + anexos : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60512/1/D%20-%20IEDA%20CAMARGO%20DE%20MOURA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
70d6771784036397fa43d3e4c85dfd3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898852460134400 |