Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirino, Leila Cristina Mattei, 1976-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76372
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes Sá
id UFPR_7ad4ee62a000f22289c4e46120af3937
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76372
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cirino, Leila Cristina Mattei, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoSá, Ricardo Antunes de, 1962-2022-07-08T16:43:48Z2022-07-08T16:43:48Z2022https://hdl.handle.net/1884/76372Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes SáDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 22/02/2022Inclui referênciasResumo: O presente estudo apresentou como tema a organização, o planejamento e o desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar. A pesquisa emergiu da minha vivência profissional como pedagoga hospitalar e buscou uma aproximação com o fenômeno educacional para responder a questão: qual a especificidade do trabalho do pedagogo em relação à organização, ao planejamento e ao desenvolvimento do atendimento educacional hospitalar? Objetivou-se investigar o trabalho do pedagogo ao organizar, planejar e desenvolver o atendimento educacional hospitalar. Constituíram-se objetivos específicos: a) investigar as principais características e desafios do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar; b) identificar as intervenções pedagógicas basilares do trabalho do pedagogo hospitalar na articulação com as dimensões: a equipe multiprofissional, o estudante e a família, a escola de origem e os professores disciplinares; c) investigar se o pedagogo integra a equipe multiprofissional e como se configura a relação entre os profissionais da saúde e o trabalho do pedagogo no hospital; d) mapear e analisar as pesquisas acadêmicas que abordam o trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar. As reflexões basearam-se nos estudos de: Brzezinski (2011), Libâneo (2010), Sá (2000, 2012, 20019), Franco (2008), Túlio (2017), Pimenta (2012), Ortiz (1999), Matos; Mugiatti (2009), Gonzáles-Simancas; Polaino-Lorente (1990), Morin (2000, 2001, 2003, 2005a, 2005b). Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa (GATTI; ANDRÉ, 2011), iniciou no ano de 2019 e transcorreu até o ano de 2021, foi adotado como procedimentos metodológicos: a) estudo de revisão de literatura com pesquisa em base de dados; b) estudo empírico com levantamento de dados por questionário e entrevista semiestruturada, os participantes foram pedagogos da rede estadual de ensino do Paraná, em que atuam no Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar – SAREH. Para sistematização e análise dos dados foi empregado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016) e os Operadores Cognitivos do Pensamento Complexo (MORIN, 2001) contribuíram para interpretação dos dados. A investigação revelou que a especificidade do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar envolve: a) atenção à multidimensionalidade do estudante hospitalizado, por considerar a realidade educativa como elemento primordial para a organização dos processos pedagógicos; b) intervenção educativa integrada, por desenvolver ações integradas com a equipe multiprofissional; c) trabalho educativo intencional, por organizar os processos pedagógicos com um planejamento flexível e intencional. Pode-se reconhecer que o objeto profissional do pedagogo hospitalar não se difere do pedagogo escolar, por estar estruturado no princípio educacional, e não se confundindo com de outros profissionais do hospital. Identifica-se, ainda, que o trabalho do pedagogo ao organizar, planejar e desenvolver o atendiemnto educacional hospitalar, integra a saúde e a educação, por meio de uma teia de relações, ações e retroações, em um movimento de interação e de complementaridade das dimensões envolvidas em atenção à multidimensionalidade do estudante hospitalizado.Abstract: The theme introduced in this study was the organization, planning, and development of the pedagogue's work in hospital educational care. The research stemmed from my professional experience as a hospital educator and pursued an approach to the educational phenomenon to answer the question: what is the specificity of the pedagogue's work in relation to the organization, planning, and development of educational hospital care? The objective was to investigate the pedagogue's work in organizing, planning, and developing educational care in hospitals. The specific objectives were: a) to investigate the main characteristics and challenges of the pedagogue's work in the educational hospital care; b) to identify the basic pedagogical interventions of the hospital pedagogue's work in the articulation with the dimensions: the multiprofessional team, the student and the family, the school of origin and the disciplinary teachers; c) to investigate if the pedagogue integrates the multiprofessional team and how the relationship between the health professionals and the work of the pedagogue in the hospital is configured; d) to map and analyze the academic researches that approach the work of the pedagogue in the educational hospital care. The reflections were based on studies of: Brzezinski (2011), Libâneo (2010), Sá (2000, 2012, 20019), Franco (2008), Túlio (2017), Pimenta (2012), Ortiz (1999), Matos; Mugiatti (2009), Gonzáles-Simancas; Polaino-Lorente (1990), Morin (2000, 2001, 2003, 2005a, 2005b). This research is characterized as a qualitative approach research (GATTI; ANDRÉ, 2011), which started in 2019 and continued until 2021. The following methodological procedures were adopted: a) literature review study with database research; b) an empirical study with data collection through a questionnaire and semi-structured interviews, the participants were pedagogues from the state education system of Paraná who work in the Hospital Schooling Network Service – SAREH. The content analysis technique of Bardin (2016) was used to systematize and analyze the data, and the Complex Thought Cognitive Operators (MORIN, 2001) contributed to data interpretation. The investigation has shown that the specificity of the pedagogue's work in hospital educational care involves: a) attention to the multidimensionality of the hospitalized student, by considering the educational reality as a primordial element for the organization of pedagogical processes; b) integrated educational intervention, by developing integrated actions with the multiprofessional team; c) intentional educational work, by organizing the pedagogical processes with a flexible and intentional planning. One can recognize that the professional object of the hospital pedagogue is no different from that of the school pedagogue, since it is structured on the educational principle, and cannot be mistaken for that of other hospital professionals. Another point raised is that the pedagogue's work, when organizing, planning, and developing the hospital educational service, integrates health and education, by means of a web of relations, actions, and retroactions, in a movement of interaction and complementarity of the dimensions involved in the attention to the hospitalized student's multidimensionality.1 recurso online : PDF.application/pdfPedagogia humanistaPacientes - EducaçãoHumanização dos serviços de saúdeEscolas hospitalaresCrianças doentes - EducaçãoEducaçãoOrganização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LEILA CRISTINA MATTEI CIRINO.pdfapplication/pdf10030754https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76372/1/R%20-%20D%20-%20LEILA%20CRISTINA%20MATTEI%20CIRINO.pdf3f709d5dc82b1ad8118db1fab111dd66MD51open access1884/763722022-07-08 13:43:48.174open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76372Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-08T16:43:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
title Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
spellingShingle Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
Cirino, Leila Cristina Mattei, 1976-
Pedagogia humanista
Pacientes - Educação
Humanização dos serviços de saúde
Escolas hospitalares
Crianças doentes - Educação
Educação
title_short Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
title_full Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
title_fullStr Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
title_full_unstemmed Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
title_sort Organização, planejamento e desenvolvimento do trabalho do pedagogo no atendimento educacional hospitalar
author Cirino, Leila Cristina Mattei, 1976-
author_facet Cirino, Leila Cristina Mattei, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirino, Leila Cristina Mattei, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
contributor_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia humanista
Pacientes - Educação
Humanização dos serviços de saúde
Escolas hospitalares
Crianças doentes - Educação
Educação
topic Pedagogia humanista
Pacientes - Educação
Humanização dos serviços de saúde
Escolas hospitalares
Crianças doentes - Educação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes Sá
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T16:43:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-08T16:43:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76372
url https://hdl.handle.net/1884/76372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76372/1/R%20-%20D%20-%20LEILA%20CRISTINA%20MATTEI%20CIRINO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f709d5dc82b1ad8118db1fab111dd66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860441062768640