Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27470 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva |
id |
UFPR_7839614fac0e5984a24e53dea49e963c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27470 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira Neto, Marcolino Gomes deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2020-09-30T14:11:11Z2020-09-30T14:11:11Z2012https://hdl.handle.net/1884/27470Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2012Bibliografia: fls. 177-185Resumo: Nessa dissertação analisamos dois materiais produzidos e publicados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, as Diretrizes Curriculares de Artes e Arte para a Educação Básica e o Livro Didático Público de Arte para o Ensino Médio, procurando identificar se são utilizadas ou não estratégias de hierarquização entre brancos/as e negros/as nessas publicações. A hipótese levantada era de que a estética e a cultura africana e afro-brasileira eram silenciadas nas duas publicações. O silêncio, nessa dissertação, foi tratado como uma das formas de operação da ideologia que procura manter e reproduzir relações de dominação. Para verificar tal hipótese, utilizamos o método conhecido por Hermenêutica de Profundidade, que possibilitou uma análise do texto e das imagens, estas presentes no Livro Didático Público de Arte para o Ensino Médio. Antes de analisarmos tais publicações, discutimos a presença negra na sociedade paranaense argumentando que essa sempre foi significativa, procurando entender o processo de embranquecimento e as estratégias para sua eliminação física e também da história oficial do estado. Essa discussão subsidiou a análise das duas publicações e acabou confirmando nossa hipótese de que poucas e superficiais são as referências à população negra, africana e brasileira. Em relação às poucas imagens que contemplam negros e negras, observamos que operam para ratificar visões estereotipadas e racistas, estabelecendo espaços específicos para a população negra em nossa sociedade e a população branca como representante natural da espécie humana. Nossa pesquisa confirma também que ainda opera em nosso sistema educacional um pensamento racializado que hierarquiza a arte e a cultura, sendo as de origem europeia, as mais valorizadas.Abstract: In this dissertation we analyze two materials produced and published by the Ministry of Education of Parana, the Curriculum Guidelines for the Arts and Art Education and Basic Public Art Textbook for Secondary Education, seeking to identify if (whether or not) strategies are used or not to rank among white and black people in those publications. The hypothesis was that the aesthetics and African culture and african-Brazilian were silenced in the two publications. The silence in this dissertation was treated as a form of operation of ideology that seeks to maintain and reproduce relations of domination. To verify this hypothesis we used the method known as Depth Hermeneutics which allowed an analysis of text and images, they present the Public Art Textbook for High School. Before reviewing these publications have discussed the black presence in Paraná society arguing that this was always significant, trying to understand the process of whitening and strategies for eliminating physical and also the official history of the state. This discussion has subsidized our analysis of the two publications just confirming our hypothesis that they are few and superficial references to black people, African and Brazilian. Regarding the few images that include black men and women, we observed that operate to ratify and racist stereotypes, establishing specific areas for the black population in our society and the white population as a natural representative of the human species. Our research also confirms that still operates in our educational system that ranks a racialized thinking art and culture, and those of European origin, the most valued.185 f. : il. [algumas color.], tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoArtes - CurriculosArtes - Livros didaticosRelações raciaisRacismo nos livros didaticosHermenêuticaIdeologiaEducaçãoArte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - OLIVEIRA NETO, MARCOLINO GOMES DE.pdfapplication/pdf3394594https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/1/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdff6a25493ea3bffded0085006231fe058MD51open accessTEXTR - D - OLIVEIRA NETO, MARCOLINO GOMES DE.pdf.txtExtracted Texttext/plain424384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/2/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.txtb3fbc85bc87aa12592f623fda330618dMD52open accessTHUMBNAILR - D - OLIVEIRA NETO, MARCOLINO GOMES DE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/3/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.jpga307a71fbd95c1440aee2652f900d4f7MD53open access1884/274702020-09-30 11:11:11.359open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27470Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-30T14:11:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná |
title |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná |
spellingShingle |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná Oliveira Neto, Marcolino Gomes de Dissertações - Educação Artes - Curriculos Artes - Livros didaticos Relações raciais Racismo nos livros didaticos Hermenêutica Ideologia Educação |
title_short |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná |
title_full |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná |
title_fullStr |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná |
title_full_unstemmed |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná |
title_sort |
Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná |
author |
Oliveira Neto, Marcolino Gomes de |
author_facet |
Oliveira Neto, Marcolino Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Neto, Marcolino Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- |
contributor_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Artes - Curriculos Artes - Livros didaticos Relações raciais Racismo nos livros didaticos Hermenêutica Ideologia Educação |
topic |
Dissertações - Educação Artes - Curriculos Artes - Livros didaticos Relações raciais Racismo nos livros didaticos Hermenêutica Ideologia Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-30T14:11:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-30T14:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27470 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
185 f. : il. [algumas color.], tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/1/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/2/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/3/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6a25493ea3bffded0085006231fe058 b3fbc85bc87aa12592f623fda330618d a307a71fbd95c1440aee2652f900d4f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860603885649920 |