Grande ano, Bolsonaro no Twitter : análise de redes e análise de conteúdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Douglas Lopes Alves de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72710
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Carla Rizzotto
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spelling Souza, Douglas Lopes Alves deRizzotto, Carla CândidaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda2021-12-13T11:59:00Z2021-12-13T11:59:00Z2021https://hdl.handle.net/1884/72710Orientadora : Profa. Dra. Carla RizzottoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.Inclui referências: p. 104-108Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo do comportamento de Jair Bolsonaro no Twitter, com foco no conteúdo de suas publicações (tema, tom de fala) e nos usuários que são impactados por esses tweets. A partir da contextualização sobre o histórico da democracia e a fundação do Estado Brasileiro até a eleição de Jair Bolsonaro e da fundamentação teórica sobre campanha permanente e o Twitter enquanto ferramenta social e política, a metodologia de pesquisa acontece em duas frentes: (1) análise de conteúdo, para descrever e categorizar os tweets coletados e (2) análise de redes sociais a partir da análise de 220 perfis de seguidores de Jair Bolsonaro no Twitter. Todos os dados necessários foram extraídos via Tweepy no Python, após concedida a chave de desenvolvedor pelo Twitter. Entre os resultados, destacam-se a predominância de postagens sobre Deus, família e povo brasileiro frente a publicações cujo tema é pandemia, a insistência e recorrência de convites para participar de seu grupo oficial no Telegram e menções majoritariamente pejorativas à imprensa. Outro resultado levantado é a quase ausência de grupos contrários a Jair Bolsonaro seguindo seu perfil oficial no Twitter. Os resultados encontrados ajudam a entender qual a estratégia de Jair Bolsonaro no Twitter e seus riscos para a democracia brasileira1 arquivo (113 p.) : PDF.application/pdfRedes sociais on-line - Aspectos sociaisTwitter (Rede social on-line)Análise de conteúdo (Comunicação)Comunicação de massa - Aspectos políticosGrande ano, Bolsonaro no Twitter : análise de redes e análise de conteúdoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC-DOUGLAS_LOPES_ALVES_DE_SOUZA.pdfapplication/pdf5123941https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72710/1/TCC-DOUGLAS_LOPES_ALVES_DE_SOUZA.pdfb6b0a92ad0f0f27301f7c6f9d4abe02fMD51open access1884/727102021-12-13 08:59:01.036open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72710Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T11:59:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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