A afetividade na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54593 |
Resumo: | Orientadora : Janice Mendes da Silva |
id |
UFPR_755f91ee6f81d2b973f175fda3c763db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54593 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Marques, Irene de Fátima SouzaSilva, Janice Mendes daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-18T12:31:49Z2019-11-18T12:31:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/54593Orientadora : Janice Mendes da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo é resultado de um estudo sobre a relação afetiva entre professor/aluno na educação infantil, a qual é de grande importância para o ensino-aprendizagem dos educandos. Tem como objetivo analisar a importância dos processos de formação e o desenvolvimento integral da criança na relação afetiva entre professor/aluno. Assim, sabemos que a afetividade é um componente primordial na relação humana, pois, tem o professor como fator de ação na efetivação positiva do processo. A educação infantil por ser a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, sendo assim a pesquisa se fundamenta nas ideias de pensadores como Wallon, Vygotsky e outros autores, nomeadamente ao longo do trabalho que defendem a dimensão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e suas contribuições. Para a construção deste trabalho usou-se a pesquisa bibliográfica, buscou-se respostas para indagações, propostas e pelo questionário haverá possibilidades de contribuição sobre o que a afetividade nos proporciona como gestores, que é através da inter-relação que se dá a interação com o meio e a construção de um conhecimento altamente significante tanto para o professor quanto para o aluno.20 p.application/pdfEducação afetivaProfessores e alunosEducação de criançasA afetividade na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - IRENE DE FATIMA SOUZA MARQUES.pdfapplication/pdf428932https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54593/1/R%20-%20E%20-%20IRENE%20DE%20FATIMA%20SOUZA%20MARQUES.pdf326d8f6e7fcd9d8b0f9e794401b78c31MD51open access1884/545932019-11-18 09:31:50.018open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54593Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T12:31:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A afetividade na educação infantil |
title |
A afetividade na educação infantil |
spellingShingle |
A afetividade na educação infantil Marques, Irene de Fátima Souza Educação afetiva Professores e alunos Educação de crianças |
title_short |
A afetividade na educação infantil |
title_full |
A afetividade na educação infantil |
title_fullStr |
A afetividade na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A afetividade na educação infantil |
title_sort |
A afetividade na educação infantil |
author |
Marques, Irene de Fátima Souza |
author_facet |
Marques, Irene de Fátima Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Janice Mendes da Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Irene de Fátima Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação afetiva Professores e alunos Educação de crianças |
topic |
Educação afetiva Professores e alunos Educação de crianças |
description |
Orientadora : Janice Mendes da Silva |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-18T12:31:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-18T12:31:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54593 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54593/1/R%20-%20E%20-%20IRENE%20DE%20FATIMA%20SOUZA%20MARQUES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
326d8f6e7fcd9d8b0f9e794401b78c31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898783255166976 |