Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winchuar, Marcio José de Lima, 1986-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69341
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem
id UFPR_77b97b92852eb1c02e58e1bda8f1bac3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69341
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Winchuar, Marcio José de Lima, 1986-Bufrem, Leilah Santiago, 1942-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-29T18:46:52Z2021-01-29T18:46:52Z2020https://hdl.handle.net/1884/69341Orientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago BufremTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/06/2020Inclui referências: p. 221-232Resumo: Tese desenvolvida na linha de pesquisa de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Apresenta como objeto de estudo as práticas de leitura no contexto das escolas multisseriadas do campo. Parte do princípio de que o trabalho com estudantes de diferentes idades em sala de aula pode ser um elemento potencializador do aprendizado da leitura em escolas e turmas multisseriadas, entretanto, determinantes de ordem cultural, social, político e econômico interferem no trabalho docente. Traz como objetivo geral analisar sob quais determinações as práticas de leitura vêm sendo construídas em escolas e turmas multisseriadas de Prudentópolis-Pr. Como objetivos específicos, busca explicitar aspectos históricos e legais referentes à organização das escolas multisseriadas em âmbito nacional; identificar concepções e práticas de leitura de professores atuantes em contextos mutisseriados; analisar as condições de produção em que ocorrem as práticas de leitura; evidenciar particularidades que constituem as práticas de leitura em escolas rurais multisseriadas de Prudentópolis-Pr. Privilegia uma perspectiva crítica de leitura por meio de autores que a concebem como uma prática social, política e humanizadora. Problematiza as escolas/turmas multisseriadas no contexto brasileiro, partindo de seu histórico e organização em um projeto de educação rural e assume a perspectiva emancipadora da Educação do Campo. A partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo, utiliza como instrumento de produção de dados o questionário semiestruturado, a entrevista e a observação das condições de produção da leitura em cinco escolas/turmas multisseriadas do município. Conta com a participação de dezesseis educadores e, por meio da Análise de Conteúdo, analisa e problematiza dados construídos na pesquisa. Identifica que as escolas/turmas multisseriadas de Prudentópolis-PR apresentam um modo particular de funcionamento, mas ao mesmo tempo espelham dificuldades e desafios de outras escolas do campo brasileiras. Por fim, evidencia a tese de que as práticas de leitura vêm sendo construídas a partir de determinações que fragilizam o trabalho efetivo com a leitura sob diversos aspectos, sejam culturais, sociais, políticos ou econômicos. Confirma a constatação inicial de que o trabalho com estudantes com diferentes anos e idades em uma mesma turma pode ser um elemento potencializador do aprendizado da leitura, entretanto, as condições de produção em que as práticas ocorrem promovem dificuldades que interferem no trabalho docente, potencializando algumas práticas e inviabilizando outras. Palavras-chave: Educação do Campo. Escola/turma multisseriada. Práticas de leitura.Abstract: This is a thesis developed in the Culture, School and Educators' Education Processes research line. It aims at studying reading practices in the context of mixed grade rural schools. It is based on the principle that the work with students of different ages in the classroom might optimize reading learning in schools with mixed grade classes, however, cultural, social, political and economic factors impact the teachers' work. Its main objective is to analyze the aspects that build reading practices in schools and mixed grade classes in Prudentopolis - PR. Its specific objectives include to address historical and legal aspects related to the organization of mixed grade schools in the country; to identify reading conceptions and practices adopted by the teachers working with mixed grade classes; to analyze the conditions of production of reading practices; and to evidence particularities that constitute reading practices in rural mixed grade schools in Prudentopolis - PR. It privileges a critical perspective of reading put forward by authors that see reading as a social, political and humanizing practice. It questions mixed grade classes/schools in the Brazilian context, starting from its background and organization in a rural education project and adopts the emancipatory perspective of Field Education. From a bibliographic and field study, it collects data using a semi-structured questionnaire, interview and observation of the conditions of reading production in five mixed grade schools/classes in the municipality. The participants are sixteen teachers, and through the content analysis, it analyzes and problematizes the data gathered in the research. The results show that mixed grade schools/classes in Prudentopolis - PR have a particular way of functioning, and at the same time present the difficulties and challenges faced by other rural schools in Brazil. Finally, this thesis shows that reading practices have been built from determinations that weaken the effective work with reading under several aspects, either cultural, social, political or economic. It confirms the initial hypothesis that the work with students from different grades and of different ages in the same class might optimize reading learning, however, the conditions of production in which these practices occur also create difficulties that interfere with the teachers' work, optimizing some practices, but making others impossible. Keywords: Field education. Mixed grade school/class. Reading practices.242 p. : il. (algumas color.).application/pdfAprendizagem - Livros e leituraInteresses na leituraLeitura - Aspectos sociaisEducaçãoPráticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCIO JOSE DE LIMA WINCHUAR.pdfapplication/pdf5649754https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69341/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20JOSE%20DE%20LIMA%20WINCHUAR.pdf668b54708d4ee767ef29720b6d3157ceMD51open access1884/693412021-01-29 15:46:52.585open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69341Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-29T18:46:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
title Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
spellingShingle Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
Winchuar, Marcio José de Lima, 1986-
Aprendizagem - Livros e leitura
Interesses na leitura
Leitura - Aspectos sociais
Educação
title_short Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
title_full Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
title_fullStr Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
title_full_unstemmed Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
title_sort Práticas de leitura em escolas do campo : um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR
author Winchuar, Marcio José de Lima, 1986-
author_facet Winchuar, Marcio José de Lima, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Winchuar, Marcio José de Lima, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - Livros e leitura
Interesses na leitura
Leitura - Aspectos sociais
Educação
topic Aprendizagem - Livros e leitura
Interesses na leitura
Leitura - Aspectos sociais
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T18:46:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29T18:46:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69341
url https://hdl.handle.net/1884/69341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 242 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69341/1/R%20-%20T%20-%20MARCIO%20JOSE%20DE%20LIMA%20WINCHUAR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 668b54708d4ee767ef29720b6d3157ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898844545482752