Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pupia, Adailton Sergio, 1983-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71824
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Norton Eloy Dudeque
id UFPR_74a88f73062f82eb9cb5e798570b206e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71824
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pupia, Adailton Sergio, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaDudeque, Norton, 1958-2021-12-20T15:59:15Z2021-12-20T15:59:15Z2021https://hdl.handle.net/1884/71824Orientador: Prof. Dr. Norton Eloy DudequeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 26/03/2021Inclui referências: p. 190-202Resumo: As últimas sinfonias de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foram marcadas pelas estreitas relações do compositor com os Estados Unidos, iniciadas no período da Política da Boa Vizinhança, assim como na busca por uma linguagem musical universal, lema carregado por Villa-Lobos em sua primeira viagem à América do Norte, em 1944. A Sinfonia n. 8 (1950) pertence a quarta fase criativa do compositor, um período caracterizado pelo retorno aos gêneros musicais do passado, e pelo distanciamento do nacionalismo. Essa sinfonia é dedicada ao crítico musical americano Olin Downes, figura importante para a difusão da música villalobiana nos Estados Unidos. Em uma análise aprofundada desta sinfonia, constatamos diversos aspectos que corroboram com uma estética musical inspirada no conceito de universalidade, principalmente pelos diálogos com estruturas e procedimentos herdados de compositores precursores, fazendo referência a obra de Johann Sebastian Bach, Richard Wagner, Igor Stravinsky, Claude Debussy, dentre outros. Por meio dos conceitos intertextuais oferecidos por Omar Corrado (1992), conexo as diversas ferramentas analíticas, foi possível categorizar de forma objetiva os intertextos presentes nesta sinfonia. Podemos destacar a recorrência de diálogos com os esquemas formais tradicionais; a presença de elementos predominantes à estilos precursores; as alusões temáticas; intratextos e reaproveitamento de materiais; e a presença de sonoridades advindas da música folclórica e popular brasileira.Abstract: The latest symphonies by Heitor Villa-Lobos (1887-1959), were marked by the composer's close relations with the United States, initiated during the Good Neighborhood Policy period, as well as in the search for a universal musical language, a slogan carried by Villa-Lobos on his first trip to North America, in 1944. The Symphony n. 8 (1950) belongs to the fourth creative phase of the composer, a period characterized by the return to the musical genres of the past, and by the distance from nationalism. This symphony is dedicated to the American music critic Olin Downes, an important figure for the diffusion of Villalobian music in the United States. In an in-depth analysis of this symphony, we found several aspects that corroborate with a musical aesthetic inspired by the concept of universality, mainly due to dialogues with structures and procedures inherited from precursor composers, making reference to the work of Johann Sebastian Bach, Richard Wagner, Igor Stravinsky, Claude Debussy, among others. Through the intertextual concepts offered by Omar Corrado (1992), connected to the various analytical tools, it was possible to objectively categorize the intertexts present in this symphony. We can highlight the recurrence of dialogues with traditional formal schemes; the presence of elements predominant to precursor styles; thematic allusions; intratexts and reuse of materials; and the presence of sonorities from Brazilian folk and popular music.1 arquivo (337 p.) : PDF.application/pdfVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959MúsicaIntertextualidadeSinfoniasMúsicaIntertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ADAILTON SERGIO PUPIA.pdfapplication/pdf78478294https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71824/1/R%20-%20T%20-%20ADAILTON%20SERGIO%20PUPIA.pdf29b75386c16a743251d087b7dfe2dd47MD51open access1884/718242021-12-20 12:59:16.005open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71824Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T15:59:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
title Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
spellingShingle Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
Pupia, Adailton Sergio, 1983-
Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Música
Intertextualidade
Sinfonias
Música
title_short Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
title_full Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
title_fullStr Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
title_full_unstemmed Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
title_sort Intertextualidade na sinfonia n.8 (1950) de Heitor Villa-Lobos
author Pupia, Adailton Sergio, 1983-
author_facet Pupia, Adailton Sergio, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Pupia, Adailton Sergio, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dudeque, Norton, 1958-
contributor_str_mv Dudeque, Norton, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Música
Intertextualidade
Sinfonias
Música
topic Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959
Música
Intertextualidade
Sinfonias
Música
description Orientador: Prof. Dr. Norton Eloy Dudeque
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T15:59:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T15:59:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71824
url https://hdl.handle.net/1884/71824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (337 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71824/1/R%20-%20T%20-%20ADAILTON%20SERGIO%20PUPIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29b75386c16a743251d087b7dfe2dd47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699203227451392