A pauta está nos bairros : uma análise sobre a representação da identidade dos moradores de Joinvile no quadro JA nos Bairros
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/42726 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Carla Rizzotto |
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Batista, Maiara CarvalhoUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoRizzotto, Carla Cândida2018-03-07T14:43:20Z2018-03-07T14:43:20Z2016http://hdl.handle.net/1884/42726Orientadora: Profª. Drª. Carla RizzottoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 29/03/2016Inclui referências : f. 115-118Linha de pesquisa: Comunicação, política e atores coletivosResumo: O objetivo dessa dissertação é compreender a maneira como o telejornalismo local representa a identidade dos moradores que formam o seu público, bem como, identificar em que medida o mesmo colabora ou influencia na construção de tais identidades. O corpus da pesquisa é formado por oito edições do quadro JA nos Bairros, exibido no ano de 2015 no programa Jornal do Almoço, transmitido pela RBS TV Joinville. A pesquisa discute o papel da televisão e do telejornalismo como produtor de significados culturais (GOMES, 2007), prestador de serviços (BECKER, 2005) e lugar de referência (VIZEU, 2008). As questões de gênero televisivo e formato são discutidas a fim de entender como o programa se estrutura. Contribuições acerca dos conceitos de identidade, cultura e globalização fazem parte da base teórica. Buscou-se nas contribuições de Stuart Hall (1997, 1999, 2000), em diálogo com Woodward (2000), Castells (2006), Barth (1998) e Bhabha (2014), as definições para o entendimento do conceito de identidade. Foram fundamentais ainda as contribuições de Cuche (1996) e Geertz (1989) para compreender as questões acerca da cultura, e de Ianni (1994), Santos (2000) e Santos (2002) para verificar como a globalização interfere na formação da identidade. Como metodologia de análise optou-se pelos modos de endereçamento uma vez que eles permitem compreender a maneira como o programa se relaciona com o público (HARTLEY, 2001, ELLSWORTH, 2001, CHANDLER, 2015). O corpus da pesquisa foi submetido ao processo analítico guiado pelos operadores de análise: mediador, contexto comunicativo, pacto sobre o papel do jornalismo e organização temática (GOMES, 2007). A análise identificou que os moradores dos bairros de Joinville são representados de cinco maneiras: apaixonado, imigrante, vítima, herói e fiscal.Abstract: The objective of this research is to understand how local TV news represents the identities of the residents who make up his audience, as well as identify to what extent it contributes or influence the construction of such identities. The corpus of the research consists of eight editions of "JA nos Bairros", displayed in 2015 in the program "Jornal do Almoço", broadcast by RBS TV Joinville. The research discusses the role of television and TV news as a producer of cultural meanings (GOMES, 2007), service provider (BECKER, 2005) and place of reference (VIZEU, 2008). The format of television genre and issues are discussed in order to understand how the program is structured. Contributions about the concepts of identity, culture and globalization are part of the theoretical basis. We sought the contributions of Stuart Hall (1997, 1999, 2000), in dialogue with Woodward (2000), Castells (2006), Barth (1998) and Bhabha (2014), for the understanding of the concept of identity. There were also fundamental contributions of Cush (1996) and Geertz (1989) to understand the issues about culture, and Ianni (1994), Santos (2000) and Santos (2002) to see how globalization interfere in the formation of identity. As methodology adressing modes are used since they allow us to understand how the program relates to the public (HARTLEY, 2001 ELLSWORTH, 2001 CHANDLER, 2015). The corpus of the research was submitted to the analytical process guided by the operators of analysis: mediator, communicative context, agreement on the role of journalism and thematic organization (GOMES, 2007). The analysis found that residents of Joinville neighborhoods are represented in five ways: love, immigrant, victim, hero and inspector.122 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalComunicaçãoTelejornalismo - Santa CatarinaComunicaçao de massa - Aspectos sociais - Estudo de casosA pauta está nos bairros : uma análise sobre a representação da identidade dos moradores de Joinvile no quadro JA nos Bairrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAIARA CARVALHO BATISTA.pdfapplication/pdf2457755https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42726/1/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20CARVALHO%20BATISTA.pdffb90c4d2474f45708c93a4deec37347fMD51open accessTEXTR - D - MAIARA CARVALHO BATISTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain287145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42726/2/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20CARVALHO%20BATISTA.pdf.txt58a50fab394f44ab647d133f1b97d1ccMD52open accessTHUMBNAILR - D - MAIARA CARVALHO BATISTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42726/3/R%20-%20D%20-%20MAIARA%20CARVALHO%20BATISTA.pdf.jpga957830fa17f2a809ebabd8c4007a78cMD53open access1884/427262018-03-07 11:43:20.491open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42726Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-07T14:43:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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