Saberes infantis construídos em tempos de distanciamento social : narrativas de crianças participantes de práticas online de judô
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78991 |
Resumo: | Orientadora:Profª. Drª. Marynelma Camargo Garanhani |
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Oliveira, Letícia Cardoso de, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-10-20T17:00:09Z2022-10-20T17:00:09Z2022https://hdl.handle.net/1884/78991Orientadora:Profª. Drª. Marynelma Camargo GaranhaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/07/2022Inclui referências: p. 99-105Resumo: O presente estudo trata-se de uma investigação interpretativa, com inspirações na etnografia aplicada ao estudo de culturas e comunidades online,construída com 7 criançascom idades entre 4 e 10 anos, praticantes de judô de uma academia particular da cidade de Curitiba-PR. A pesquisa foi construida a partir do seguinte questionamento: que saberes foram construídos pelas crianças em tempos de distanciamento social por meio das práticas online de judô? Como objetivo geral do estudo, buscou-se analisar saberes construídos pelas crianças em distanciamento social, por meio das práticas online de judô e, para isso, foi delimitado como objetivos específicos da pesquisa: Identificar, por meio da narrativa da criança, saberes do judô abordados em práticas online; Verificar, por meio da narrativa da criança, as relações entre saberes do judô com o cotidiano da vida em distanciamento social. Os referenciais teóricos são: autores da sociologia da infância, como Manuel J. Sarmento e William A. Corsaro, a teoria da relação com osaber de Bernard Charlot e sobre os saberes específicos do judô os escritos de Jigoro Kano. Devido as especificidades das pesquisas com crianças, fez-se uso dos seguintes instrumentos para a produção de dados:recursos de áudio, vídeo, registros escritos e de conversas. A análise por triangulação foi utilizada e os dados foram organizados em três categorias temáticas, sendo elas: Os princípios do judô me ensinam, O judô me ajudou, Responsabilidades de um judoca. Como conclusões, saberes infantis são os sentidos que as crianças constroem nas suas experiências, na vida cotidiana e nas suas relações. Dessa forma,as crianças construíram saberes relacionados às dimensões do saber descritas por Charlot, sendo: a dimensão social, por meio de saberes sobre respeito, amizade e tolerância; a dimensão epistêmica, por meio desaberes sobre elas mesmas, como lidar com frustrações, ter autocontrole e coragem;a dimensão de identidade,por meio desaberes para sua vida cotidiana e no judô, como cuidar dos seus pertences pessoais, colaborar nas atividades de casae amarrar a faixa do judô. Só foi possível registrar e compreender esse saberes por meio de uma escuta sensível, que busca fazer a análise além da linguagem oral, mas também dos olhares, dos gestos, da postura. E isso permitiu estabelecer uma aproximação ao universo infantil por meio das narrativas. Portanto, a narrativa poderá ser um procedimento metodológico para a produção de dados em pesquisas com crianças.Abstract: This study is an interpretive investigation, influenced by ethnography, applied to the study of cultures and online communities, composed of 7 children, aging 4 to 10 years old, judo practitioners of a private academy in Curitiba-PR. This research was based in the following question: what knowledge was built by children in times of social distancing through online judo practices? As a general objective of the study, we sought to analyze knowledge built by children in social distancing, through online judo practices and, for this, the specific objectives of the research were defined: Identify, through the child's narrative, judo knowledge addressed in online practices; To verify, through the child's narrative, the relationships between judo knowledge and daily life in social distancing.The theoretical references of the theory are: sociology childhood authors such as Manuel J. Sarmento and William A. Corsaro, the relationship with the knowledge concept by Bernard Charlot and on the specific knowledge of judo in the writings of Jigoro Kano. Due to the specificity of researches with children, the following instruments were used for data production: audio resources, video, written records and conversations. A triangulation analysis was used and organized into three thematic categories, namely: Judo principles teach me, Judo helped me and the responsibilities of a judo practitioner. As a conclusion, children's knowledge are the meanings built in their experiences, everyday life and in their relationships. So, they built knowledge related to the knowledge dimensions described by Charlot; social dimension: knowledge about respect, friendship and tolerance; epistemic dimension: knowledge about themselves, how to deal with frustrations, have self-control and courage; identity dimension: knowledge for their daily life and in judo, how to take care of their personal belongings, collaborate in home activities and tie the judo belt. It was only possible to register and understand this knowledge through observation and sensitive listening, which seeks to analyze beyond oral language, but also through looks, gestures, and posture. So, it was possible to establish an approach to the children's universe through storytelling. Therefore, the narrative may be a methodological procedure for the production of data in research with children.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino à distânciaJudoEsportesEducaçãoCrianças - Conhecimentos e aprendizagemSaberes infantis construídos em tempos de distanciamento social : narrativas de crianças participantes de práticas online de judôinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LETICIA CARDOSO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2559994https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78991/1/R%20-%20D%20-%20LETICIA%20CARDOSO%20DE%20OLIVEIRA.pdffd4d8b5020483de32cd2955b2cc1e35fMD51open access1884/789912022-10-20 14:00:09.634open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78991Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T17:00:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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