A dimensão lúdica na regência de coro infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/39152
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
id UFPR_781a362da705b8b9267a874d6978e057
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39152
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gois, Micheline Prais de Aguiar MarimUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande2015-11-05T17:21:41Z2015-11-05T17:21:41Z2015http://hdl.handle.net/1884/39152Orientador : Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 27/02/2015Inclui referências : f. 177-185Resumo: A pesquisa teve por objetivo verificar o papel da ludicidade nas práticas musicais de regentes de coros infantis. Na pesquisa a ludicidade foi investigada a partir da prática pedagógica de regentes selecionados onde se abordou aspectos sobre sua formação, suas habilidades e competências, como utilizam e se apropriam de estratégias lúdicas para o ensaio do coro bem como as crianças avaliam e compreendem propostas lúdicas. O trabalho foi assim organizado: na primeira parte da pesquisa são apresentados conceitos e reflexões a cerca do regente de coro infantil numa perspectiva mais ampla que inclui as questões formativa, pedagógica e lúdica. A segunda parte consiste no delineamento metodológico onde foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa tendo como ferramentas de coleta de dados a observação dos ensaios de dois coros infantis e entrevista semiestruturada com o regente dos respectivos coros. Na terceira parte são apresentados os resultados obtidos na realização da pesquisa dialogando com a literatura pesquisada e os dados coletados. Nesta etapa verifica-se a dimensão lúdica na aprendizagem a partir das seguintes qualidades: (a) ter prazer funcional, (b) ser desafiadora, (c) criar possibilidades ou dispor delas, (d) possuir dimensão simbólica e (e) expressar-se de modo construtivo ou relacional apoiadas em Macedo (2005, 2006). Acredita-se por meio desta pesquisa, proporcionar aos regentes de coros e educadores musicais uma reflexão e discussão em busca de uma metodologia de trabalho que atenda às características socioculturais e cognitivas de seu grupo. Como conclusão, verifica-se a existência da dimensão lúdica como processo educacional e que esta supera o senso comum de ludicidade enquanto elemento complementar da educação deslocando-o para o centro da ação educativa promovendo a construção de conhecimento na música. Palavras-chave: Coral Infantil. Ludicidade e aprendizagem musical. Competências e habilidades na regência de coro infantil.Abstract: The research aimed to verify the role of playfulness in the musical practices of children's choir conductors. In this research, playfulness was investigated from the pedagogical practice of selected choir conductors, where I discussed issues about their training, their skills and expertise, how they use and appropriate playful strategies for choir practice and how children evaluate and understand playful proposals. The work was organized in three sections: the first part of the research presented concepts and reflections about the children's choir conductors in a broader perspective that includes the training, educational and recreational matters. The second part consists of the methodological design in which a case study was carried out with the qualitative approach, using data collection tools such as the observation of two children's choirs and semistructured interviews with the conductor of their choirs. The third section presents the results obtained from the research in dialogue with the literature and the data collected. At this stage it is verified the playful dimension in learning from the following qualities: (a) having functional pleasure, (b) being challenging, (c) creating opportunities or disposing of them, (d) having a symbolic dimension and (e) expressing themselves in a constructive or relational way supported by Macedo (2005, 2006). It is believed through this research, that we are providing choir conductors and music educators a reflection and discussion seeking a working methodology that meets the sociocultural and cognitive characteristics of their group. In conclusion, the existence of a playful dimension as an educational process is verified, and it exceeds the common sense of playfulness as a complementary element of education, moving it to the center of the educational activity, promoting the construction of knowledge in music. KEYWORDS: Children's Choir. Playfulness and musical learning. Skills and abilities in children's choir conducting.194 f.application/pdfDisponível em formato digitalMúsicaEscola de música - Instrução e estudoRegencia (Musica)A dimensão lúdica na regência de coro infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MICHELINE PRAIS DE AGUIAR MARIM GOIS.pdfapplication/pdf1684612https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39152/1/R%20-%20D%20-%20MICHELINE%20PRAIS%20DE%20AGUIAR%20MARIM%20GOIS.pdf997afcd4d729995d3a5b01dd3b138a48MD51open accessTEXTR - D - MICHELINE PRAIS DE AGUIAR MARIM GOIS.pdf.txtExtracted Texttext/plain399126https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39152/2/R%20-%20D%20-%20MICHELINE%20PRAIS%20DE%20AGUIAR%20MARIM%20GOIS.pdf.txt0777125a3fde8139d8adc881dfdd46e3MD52open accessTHUMBNAILR - D - MICHELINE PRAIS DE AGUIAR MARIM GOIS.pdf.jpgR - D - MICHELINE PRAIS DE AGUIAR MARIM GOIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39152/3/R%20-%20D%20-%20MICHELINE%20PRAIS%20DE%20AGUIAR%20MARIM%20GOIS.pdf.jpg1ad4b18dae2ebc57f59f2724f916ad0bMD53open access1884/391522016-04-07 05:10:55.033open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39152Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:10:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão lúdica na regência de coro infantil
title A dimensão lúdica na regência de coro infantil
spellingShingle A dimensão lúdica na regência de coro infantil
Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim
Música
Escola de música - Instrução e estudo
Regencia (Musica)
title_short A dimensão lúdica na regência de coro infantil
title_full A dimensão lúdica na regência de coro infantil
title_fullStr A dimensão lúdica na regência de coro infantil
title_full_unstemmed A dimensão lúdica na regência de coro infantil
title_sort A dimensão lúdica na regência de coro infantil
author Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim
author_facet Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande
contributor_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Escola de música - Instrução e estudo
Regencia (Musica)
topic Música
Escola de música - Instrução e estudo
Regencia (Musica)
description Orientador : Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-05T17:21:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-05T17:21:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/39152
url http://hdl.handle.net/1884/39152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 194 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39152/1/R%20-%20D%20-%20MICHELINE%20PRAIS%20DE%20AGUIAR%20MARIM%20GOIS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39152/2/R%20-%20D%20-%20MICHELINE%20PRAIS%20DE%20AGUIAR%20MARIM%20GOIS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39152/3/R%20-%20D%20-%20MICHELINE%20PRAIS%20DE%20AGUIAR%20MARIM%20GOIS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 997afcd4d729995d3a5b01dd3b138a48
0777125a3fde8139d8adc881dfdd46e3
1ad4b18dae2ebc57f59f2724f916ad0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860331343970304