"Aliviar um sofrimento que é um sofrimento" : etnografia sobre cuidados paliativos na cidade de Curitiba-PR
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/88048 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Eva Lenita Scheliga |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e ArqueologiaScheliga, Eva Lenita, 1975-Rodicz, Aline Mariana2024-05-15T20:32:24Z2024-05-15T20:32:24Z2022https://hdl.handle.net/1884/88048Orientadora: Profa. Dra. Eva Lenita ScheligaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 06/04/2022Inclui referênciasResumo: Os cuidados paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2002 como uma forma de assistência que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças potencialmente ameaçadoras para a continuidade da vida. O modelo de atenção em saúde dos cuidados paliativos foi sendo construído ao longo do tempo, com base nas mudanças resultantes de um "novo" olhar para a instituição hospitalar e com uma nova forma de cuidar dos doentes, ganhando assim uma nova disposição entre os sujeitos que curam e são curados. Foi a partir deste cenário que os paliativistas procuraram desenhar sua própria identidade enquanto área de atuação da medicina, privilegiando aspectos do olhar "holístico" frente ao doente e com o foco no cuidado, independente da cura. Ao longo de 2019 acompanhei eventos formativos sobre cuidados paliativos e, em 2020 estive no Valencis Curitiba Hospice. A partir de uma perspectiva etnográfica, busquei analisar os eventos e as narrativas dos profissionais de um hospice de modo a compreender de que maneira eles se articulam e produzem um ideário paliativista e como isso incide em um modelo de atenção à saúde. Neste apanhado de discursos foi possível compreender as perspectivas sobre um hospice enquanto lugar e filosofia de trabalho; casos exemplares que se desdobram em aspectos da bioética, leis e diretrizes de trabalho; a mudança de paradigmas sobre a doença e os cuidados paliativos; a política de administração de substâncias para minimizar a dor; uma noção sobre o tempo através das epígrafes religiosas e as referências a Cicely Saunders e como se articula uma gestão de cuidado e terminalidade, tensionado, por um lado, pelos casos infantis – "os mais difíceis" – e, por outro, pelo morador do hospice, tratado como um "ponto fora da curva", bem como as negociações necessárias para a sustentação de seus pilares de trabalho. Ao acompanhar as narrativas das equipes, pude observar a centralidade da categoria "boa morte", discutida por outros autores(as) das Ciências Sociais, e como havia situações "periféricas" que se conectam diretamente com esta ideia. A partir deste conjunto de informações foi possível algumas junções para a compreensão do modelo de atenção em saúde que se desenha na atuação dos cuidados paliativos.Abstract: Palliative care was defined by the World Health Organization (WHO) in 2002 as a form of assistance that aims to improve the quality of life of patients and families facing potentially life-threatening illnesses. The health care model of palliative care was built over time, based on the changes resulting from a "new" look at the hospital institution and with a new way of caring for patients, thus gaining a new disposition among the subjects who heal and are healed. It was from this scenario that palliative care workers sought to design their own identity as an area of medicine, privileging aspects of the "holistic" view of the patient and focusing on care, regardless of the cure. Throughout 2019, I followed training events on palliative care and, in 2020, I was at Valencis Curitiba Hospice. From an ethnographic perspective, I sought to analyze the events and narratives of hospice professionals in order to understand how they are articulated and produce a palliative ideology and how this affects a health care model. In this collection of speeches, it was possible to understand the perspectives on a hospice as a place and philosophy of work; exemplary cases that unfold in aspects of bioethics, laws and work guidelines; changing paradigms about disease and palliative care; the substance administration policy to minimize pain; a notion of time management through religious epigraphs and references to Cicely Saunders and how care and terminality management is articulated, tensioned, on the one hand, by children's cases - "the most difficult" - and, on the other hand, by the resident of the hospice, treated as a "point out of the curve", as well as the negotiations necessary to sustain its work pillars. By following the teams' narratives, I was able to observe the centrality of the "good death" category, discussed by other authors in the Social Sciences, and how there were "peripheral" situations that are directly connected with this idea. From this set of information, it was possible to make some connections to understand the health care model that is designed in the performance of palliative care.1 recurso online : PDF.application/pdfCuidados paliativosCuidados com os doentesDoentes terminaisAntropologia"Aliviar um sofrimento que é um sofrimento" : etnografia sobre cuidados paliativos na cidade de Curitiba-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE MARIANA RODICZ.pdfapplication/pdf3803909https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88048/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20MARIANA%20RODICZ.pdf47d3c45bee284c4fae98551e6ab7043fMD51open access1884/880482024-05-15 17:32:24.886open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88048Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-15T20:32:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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