A visibilidade do aluno daltônico na escola do ensino fundamental I, no municipio de Matinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruchouskei, Suzane Salete
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80042
Resumo: Orientador: Marcos de Vasconcellos Gernet
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarGernet, Marcos de VasconcellosGruchouskei, Suzane Salete2022-11-09T14:52:26Z2022-11-09T14:52:26Z2021https://hdl.handle.net/1884/80042Orientador: Marcos de Vasconcellos GernetMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva InterdisciplinarInclui referênciasResumo: O presente trabalho aborda o daltonismo, uma disfunção visual que altera a percepção das cores. Discorre também sobre a falta de visibilidade do aluno daltônico no Ensino Fundamental I, e apresenta o nível de conhecimento sobre essa deficiência. A partir de uma pesquisa realizada com 45 profissionais da educação, na Escola Municipal Pastor Elias Abraão, no município de Matinhos, foi percebida a necessidade de maior abordagem no assunto, pois o daltonismo parece ser negligenciado nos bancos acadêmicos e formações continuadas. Como consequência do desconhecimento do educador, muitas crianças passam pelo processo de educação básica sem um diagnóstico para a sua deficiência. Com o intuito de somar, foi realizado um minicurso nesta escola, na tentativa de esclarecer dúvidas e capacitar os participantes para o reconhecimento de tal condição. Capacitações como esta se mostram de grande importância, pois a escola pode perceber os sinais de alerta nas crianças e solicitar o encaminhamento para os profissionais de saúde. Também abordou-se a necessidade da inclusão do daltonismo como deficiência visual, para assim ser considerado nas políticas públicas de educação especial e inclusiva, diminuindo as lacunas na formação destes indivíduos.1 recurso online (29 p.) : PDF.application/pdfDaltonismoPessoas com deficiência visual - EducaçãoLei de Diretrizes e Bases da Educação NacionalEducação - Política públicaA visibilidade do aluno daltônico na escola do ensino fundamental I, no municipio de Matinhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SUZANE SALETE GRUCHOUSKEI.pdfapplication/pdf2274248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80042/1/R%20-%20E%20-%20SUZANE%20SALETE%20GRUCHOUSKEI.pdf3937a920a67144379b5325a7f1252b7bMD51open access1884/800422022-11-09 11:52:27.061open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80042Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-09T14:52:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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