Sentidos do ser professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baier, Luana Cristina, 1994-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71761
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy
id UFPR_77414a949e58ae1a1e22cd227c9963bc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71761
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Baier, Luana Cristina, 1994-Campos, Elisangela de, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaGodoy, Elenilton Vieira, 1973-2021-08-30T17:27:03Z2021-08-30T17:27:03Z2021https://hdl.handle.net/1884/71761Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira GodoyCoorientadora: Prof.a Dra Elisângela de CamposDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 01/03/2021Inclui referências: p. 111-115Resumo: Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores/as que ensinam Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM-UFPR) e tem como objetivo analisar os discursos que constituem e validam a formação dos/as professores/as de Matemática. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, desenvolvida por meio das narrativas de oito egressos/as do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná que se graduaram na vigência dos PPCs dos anos de 2006 e 2012. É interpretada por meio da análise do discurso e inspirada na perspectiva foucaultiana. Teoricamente, pautar-se-á nos estudos foucaultianos. A partir da análise do discurso, são construídos três enunciados: "Ser professor/a de Matemática é um dom"; "A Matemática do curso de licenciatura em Matemática é muito difícil"; "A dimensão prática no curso de licenciatura em Matemática é o que ensinaria a ser professor/a de Matemática". Como resultado, apresento as relações complexas que atravessam os sentidos atribuídos pelos/as professores/as de Matemática participantes a respeito do seu percurso formativo no decurso dessa licenciatura, bem como os discursos, as práticas discursivas, as posições de sujeitos e as relações de poder e saber que se materializam nas narrativas e que tornam os três enunciados possíveis.Abstract: This master's research is part of research line on 'Formation of Teachers who teach Sciences and Mathematics of the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal University of Paraná (PPGECM-UFPR)' and aims to analyze the speeches that constitute and validate the Mathematics teacher's formation. From a methodological point of view, it is classified as a qualitative research, in case study modality, developed from the narratives of eight graduates from Mathematics degree course at Federal University of Paraná/Brazil, who graduated during the PPCs of the years 2006 and 2012. It is interpreted by discourse analysis and inspired by the Foucauldian perspective. Theoretically, it is also based on Foucauldian studies. From the discourse analysis, three statements are constructed: "Being a Math teacher is a gift"; "The Mathematics of Mathematics' degree course is very difficult"; "The practice dimension in Mathematics degree course is what it would teach to be a teacher of Mathematics". As a result, I present the complex relationships that permeate the meanings attributed by participating Mathematics teachers about their formative path during the graduation, as well as the speeches, the discursive practices, the subjects' positions and the relations of power-knowledge materialized in the narratives and that make possible the three statements.1 arquivo (187 p.) : il.application/pdfProfessores - FormaçãoProfessores de matematicaMatemáticaSentidos do ser professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUANA CRISTINA BAIER.pdfapplication/pdf2165407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71761/1/R%20-%20D%20-%20LUANA%20CRISTINA%20BAIER.pdf61f2b39a241c7a8352efb7c33ac12ab1MD51open access1884/717612021-08-30 14:27:03.387open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71761Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-30T17:27:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sentidos do ser professor de matemática
title Sentidos do ser professor de matemática
spellingShingle Sentidos do ser professor de matemática
Baier, Luana Cristina, 1994-
Professores - Formação
Professores de matematica
Matemática
title_short Sentidos do ser professor de matemática
title_full Sentidos do ser professor de matemática
title_fullStr Sentidos do ser professor de matemática
title_full_unstemmed Sentidos do ser professor de matemática
title_sort Sentidos do ser professor de matemática
author Baier, Luana Cristina, 1994-
author_facet Baier, Luana Cristina, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Campos, Elisangela de, 1973-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Baier, Luana Cristina, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Elenilton Vieira, 1973-
contributor_str_mv Godoy, Elenilton Vieira, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Professores de matematica
Matemática
topic Professores - Formação
Professores de matematica
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-30T17:27:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-30T17:27:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71761
url https://hdl.handle.net/1884/71761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (187 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71761/1/R%20-%20D%20-%20LUANA%20CRISTINA%20BAIER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61f2b39a241c7a8352efb7c33ac12ab1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860932914118656