Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/28317 |
Resumo: | Orientadora : Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch Takahashi |
id |
UFPR_732d0a7b357df626d03c1a5efd42b353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28317 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAmérico, Bruno Luiz2022-12-19T13:38:16Z2022-12-19T13:38:16Z2012https://hdl.handle.net/1884/28317Orientadora : Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch TakahashiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 18/04/2012Bibliografia: fls. 293-303Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: O presente estudo utiliza as abordagens da tecnociência e situada para analisar o fluxo do conhecimento, bem como a mobilização de elementos heterogêneos e distantes a partir da Coordenação do Programa de Inglês em Educação Básica (Coordenação), da Secretaria de Educação e Cultura de Coahuila (SECC), México. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de aprendizagem organizacional (AO) na Coordenação, da SECC, México, em intersecção com a comunicação organizacional (CO). O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, dimensão de análise transversal com aproximação longitudinal, realizando-se um estudo de caso único do processo de AO na Coordenação, em intersecção com a CO, desde 1995/1996 até 2011. A Coordenação é parte de uma rede de trabalho responsável por constituir o Programa de Inglês em Educação Básica de Coahuila (PIP), assim, outros nódulos desta rede foram incluídos na análise. Dessa forma, utilizou-se como método de pesquisa a análise de conteúdo das entrevistas realizadas por meio de roteiros semiestruturados junto aos atores dos nódulos que compõem a rede do PIP, análise documental, e observação não participante. Por meio de descrição robusta do trabalho dos atores da rede do Programa, foi possível identificar o advento de um Programa Nacional de Inglês em Educação Básica, que foi tomado como controvérsia que colaborou com a descrição do processo de AO na Coordenação. Os resultados evidenciaram que o processo de AO na Coordenação retrocede a fase de concepção do Programa, onde, com base em valores e na estrutura da SECC, a Coordenação definiu o processo de implantação, seguimento e avaliação do Programa, bem como o recrutamento e o treinamento formal. Além disso, o foco do estudo recai sobre o papel de mediadores - relatórios, formulários, documentos legais e manuais - na contínua representação do processo de AO na Coordenação. Sendo assim, o processo de AO na Coordenação ocorre por intermédio da mobilização de elementos heterogêneos e distantes acumulados pela Coordenação, predominantemente textualizados, ou seja, em intersecção com a CO.Abstract: The present study uses the technoscience and situated approaches to analyze the knowledge flow, and the mobilization of heterogeneous and distant elements by the Coordination of the Basic Education English Program (Coordination), of the Coahuila Education and Culture Board (SECC), Mexico. The objective of this study was to analyze the organizational learning (OL) process in the Department, of the SECC, Mexico, in interaction with organizational communication (OC). The study design was descriptive-exploratory of qualitative approach, the analysis dimension was longitudinal cross-sectional, performing a single case study of the Coordination OL process, in intersection with CO, since 1995/1996 to 2011. The Coordination is part of a network responsible by enacting the Coahuila Basic Education English Program (PIP); therefore, other nodes of this network were included in the analysis. Thus, as a research method it was used the content analysis of the interviews conducted through semi-structured script with the PIP's network actors, document analysis, and non-participant observation. Through thick description of the network actors' work, it was possible to identify the advent of a National Basic Education English Program, which was taken as an issue that collaborated with the description of the Coordination OL process. The results showed that the Coordination OL process goes back to the PIP's design phase, where, based on values and the SECC's structure, the Coordination defined the PIP's process of implementation, monitoring and evaluation, as well as the recruitment and the formal training. Furthermore, the study's focus lays on the role of mediators - reports, forms, legal documents and manuals - in the continuous enactment of the Coordination AO process. As a result, it is possible to assume that the Coordination organizational learning process occurs through the mobilization of heterogeneous and distant elements, texts predominantly, in other words, in intersection with organization communication.310f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAprendizagem organizacionalEducação - MéxicoComunicação nas organizaçõesTesesAdministraçãoProcesso de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, Méxicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO LUIZ AMERICO.pdfapplication/pdf6024276https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28317/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20LUIZ%20AMERICO.pdfd73e0e6b40bac3365fa574d3a3b45eebMD51open accessTEXTR - D - BRUNO LUIZ AMERICO.pdf.txtExtracted Texttext/plain661205https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28317/2/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20LUIZ%20AMERICO.pdf.txt882999f4d4eb1357ef743636864431d3MD52open accessTHUMBNAILR - D - BRUNO LUIZ AMERICO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28317/3/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20LUIZ%20AMERICO.pdf.jpg0af0e617edbde02793f8aa406a3c4d2aMD53open access1884/283172022-12-19 10:38:16.523open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28317Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-19T13:38:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México |
title |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México |
spellingShingle |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México Américo, Bruno Luiz Aprendizagem organizacional Educação - México Comunicação nas organizações Teses Administração |
title_short |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México |
title_full |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México |
title_fullStr |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México |
title_full_unstemmed |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México |
title_sort |
Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria de Educação Pública de Coahuila, México |
author |
Américo, Bruno Luiz |
author_facet |
Américo, Bruno Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Américo, Bruno Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Educação - México Comunicação nas organizações Teses Administração |
topic |
Aprendizagem organizacional Educação - México Comunicação nas organizações Teses Administração |
description |
Orientadora : Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch Takahashi |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-19T13:38:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-19T13:38:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/28317 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/28317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
310f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28317/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20LUIZ%20AMERICO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28317/2/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20LUIZ%20AMERICO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28317/3/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20LUIZ%20AMERICO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d73e0e6b40bac3365fa574d3a3b45eeb 882999f4d4eb1357ef743636864431d3 0af0e617edbde02793f8aa406a3c4d2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823527129855295488 |