História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Bethânia de, 1976-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59365
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Joseli Maria Nunes Mendonça
id UFPR_773ea3b2818beda5657bbebc4fac66dc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59365
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Araújo, Maria Bethânia de, 1976-Mendonça, Joseli Maria Nunes, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História2020-01-21T18:24:38Z2020-01-21T18:24:38Z2018https://hdl.handle.net/1884/59365Orientadora: Profª. Drª. Joseli Maria Nunes MendonçaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 14/12/2018Inclui referências: p.114-121Resumo: O presente trabalho, elaborado no âmbito do Programa de Ensino de História (ProfHistória), teve como objetivo analisar uma coleção de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, utilizada em escolas da rede pública, com foco na História da África e na História e Cultura afro-brasileira presentes no volume do 6º ano. A pesquisa buscou compreender quais conteúdos relativos à África e aos africanos são apresentados aos alunos e como o tema foi abordado. O livro foi tratado como fonte, tendo sido realizado levantamento dos textos e imagens, bem como as orientações do Manual do Professor. Durante a pesquisa foram selecionadas três vertentes de orientação teórico-metodológica, as propostas pelos autores da Coleção História Geral da África, publicada pela Unesco; a afrocentricidade, defendida por vários autores e a experiência africana na diáspora, de Stuart Hall. Juntamente com a análise do livro didático, foram propostas sugestões de ampliação do conteúdo com possibilidades de abordagem sobre o tema a fim de trazer para a sala de aula uma perspectiva fundamentada na centralidade da experiência africana. Palavras chave: Saberes e práticas no espaço escolar, Ensino Fundamental, Livro Didático, Educação das Relações Étnico-raciais, História da África.Abstract: The present work, made within the scope of the History Education Program - Programa de Ensino de História (ProfHistória) has as objective to analyse a collection of textbooks from the Textbook National Program (Programa Nacional do Livro Didático), used in schools of the Brazilian public system, focusing on the African History and the Afro-Brazilian History and Culture content in the sixth grade volume. The research sought to understand what contents are presented to the students and how the subject was approached. The book was treated as a source, a data collection of the content was made and the analysis of the texts and images present in the book as well as the Teacher's Manual's guidelines. During the research, three fields of theoretical and methodological orientation were selected, which converge to the currently curricular regulations currently in the country: those proposition created by the authors of the General History of Africa Collection, published by Unesco; the afrocentricity, defended by several authors and the African experience in the diaspora, by Stuart Hall. Along with the analysis of the textbook, suggestions were proposed to expand the content with possibilities of approach on the theme in order to bring to the classroom a perspective based on the centrality of the African experience. Key words: Knowled and pratices in the school enviroment, Elementary Education, Textbook, Ethnic Racial Education, African History.129 p. : il.application/pdfEnsino fundamentalLivro didáticoAfrica - HistóriaHistória da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA BETHANIA DE ARAUJO.pdfapplication/pdf10068492https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59365/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20BETHANIA%20DE%20ARAUJO.pdfda4eb507f17afb9c8b399fa54faa5cceMD51open access1884/593652020-01-21 15:24:38.823open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59365Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-21T18:24:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
title História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
spellingShingle História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
Araújo, Maria Bethânia de, 1976-
Ensino fundamental
Livro didático
Africa - História
title_short História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
title_full História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
title_fullStr História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
title_full_unstemmed História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
title_sort História da África e dos africanos no ensino fundamental : análise de uma abordagem didática
author Araújo, Maria Bethânia de, 1976-
author_facet Araújo, Maria Bethânia de, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mendonça, Joseli Maria Nunes, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Bethânia de, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Livro didático
Africa - História
topic Ensino fundamental
Livro didático
Africa - História
description Orientadora: Profª. Drª. Joseli Maria Nunes Mendonça
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-21T18:24:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-21T18:24:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59365
url https://hdl.handle.net/1884/59365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59365/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20BETHANIA%20DE%20ARAUJO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da4eb507f17afb9c8b399fa54faa5cce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898748329197568