Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odorczyk, Ricardo Siebenrok
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/55442
Resumo: Orientadora: Prof.ª Maria do Carmo Duarte Freitas, Drª. Engª
id UFPR_741d4e07aff3787d6d1a865e653c2469
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55442
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Odorczyk, Ricardo SiebenrokFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação2018-05-16T18:25:47Z2018-05-16T18:25:47Z2018http://hdl.handle.net/1884/55442Orientadora: Prof.ª Maria do Carmo Duarte Freitas, Drª. EngªDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa : Curitiba, 27/02/2018Inclui referências: p.100-108Área de concentração : Gestão da Informação e do ConhecimentoResumo: A era das Startups mudou a maneira de prover produtos e serviços, que se reinventa a cada dia motivadas pelo o avanço tecnológico e as mudancas sociais. A volatilidade do mercado aumentou e as empresas grandes necessitam inovar a sua maneira de trabalhar para se manterem competitivas, exigindo flexibilidade sob o ponto de vista de seu gerenciamento estratégico. Filosofias de gestão como o Lean Thinking (LT) e o Design Thinking (DT) auxiliam corporacões a operar em situacões voláteis, com o foco na melhoria e na inovacão, seu uso promove tomadas de decisões diferenciadas em corporacões como a Nike e a Shimano na busca de reconquistar espaço no mercado. Essas filosofias se aplicadas em processos de melhoria e inovação, em que o Lean Thinking foca na eficiência por meio da eliminação de desperdícios, atuam sobre a parte processual de um sistema e de seu fluxo de informações, ligado ao lado operacional de processo, e o Design Thinking foca na resolução de problemas complexos, atuando nos pontos de interação entre o produto/serviço e o usuário, ligado ao lado do processo criativo de um produto ou serviço. Investiga-se as relações entre as aplicações práticas dos princípios filosóficos do lean thinking e do design thinking em processos de melhoria e inovação. Embasado na Teoria Fundamentada em Dados, realiza-se a coleta e análise de dados para identificar a convergência e divergência dos temas. Estrutura-se um modelo que permite a compreensao de como aplicar os temas de maneira conjunta, estruturando uma nova maneira de abordar as metodologias orientadas a valor, com a proposta do modelos C.O.R. (Conceitualizar, Operacionalizar, Refinar). Esclarece que o DT e LT podem ser utilizados em conjunto, explicitando quais suas caracteristicas equivalentes dentro de seus dominios. Ressalta-se que a abordagem conjunta dessas filosofias em conjunto pode acelerar e potencializar o processo de melhoria e inovacao. Palavras-chave: Pensamento Enxuto, Design Estratégico, Teoria Fundamentada em Dados.Abstract: The Startups era has changed the way it provides products and services, which is reinvented every day motivated by technological advancement and social change. Market volatility has increased and large companies need to innovate their way of working to stay competitive, requiring flexibility from the point of view of their strategic management. Management philosophies such as Lean Thinking (LT) and Design Thinking (DT) help corporations operate in volatile situations, with a focus on improvement and innovation, their use promotes differentiated decision making in corporations such as Nike and Shimano in to regain market share. These philosophies are applied in processes of improvement and innovation, where Lean Thinking focuses on efficiency by eliminating waste, acting on the procedural part of a system and its flow of information, connected to the operational side of the process, and Design Thinking focuses on solving complex problems, acting at the points of interaction between the product / service and the user, linked to the creative process side of a product or service. We investigate the relations between the practical applications of the philosophical principles of lean thinking and design thinking in processes of improvement and innovation. Based on the Data-Based Theory, data collection and analysis are performed to identify the convergence and divergence of the themes. It is structured a model that allows the understanding of how to apply the themes in a joint way, structuring a new way of approaching value-oriented methodologies, with the proposal of the C.O.R. (Conceptualize, Operate, Refine). It clarifies that the DT and LT can be used together, explaining what their equivalent characteristics within their domains. It is emphasized that the joint approach of these philosophies together can accelerate and enhance the process of improvement and innovation. Key-words: Lean Thinking; Design Thinking; Grounded Theory.118 p. : il. (algumas color.).application/pdfPlanejamento estrategicoGestão da informaçãoEmpresas novasEmpresas - GlobalizaçãoRelacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teóricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RICARDO SIEBENROK ODORCZYK.pdfapplication/pdf4835854https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55442/1/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20SIEBENROK%20ODORCZYK.pdf574f765cbe2fa4d3700e5df120cc4161MD51open access1884/554422018-05-16 15:25:47.388open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55442Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-05-16T18:25:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
title Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
spellingShingle Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
Odorczyk, Ricardo Siebenrok
Planejamento estrategico
Gestão da informação
Empresas novas
Empresas - Globalização
title_short Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
title_full Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
title_fullStr Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
title_full_unstemmed Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
title_sort Relacionamento dos conceitos de lean thinking e design thinking : um estudo teórico
author Odorczyk, Ricardo Siebenrok
author_facet Odorczyk, Ricardo Siebenrok
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
dc.contributor.author.fl_str_mv Odorczyk, Ricardo Siebenrok
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estrategico
Gestão da informação
Empresas novas
Empresas - Globalização
topic Planejamento estrategico
Gestão da informação
Empresas novas
Empresas - Globalização
description Orientadora: Prof.ª Maria do Carmo Duarte Freitas, Drª. Engª
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-16T18:25:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-16T18:25:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/55442
url http://hdl.handle.net/1884/55442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55442/1/R%20-%20D%20-%20RICARDO%20SIEBENROK%20ODORCZYK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 574f765cbe2fa4d3700e5df120cc4161
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860628829175808