História, memória e designação na/da língua : institucionalização do Curso de Francês da UFPR )de 1938 a 2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, José Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80063
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Cleci Venturini
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spelling Petri, VerliUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasVenturini, Maria CleciMoreira, José Carlos2022-12-01T20:26:19Z2022-12-01T20:26:19Z2022https://hdl.handle.net/1884/80063Orientadora: Profa. Dra. Maria Cleci VenturiniCoorientadora: Profa. Dra. Verli Fátima Petri da SilveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 12/09/2022Inclui referênciasResumo: Esta tese centra-se no processo de Institucionalização do Curso de Francês/de Disciplinarização da Língua Francesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), trazendo a história e a memória do Curso, buscando destacar e colocar em suspenso as repetibilidades, as mudanças e as transformações constitutivas do processo do Curso, apontando as designações desde sua fundação em 1938 até o ano de 2020, ano 1 da Pandemia. Com base nos estudos da História das Ideias Linguísticas (HIL) e nos conceitos da Análise do Discurso (AD), é que esta tese se inscreve e se sustenta, pautada no período de formação e consolidação do Curso de Francês em funcionamento há mais de oitenta anos. Para construir um arquivo de leitura (PÊCHEUX, [1982] 1997), propomos recortar três momentos: o primeiro é a designação como Curso de Letras/Línguas Neolatinas; o segundo constitui-se pela designação Habilitações; e o terceiro é o ponto de chegada à designação Curso de Letras Português e Francês, a partir de 2020. O arquivo estrutura-se por: 1) documento Fundacional com o quadro das disciplinas; 2) anuários, boletins, fastos, relatórios, quadro de disciplina e resoluções que sinalizam para a alteração das designações do curso, das disciplinas e da faculdade/departamento/setor; e 3) documentos disponíveis em 2020, ano em que houve a mudança para Curso. Com esse vasto arquivo, foram selecionados recortes que compõem esta pesquisa de tese, enquanto corpus de análise. O primeiro recorte a ser analisado objetiva encaminhar para a retomada do percurso sócio-histórico do Curso de Francês e suas implicações nos processos de designação. Nesse recorte, recuperamos a fundação, em 1938, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) do Paraná, com a oferta de disciplinas do Curso de Francês e a indeterminação da designação do Curso como Línguas/Letras Neolatinas. Tais materialidades apontam para o que regulamenta, descreve e determina o modo de funcionamento institucional. O segundo recorte trabalha com as mudanças do nome do Curso, das disciplinas que o estruturam e da faculdade, que passa a ser dividida em departamentos. Fazem parte desse segundo movimento: resoluções, artigos, portarias e decretos indicando o funcionamento do Curso. O terceiro recorte ocupa-se da alteração do Curso ocorrida no espaço-tempo de 2020, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras Português e Francês Licenciatura com a oferta de disciplinas de 2020, bem como uma entrevista com a profa. Lúcia Cherem. A questão a ser respondida, tendo em vista o processo de formação, disciplinarização da Língua Francesa e da institucionalização do Curso, neste espaço-tempo é: como as repetibilidades, as mudanças e transformações em torno do funcionamento do Curso de Francês da UFPR se sustentam por suas designações ao longo do espaço-tempo compreendido entre 1938 e 2020? O Curso de Francês da UFPR passou por diferentes nomeações e designações, movimentos pelos quais se pode compreender o discurso sobre a disciplinarização da Língua Francesa e a institucionalização do Curso por uma perspectiva materialista, que envolve práticas sociais, históricas e discursivas requeridas pela formação social.Abstract: This thesis focuses on the process of Institutionalization of the French Language Course/Disciplinarization of the French Language of the Federal University of Paraná (UFPR), bringing the history and memory of the Course, seeking to highlight and put in suspension the repetitiveness, the changes and transformations constitutive of the process of the Course, pointing the designations since its foundation in 1938 until the year 2020, year 1 of the Pandemic. Based on the studies of the History of Linguistic Ideas (HIL) and on the concepts of Discourse Analysis (AD), this thesis is inscribed and sustained, based on the period of formation and consolidation of the French Course, in operation for over eighty years. To build a reading archive (PÊCHEUX, [1982] 1997), we propose to cut out three moments: the first is the designation as Course of Letters/Neolatin Languages; the second is constituted by the designation Habilitations; and the third is the point of arrival to the designation Course of Letters Portuguese and French, from 2020. The archive is structured by: 1) the Foundational document with the table of disciplines; 2) yearbooks, bulletins, fastos, reports, discipline table and resolutions that signal the alteration of the designations of the course, disciplines and faculty/department/sector; and 3) documents available in 2020, the year in which there was the change to Course. With this vast archive, clippings were selected to compose this thesis research, as corpus of analysis. The first section to be analyzed aims at resuming the socio-historical course of the French Course and its implications on the assignment processes. In this section, we recover the foundation, in 1938, of the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters (FFCL) of Paraná, with the offer of disciplines of the French Course and the indetermination of the designation of the Course as Neolatin Languages/Letters. Such materialities point to what regulates, describes and determines the mode of institutional functioning. The second section deals with the changes in the name of the course, the disciplines that structure it and the Faculty, which is now divided into departments. Part of this second movement are: resolutions, articles, ordinances and decrees indicating the Course's operation. The third section deals with the alteration of the Course that occurred in the time-space of 2020, involving the Pedagogical Project of the Course (PPC) of Degree in Portuguese and French with the offering of 2020 subjects, as well as an interview with teacher Lúcia Cherem. The question to be answered, in view of the process of formation, disciplinarization of the French Language and the institutionalization of the Course, in this space-time is: how the repetitiveness, changes and transformations around the functioning of the French Course at UFPR are sustained by their designations throughout the space-time between 1938 and 2020? The French Course at UFPR went through different names and designations, movements through which we can understand the discourse on the disciplinarization of the French Language and the institutionalization of the Course from a materialist perspective, which involves social, historical and discursive practices required by the social formationRésumé: Cette thèse se concentre sur le processus d'Institutionnalisation du Cours de Français / Disciplinarisation de la Langue Française de l'Université Fédérale du Paraná (UFPR), en apportant l'histoire et la mémoire du Cours, en cherchant à mettre en évidence et en suspension la répétitivité, les changements et les transformations constitutifs du processus du Cours, en pointant les désignations depuis sa fondation en 1938 jusqu'à l'année 2020, année 1 de la Pandémie. Basée sur les études de l'Histoire des Idées Linguistiques (HIL) et sur les concepts de l'Analyse du Discours (AD), cette thèse s'inscrit et se soutient, en s'appuyant sur la période de formation et de consolidation du Cours de Français, en activité depuis plus de quatre-vingts ans. Pour construire une archive de lecture (PÊCHEUX, [1982] 1997), nous proposons de découper trois moments: le premier est la désignation comme Cours de Lettres/Langues Néolatines; le deuxième est constitué par la désignation Habilitations; et le troisième est le point d'arrivée à la désignation Cours de Lettres Portugais et Français, à partir de 2020. Les archives sont structurées par: 1) le document de base avec le tableau des disciplines; 2) les annuaires, les bulletins, les fastos, les rapports, le tableau des disciplines et les résolutions qui signalent la modification des désignations du cours, des disciplines et de la faculté/département/secteur; et 3) les documents disponibles en 2020, année où il y a eu le changement de cours. Avec cette vaste archive, des découpages ont été sélectionnées pour composer cette recherche de thèse, comme corpus d'analyse. La première section à analyser vise à orienter vers la reprise du parcours socio-historique du Cours de Français et ses implications dans les processus de désignation. Dans cette section, nous récupérons la fondation, en 1938, de la Faculté de Philosophie, Sciences et Lettres (FFCL) du Paraná, avec l'offre de disciplines du Cours de Français et l'indétermination de la désignation du Cours comme Langues/Lettres Néo-latines. Ces matérialités mettent en évidence ce qui régule, décrit et détermine le mode de fonctionnement institutionnel. Le deuxième découpage porte sur les changements de nom du cours, les disciplines qui le structurent et de la Faculté, qui est désormais divisé en départements. Partie de ce deuxième mouvement: résolutions, articles, ordonnances et décrets indiquant le fonctionnement du Cours. La troisième section traite de la modification du cours survenue dans l'espace-temps de 2020, impliquant le Projet Pédagogique du Cours (PPC) de Licence en Lettres Portugais et Français avec l'offre de disciplines de 2020, ainsi qu'une interview avec la prof. Lúcia Cherem. La question à laquelle il faut répondre, compte tenu du processus de formation, de disciplinarisation de la langue française et d'institutionnalisation du Cours, dans cet espace-temps est: comment la répétitivité, les changements et les transformations autour du fonctionnement du Cours de français à l'UFPR sont soutenus par leurs désignations dans l'espace-temps entre 1938 et 2020? Le Cours de Français de l'UFPR a connu différents noms et désignations, mouvements par lesquels nous pouvons comprendre le discours sur la disciplinarisation de la Langue Française et l'institutionnalisation du Cours dans une perspective matérialiste, qui implique des pratiques sociales, historiques et discursives nécessaires à la formation sociale.1 recurso online : PDF.application/pdfUniversidade Federal do ParanáLíngua francesa - Estudo e ensinoLíngua francesa - HistóriaAnálise do discursoLetrasHistória, memória e designação na/da língua : institucionalização do Curso de Francês da UFPR )de 1938 a 2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSE CARLOS MOREIRA.pdfapplication/pdf11309992https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80063/1/R%20-%20T%20-%20JOSE%20CARLOS%20MOREIRA.pdf0fccfbc0c919c80e67faaa9506d2fc7fMD51open access1884/800632022-12-01 17:26:19.788open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80063Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T20:26:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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