A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Giancarlo Telles, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58295
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Andréa Doré
id UFPR_7a327ff74b846b8109a5d0c169dd9fb3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58295
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Giancarlo Telles, 1988-Doré, Andréa Carla, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História2019-05-18T14:29:16Z2019-05-18T14:29:16Z2018https://hdl.handle.net/1884/58295Orientadora: Profa. Dra. Andréa DoréDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 07/08/2018Inclui referências: p.80-84Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História por intermédio de simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo. Para tanto, trabalha-se com a interdisciplinaridade entre a história política e relações internacionais. Descreve-se a trajetória da história política, do auge ao declínio promovido pela crítica dos Annales, a sua posterior renovação como nova história política, dialogando com conceitos da ciência política e da sociologia. Analisase como são abordadas guerras nos livros didáticos do PNLD para o triênio 2018- 2020, destacando inexistir um conceito de guerra válido para todas os conflitos estudados. O produto pedagógico apresenta um roteiro da atividade, composto pela apresentação ao professor, ao aluno, o embasamento legal que dá respaldo à atividade. As etapas que compõem a atividade proporcionam um artigo sobre a Guerra do Golfo, textos sobre o surgimento da ONU, composição do Conselho de Segurança e funcionamento do poder veto, além de teorias e conceitos de relações internacionais. O principal ganho dos estudantes com a atividade não é o conhecimento histórico em si, mas a capacidade de argumentar e diálogo com colegas com opiniões contrárias mantendo o respeito, a tolerância e a civilidade. Palavras-chave: Ensino de História. Produção e difusão de narrativas históricas, cultura visual, mídias e linguagens. Guerra do Golfo. Simulação do Conselho de Segurança. Interdisciplinaridade.Abstract: This paper presents a methodological proposal of History teaching through a simulation of the United Nations Security Council during the Gulf War. For that, we work with the interdisciplinarity between political history and international relations. We describe the course of political history, from its peak to its decline brought by the Annales critique, until its subsequent renewal as new political history, dialoguing with concepts of both political science and sociology. This paper analyzes how wars are approached in the PNLD textbooks for the 2018-2020 triennium, highlighting that there is no concept of war valid for all the conflicts studied. The pedagogical product presents a script of the activity, composed by an introduction to the teacher and to the student, as well as its supporting legal foundation. The steps that make up the activity provide an article on the Gulf War, texts on the emergence of the UN, composition of the Security Council and functioning of the veto power, as well as theories and concepts of international relations. The main gain of students with the activity is not the historical knowledge itself, but the ability to argue and dialogue with colleagues who possess diverging opinions, while maintaining respect, tolerance and civility. Keywords: History Teaching. Production and Dissemination of Historical Narratives. Visual Culture, Media and Languages. Gulf War. Security Council Simulation. Interdisciplinarity.84 p. : il.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoHistóriaNações Unidas. Conselho de SegurançaCiências sociais - Métodos de simulaçãoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoGolfo Pérsico, Guerra do, 1991A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GIANCARLO TELLES OLIVEIRA.pdfapplication/pdf24320101https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58295/1/R%20-%20D%20-%20GIANCARLO%20TELLES%20OLIVEIRA.pdf2e5818a6f9a954c2e3948fb24c4a12eaMD51open access1884/582952019-05-18 11:29:17.042open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58295Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-18T14:29:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
title A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
spellingShingle A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
Oliveira, Giancarlo Telles, 1988-
Historia - Estudo e ensino
História
Nações Unidas. Conselho de Segurança
Ciências sociais - Métodos de simulação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Golfo Pérsico, Guerra do, 1991
title_short A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
title_full A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
title_fullStr A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
title_full_unstemmed A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
title_sort A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
author Oliveira, Giancarlo Telles, 1988-
author_facet Oliveira, Giancarlo Telles, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Doré, Andréa Carla, 1969-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Giancarlo Telles, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
História
Nações Unidas. Conselho de Segurança
Ciências sociais - Métodos de simulação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Golfo Pérsico, Guerra do, 1991
topic Historia - Estudo e ensino
História
Nações Unidas. Conselho de Segurança
Ciências sociais - Métodos de simulação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Golfo Pérsico, Guerra do, 1991
description Orientadora: Profa. Dra. Andréa Doré
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-18T14:29:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-18T14:29:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58295
url https://hdl.handle.net/1884/58295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 84 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58295/1/R%20-%20D%20-%20GIANCARLO%20TELLES%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e5818a6f9a954c2e3948fb24c4a12ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860875222515712