A afetividade na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Irene de Fátima Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54593
Resumo: Orientadora : Janice Mendes da Silva
id UFPR_755f91ee6f81d2b973f175fda3c763db
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54593
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Marques, Irene de Fátima SouzaSilva, Janice Mendes daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-18T12:31:49Z2019-11-18T12:31:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/54593Orientadora : Janice Mendes da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo é resultado de um estudo sobre a relação afetiva entre professor/aluno na educação infantil, a qual é de grande importância para o ensino-aprendizagem dos educandos. Tem como objetivo analisar a importância dos processos de formação e o desenvolvimento integral da criança na relação afetiva entre professor/aluno. Assim, sabemos que a afetividade é um componente primordial na relação humana, pois, tem o professor como fator de ação na efetivação positiva do processo. A educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, sendo assim a pesquisa se fundamenta nas ideias de pensadores como Wallon, Vygotsky e outros autores, nomeadamente ao longo do trabalho que defendem a dimensão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e suas contribuições. Para a construção deste trabalho usou-se a pesquisa bibliográfica, buscou-se respostas para indagações, propostas e pelo questionário haverá possibilidades de contribuição sobre o que a afetividade nos proporciona como gestores, que é através da inter-relação que se dá a interação com o meio e a construção de um conhecimento altamente significante tanto para o professor quanto para o aluno.20 p.application/pdfEducação afetivaProfessores e alunosEducação de criançasA afetividade na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - IRENE DE FATIMA SOUZA MARQUES.pdfapplication/pdf428932https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54593/1/R%20-%20E%20-%20IRENE%20DE%20FATIMA%20SOUZA%20MARQUES.pdf326d8f6e7fcd9d8b0f9e794401b78c31MD51open access1884/545932019-11-18 09:31:50.018open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54593Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T12:31:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A afetividade na educação infantil
title A afetividade na educação infantil
spellingShingle A afetividade na educação infantil
Marques, Irene de Fátima Souza
Educação afetiva
Professores e alunos
Educação de crianças
title_short A afetividade na educação infantil
title_full A afetividade na educação infantil
title_fullStr A afetividade na educação infantil
title_full_unstemmed A afetividade na educação infantil
title_sort A afetividade na educação infantil
author Marques, Irene de Fátima Souza
author_facet Marques, Irene de Fátima Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Janice Mendes da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Irene de Fátima Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação afetiva
Professores e alunos
Educação de crianças
topic Educação afetiva
Professores e alunos
Educação de crianças
description Orientadora : Janice Mendes da Silva
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T12:31:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T12:31:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54593
url https://hdl.handle.net/1884/54593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54593/1/R%20-%20E%20-%20IRENE%20DE%20FATIMA%20SOUZA%20MARQUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 326d8f6e7fcd9d8b0f9e794401b78c31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898783255166976