Lean thinking e design thinking : aproximação teóricas
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/43266 |
Resumo: | Orientador : Profª. Drª. Maria do Carmo Duarte Freitas |
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Bertão, Renato AntonioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da InformaçãoFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-2016-11-24T18:04:24Z2016-11-24T18:04:24Z2015http://hdl.handle.net/1884/43266Orientador : Profª. Drª. Maria do Carmo Duarte FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 04/08/2015Inclui referências : f. 184-188Resumo: O lean thinking e o design thinking são modos de pensar aplicados ao desenvolvimento, produção e gestão de bens e serviços. O primeiro articula-se em função da atribuição de valor pelo cliente e é voltado para a redução do desperdício. O segundo tem suas ações centradas no usuário e é voltado para a inovação. Baseando-se na análise dos seus princípios, este trabalho de pesquisa identifica as aproximações teóricas e as relações entre as duas áreas. A metodologia envolve a revisão de literatura e a análise qualitativa da amostra constituída pelos textos com os princípios do lean thinking e do design thinking e cinco artigos sobre cada um dos dois temas. O tratamento qualitativo dos dados utiliza a estratégia de codificação e pauta-se na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Para a operacionalização do trabalho de análise qualitativa por meio de codificação utiliza-se o software ATLAS.ti. Os diferentes níveis de codificação permitem identificar 12 aspectos de aproximação entre as duas áreas. Uma análise final desse conjunto leva aos cinco mais relevantes: cliente, experiência, iteração, inovação e valor. Desta análise também deriva uma convergência teórica que possibilita entender como estes aspectos se relacionam entre si em termos de identificação do agente, definição do processo e constituição do ativo. Também permite inferir que a atribuição de valor é o aspecto que estrutura as relações entre o lean thinking e o design thinking. Os resultados da pesquisa apresentam um novo olhar sobre a dinâmica das relações destas duas áreas e abrem horizontes para aplicação prática destas conexões assim como para novos estudos sobre o tema.Abstract: Lean thinking and design thinking are ways of thinking applied to the development, production and management of goods and services. The first is articulated according to the value assignment by the client and is aimed at reducing waste. The second has its actions focused on the user and is geared towards innovation. Based on the analysis of its principles, this research identifies the theoretical approaches and the relationship between the two areas. The methodology involves a literature review and a qualitative analysis of two texts with the principles of lean thinking and design thinking and five articles on each of the two themes. The qualitative data processing uses the coding strategy and is referenced on the Grounded Theory. In order to implement qualitative analytical work through coding is used ATLAS.ti software. The different levels of coding allow to identify 12 aspects of rapprochement between the two areas. From this set, a final analysis led to the five most relevant: customer, experience, iteration, innovation and value. This analysis also derives a theoretical convergence that enables to understand how these aspects relate to each other in terms of agent identification, process definition and constitution of assets. Also allows to infer that the value assignment is the aspect that structures the relationship between lean thinking and the design thinking. The research results present a fresh look at the dynamics of the relationship of these two areas and open horizons for practical application of these connections as well as for further studies on the subject.222 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digital658.4063Eficiencia organizacionalPensamento criativoDesenvolvimento organizacionalLean thinking e design thinking : aproximação teóricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - RENATO ANTONIO BERTAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43266/1/R%20-%20D%20-%20RENATO%20ANTONIO%20BERTAO.pdf.jpg698e0af2a277cfeb5dee1cacc8c5d02eMD51open accessTEXTR - D - RENATO ANTONIO BERTAO.pdf.txtExtracted Texttext/plain467149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43266/2/R%20-%20D%20-%20RENATO%20ANTONIO%20BERTAO.pdf.txt99ddc8c32505f978116c40a6e2067617MD52open accessORIGINALR - D - RENATO ANTONIO BERTAO.pdfapplication/pdf5933481https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43266/3/R%20-%20D%20-%20RENATO%20ANTONIO%20BERTAO.pdf307935f44a5f964ad2c2c5df70b9e32cMD53open access1884/432662016-11-24 16:04:24.858open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43266Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-11-24T18:04:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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