Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Neto, Marcolino Gomes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27470
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva
id UFPR_7839614fac0e5984a24e53dea49e963c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27470
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira Neto, Marcolino Gomes deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2020-09-30T14:11:11Z2020-09-30T14:11:11Z2012https://hdl.handle.net/1884/27470Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2012Bibliografia: fls. 177-185Resumo: Nessa dissertação analisamos dois materiais produzidos e publicados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, as Diretrizes Curriculares de Artes e Arte para a Educação Básica e o Livro Didático Público de Arte para o Ensino Médio, procurando identificar se são utilizadas ou não estratégias de hierarquização entre brancos/as e negros/as nessas publicações. A hipótese levantada era de que a estética e a cultura africana e afro-brasileira eram silenciadas nas duas publicações. O silêncio, nessa dissertação, foi tratado como uma das formas de operação da ideologia que procura manter e reproduzir relações de dominação. Para verificar tal hipótese, utilizamos o método conhecido por Hermenêutica de Profundidade, que possibilitou uma análise do texto e das imagens, estas presentes no Livro Didático Público de Arte para o Ensino Médio. Antes de analisarmos tais publicações, discutimos a presença negra na sociedade paranaense argumentando que essa sempre foi significativa, procurando entender o processo de embranquecimento e as estratégias para sua eliminação física e também da história oficial do estado. Essa discussão subsidiou a análise das duas publicações e acabou confirmando nossa hipótese de que poucas e superficiais são as referências à população negra, africana e brasileira. Em relação às poucas imagens que contemplam negros e negras, observamos que operam para ratificar visões estereotipadas e racistas, estabelecendo espaços específicos para a população negra em nossa sociedade e a população branca como representante natural da espécie humana. Nossa pesquisa confirma também que ainda opera em nosso sistema educacional um pensamento racializado que hierarquiza a arte e a cultura, sendo as de origem europeia, as mais valorizadas.Abstract: In this dissertation we analyze two materials produced and published by the Ministry of Education of Parana, the Curriculum Guidelines for the Arts and Art Education and Basic Public Art Textbook for Secondary Education, seeking to identify if (whether or not) strategies are used or not to rank among white and black people in those publications. The hypothesis was that the aesthetics and African culture and african-Brazilian were silenced in the two publications. The silence in this dissertation was treated as a form of operation of ideology that seeks to maintain and reproduce relations of domination. To verify this hypothesis we used the method known as Depth Hermeneutics which allowed an analysis of text and images, they present the Public Art Textbook for High School. Before reviewing these publications have discussed the black presence in Paraná society arguing that this was always significant, trying to understand the process of whitening and strategies for eliminating physical and also the official history of the state. This discussion has subsidized our analysis of the two publications just confirming our hypothesis that they are few and superficial references to black people, African and Brazilian. Regarding the few images that include black men and women, we observed that operate to ratify and racist stereotypes, establishing specific areas for the black population in our society and the white population as a natural representative of the human species. Our research also confirms that still operates in our educational system that ranks a racialized thinking art and culture, and those of European origin, the most valued.185 f. : il. [algumas color.], tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoArtes - CurriculosArtes - Livros didaticosRelações raciaisRacismo nos livros didaticosHermenêuticaIdeologiaEducaçãoArte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - OLIVEIRA NETO, MARCOLINO GOMES DE.pdfapplication/pdf3394594https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/1/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdff6a25493ea3bffded0085006231fe058MD51open accessTEXTR - D - OLIVEIRA NETO, MARCOLINO GOMES DE.pdf.txtExtracted Texttext/plain424384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/2/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.txtb3fbc85bc87aa12592f623fda330618dMD52open accessTHUMBNAILR - D - OLIVEIRA NETO, MARCOLINO GOMES DE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/3/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.jpga307a71fbd95c1440aee2652f900d4f7MD53open access1884/274702020-09-30 11:11:11.359open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27470Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-30T14:11:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
title Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
spellingShingle Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
Oliveira Neto, Marcolino Gomes de
Dissertações - Educação
Artes - Curriculos
Artes - Livros didaticos
Relações raciais
Racismo nos livros didaticos
Hermenêutica
Ideologia
Educação
title_short Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
title_full Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
title_fullStr Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
title_full_unstemmed Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
title_sort Arte e silêncio : a arte africana e afro-brasileira nas diretrizes curriculares estaduais e no livro didático público de arte do Paraná
author Oliveira Neto, Marcolino Gomes de
author_facet Oliveira Neto, Marcolino Gomes de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Neto, Marcolino Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Artes - Curriculos
Artes - Livros didaticos
Relações raciais
Racismo nos livros didaticos
Hermenêutica
Ideologia
Educação
topic Dissertações - Educação
Artes - Curriculos
Artes - Livros didaticos
Relações raciais
Racismo nos livros didaticos
Hermenêutica
Ideologia
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-30T14:11:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-30T14:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27470
url https://hdl.handle.net/1884/27470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 185 f. : il. [algumas color.], tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/1/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/2/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27470/3/R%20-%20D%20-%20OLIVEIRA%20NETO%2c%20MARCOLINO%20GOMES%20DE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6a25493ea3bffded0085006231fe058
b3fbc85bc87aa12592f623fda330618d
a307a71fbd95c1440aee2652f900d4f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860603885649920