A satisfaçao do usuário de informaçao na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomez, Nelson Luiz
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32626
Resumo: Orientador : Renato Zancan Marchetti
id UFPR_747ae43566e0603bc678fa007231b5a6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32626
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasMarchetti, Renato Zancan, 1950-Gomez, Nelson Luiz2022-12-21T17:49:48Z2022-12-21T17:49:48Z2003https://hdl.handle.net/1884/32626Orientador : Renato Zancan MarchettiDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais AplicadasResumo: O presente estudo tem como objetivo a análise dos fatores e atributos que influenciam a satisfação do usuário que busca informação na rede mundial de computadores, a Internet. Baseado no referencial teórico-empírico e no modelo de avaliação da satisfação do consumidor americano proposto por FORNELL et al. (1996), o trabalho identifica quais as variáveis que representam os antecedentes e quais são as variáveis conseqüentes da satisfação do usuário de informação na Internet. A partir do embasamento teórico, foi proposto e realizado este trabalho de pesquisa e verificação de nove hipóteses que relacionam as variáveis do modelo proposto no estudo: conhecimento, expectativas, qualidade percebida, valor percebido, satisfação e comportamento de utilização. O trabalho de campo realiza-se em duas etapas: uma qualitativa, para refinar e consolidar a fase de embasamento teórico; e uma quantitativa, que subsidiou a verificação empírica, por meio do tratamento estatístico dos dados coletados e da confirmação das hipóteses elaboradas. A pesquisa de campo da etapa quantitativa foi integralmente realizada na própria Internet, mediante uma página construída num site. Já a etapa qualitativa foi realizada on-line e por entrevistas gravadas. Os resultados da análise, feitos com o modelo de tratamento estatístico de equações estruturais, utilizando-se o programa computacional AMOS, demonstraram que das nove hipóteses analisadas somente as quatro seguintes foram confirmadas: a) quanto maior a qualidade percebida, maior será o valor percebido do usuário de informação na Internet; b) quanto maior a qualidade percebida, maior será a satisfação do usuário de informação na Internet; c) o aumento do valor percebido está associado positivamente à satisfação do usuário de informação na Internet; e d) o aumento da satisfação está associado positivamente ao comportamento de utilização do usuário de informação na Internet. No final deste estudo são apresentadas as conclusões com sugestões e recomendações para futuras pesquisas sobre o assunto.Abstract: The present study has in view as its main subject the analysis of the factors and attributes that affect the user satisfaction that use information from the Internet. Based on the referenced bibliography and the measure model proposed by FORNELL et al (1996) for the American Custom Satisfaction Index, this work identifies the preceding and succeeding variables of user information satisfaction on Internet. From the theory was proposed and done a research to confirm or not nine hypotheses that relate six proposed model variables: knowledge, expectations, perceived quality, value perceived, satisfaction and usage behavior. The research was done into two phases: qualitative and quantitative. The qualitative phase consolidates the theory; the quantitative phase verifies empirically the hypotheses through statistic treatment on the collect data. The quantitative research was done through a site on Internet, while the qualitative research was done partially using Internet and partially by recorded interview. The results given by the statistic model of structural equations using the computational program AMOS, only confirmed four hypotheses: a) perceived quality is positively related to perceived value of the user information on Internet; b) perceived quality is positively related to satisfaction of the user information on Internet; c) perceived value is positively related to satisfaction of the user information on Internet; and d) satisfaction is positively related to usage behavior of the user information satisfaction on Internet. The last part of the work presents the conclusions and directions for future research about the user information satisfaction on Internet.ix., 171f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital.InternetRecuperação da informaçãoSatisfação do consumidorComportamento do consumidorA satisfaçao do usuário de informaçao na internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NELSON LUIZ GOMEZ.pdfapplication/pdf1266935https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32626/1/R%20-%20D%20-%20NELSON%20LUIZ%20GOMEZ.pdff194cf43f65b080dc6970532c8a4e4c5MD51open accessTEXTR - D - NELSON LUIZ GOMEZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain322304https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32626/2/R%20-%20D%20-%20NELSON%20LUIZ%20GOMEZ.pdf.txt96efbcf494fb97bcb867bdb23a26ae75MD52open accessTHUMBNAILR - D - NELSON LUIZ GOMEZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1401https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32626/3/R%20-%20D%20-%20NELSON%20LUIZ%20GOMEZ.pdf.jpg70e2859665b05b65c1fcf2abc0160be8MD53open access1884/326262022-12-21 14:49:48.476open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32626Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-21T17:49:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
title A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
spellingShingle A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
Gomez, Nelson Luiz
Internet
Recuperação da informação
Satisfação do consumidor
Comportamento do consumidor
title_short A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
title_full A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
title_fullStr A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
title_full_unstemmed A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
title_sort A satisfaçao do usuário de informaçao na internet
author Gomez, Nelson Luiz
author_facet Gomez, Nelson Luiz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomez, Nelson Luiz
contributor_str_mv Marchetti, Renato Zancan, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Recuperação da informação
Satisfação do consumidor
Comportamento do consumidor
topic Internet
Recuperação da informação
Satisfação do consumidor
Comportamento do consumidor
description Orientador : Renato Zancan Marchetti
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-21T17:49:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-21T17:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/32626
url https://hdl.handle.net/1884/32626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix., 171f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32626/1/R%20-%20D%20-%20NELSON%20LUIZ%20GOMEZ.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32626/2/R%20-%20D%20-%20NELSON%20LUIZ%20GOMEZ.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32626/3/R%20-%20D%20-%20NELSON%20LUIZ%20GOMEZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f194cf43f65b080dc6970532c8a4e4c5
96efbcf494fb97bcb867bdb23a26ae75
70e2859665b05b65c1fcf2abc0160be8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898835478446080