Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56334 |
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Straforin, Flávio RezendeAbib, Gustavo, 1977-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica2019-01-04T15:05:48Z2019-01-04T15:05:48Z2018https://hdl.handle.net/1884/56334Orientador : Gustavo AbibArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaInclui referênciasResumo : Acredita-se que a gestão do conhecimento é um instrumento importante para a criação e retenção do conhecimento nas empresas. Entretanto, muitas empresas ainda não possuem esse processo, o que tem dificultado a sua sobrevivência. Por outro lado, há empresas que já utilizam essa ferramenta para o seu crescimento e desenvolvimento. Considerando esses aspectos, este artigo tem como objetivo analisar a gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos e seus fornecedores. O tema é relevante, pois num mercado de alta competição quem não souber se preparar para vencer os desafios, acabará à margem da competitividade. Esta pesquisa é de caráter qualitativa e descritiva. É um estudo de caso e a análise obedeceu ao proposto por Silva (2002) e Nonaka e Takeuchi (1997) que elencaram algumas ações em relação à prática da gestão do conhecimento, tais como: aprendizagem organizacional; benchmarking; coachin; comunicação organizacional; comunidade de práticas, educação corporativa, gestão por competências, inteligência competitiva, gestão de relacionamento com o cliente, lições aprendidas, mapeamento dos processos, melhores práticas; memória organizacional, mentoring; normalização e padronização. Observou-se que a empresa já utiliza algumas práticas da gestão do conhecimento elencadas pela literatura e subsidia de forma eficiente suas relações com os fornecedores.16 p.application/pdfDisponível em formato digitalGestão do conhecimentoCosmeticos - IndústriaGestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FLAVIO REZENDE STRAFORIN.pdfapplication/pdf203380https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56334/1/R%20-%20E%20-%20FLAVIO%20REZENDE%20STRAFORIN.pdf17ade09bedd29c804c0db3900d033f5fMD51open access1884/563342019-01-04 13:05:48.126open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-01-04T15:05:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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