Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Corine Vanessa Los
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64168
Resumo: Orientador: Dr. Edson Antonio Tanhoffer
id UFPR_776f361ad581e3daff01fac9fcd0581f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64168
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Corine Vanessa LosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalTanhoffer, Edson Antonio, 1965-2020-02-12T13:51:23Z2020-02-12T13:51:23Z2019https://hdl.handle.net/1884/64168Orientador: Dr. Edson Antonio TanhofferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional- PROFBIO. Defesa : Curitiba, 26/07/2019Inclui referências: p. 34-36Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Ensinar Ciências Biológicas para estudantes deficientes visuais é um grande desafio. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, mais de 6,5 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência visual. A Constituição Federal Brasileira garante que todos os brasileiros tenham o direito de se matricular em escola regular. O que se vê é que nem todas as escolas possuem um atendimento especializado e nem possuem material didático adequado para proporcionar um ensino adequado a esse público. Possibilitar ao estudante o acesso a diferentes materiais é importante para a apropriação do conhecimento, visto que, portadores de deficiência visual sentem dificuldade para entender algumas estruturas, principalmente na área da biologia. É possível desenvolver materiais didáticos a baixo custo usando a Resina de Poliéster, um material que é facilmente encontrado no comércio e que tem como característica adaptar a forma e estruturas de certos objetos de estudo, às limitações dos estudantes com deficiência visual. Pode então se tornar uma possibilidade de facilitar a aprendizagem e a inclusão social ao alcance das escolas e instituições de ensino. Esse trabalho traz uma metodologia que se vale da possibilidade de reproduzir em Resina de Poliéster, fósseis de bentos da Escarpa Devoniana do Paraná, usando o alfabeto Braile. Este indicará as estruturas de interesse do estudante e o remeterá a mais um elemento, o QR- Code. Ao fazer a leitura desse código com um celular, ouvirá uma narração previamente gravada e armazenada na plataforma YouTube A única condição para o uso desta metodologia é a disponibilidade de um smart phone por parte do aluno ou da instituição de ensino. Será produzido um tutorial onde se ensinará a técnica desenvolvida. Palavras-chave: Educação. Deficiência Visual. Material Didático. Resina de Poliéster. Fósseis. QR-Code. YouTube. Tutorial.Abstract: Teaching life sciences to visually impaired students is a big challenge. According to the latest census conducted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) in 2010, more than 6.5 millions of Brazilians have some visual impairment. The Brazilian Federal Constitution ensures that all Brazilians have the right to enroll in regular school. What you see is that not all schools have a specialized service and not have adequate teaching materials to provide an appropriate learning to these students. Allow students access to the different materials is important for the appropriate knowledge, since, visually impaired find it difficult to understand some structures, especially in the field of biology. You can develop educational materials at low cost using a polyester resin, a material that is easily available on the market and has as a characteristic to adapt the form and structures of some study subjects, to the visually impairment students' limitations. It can become a possibility to facilitate learning and social inclusion available to schools and educational institutions. This study presents a methodology that uses the possibility of reproducing in polyester resin, fossils of the Devonian Scarp benthos of Paraná, using the Braille alphabet. This will indicate the students' interest structure and shall forward them to another element, QR- Code. Upon scanning by a cell this code you will hear a previously recorded narration and stored on the YouTube platform .The only condition for the use of this methodology is the availability of a smart phone by the student or educational institution. It will be produced a tutorial in which will teach you the developed technique. Keywords: Education. Visual Impairment. Learning Materials. Polyester Resin. Fossils. QRCode. YouTube. Tutorial.38 p. : il.application/pdfEducaçãoDistúrbios da visãoMaterial didáticoResinasPaleontologiaGuia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CORINE VANESSA LOS COSTA.pdfapplication/pdf938258https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64168/1/R%20-%20D%20-%20CORINE%20VANESSA%20LOS%20COSTA.pdf04d68cc6d54865fba837ea214e9ac77dMD51open access1884/641682020-02-12 10:51:23.4open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64168Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-12T13:51:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
title Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
spellingShingle Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
Costa, Corine Vanessa Los
Educação
Distúrbios da visão
Material didático
Resinas
Paleontologia
title_short Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
title_full Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
title_fullStr Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
title_full_unstemmed Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
title_sort Guia áudio tátil em resina de poliéster dos fósseis da fauna bentônica devoniana do estado do Paraná : uma proposta de modelo de material didático voltado a educação de cegos
author Costa, Corine Vanessa Los
author_facet Costa, Corine Vanessa Los
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Corine Vanessa Los
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tanhoffer, Edson Antonio, 1965-
contributor_str_mv Tanhoffer, Edson Antonio, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Distúrbios da visão
Material didático
Resinas
Paleontologia
topic Educação
Distúrbios da visão
Material didático
Resinas
Paleontologia
description Orientador: Dr. Edson Antonio Tanhoffer
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-12T13:51:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-12T13:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64168
url https://hdl.handle.net/1884/64168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64168/1/R%20-%20D%20-%20CORINE%20VANESSA%20LOS%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 04d68cc6d54865fba837ea214e9ac77d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898764879921152