Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Straforin, Flávio Rezende
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56334
Resumo: Orientador : Gustavo Abib
id UFPR_7b75a7adb94037754bd22cc6b1f33eda
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56334
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Straforin, Flávio RezendeAbib, Gustavo, 1977-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica2019-01-04T15:05:48Z2019-01-04T15:05:48Z2018https://hdl.handle.net/1884/56334Orientador : Gustavo AbibArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão EstratégicaInclui referênciasResumo : Acredita-se que a gestão do conhecimento é um instrumento importante para a criação e retenção do conhecimento nas empresas. Entretanto, muitas empresas ainda não possuem esse processo, o que tem dificultado a sua sobrevivência. Por outro lado, há empresas que já utilizam essa ferramenta para o seu crescimento e desenvolvimento. Considerando esses aspectos, este artigo tem como objetivo analisar a gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos e seus fornecedores. O tema é relevante, pois num mercado de alta competição quem não souber se preparar para vencer os desafios, acabará à margem da competitividade. Esta pesquisa é de caráter qualitativa e descritiva. É um estudo de caso e a análise obedeceu ao proposto por Silva (2002) e Nonaka e Takeuchi (1997) que elencaram algumas ações em relação à prática da gestão do conhecimento, tais como: aprendizagem organizacional; benchmarking; coachin; comunicação organizacional; comunidade de práticas, educação corporativa, gestão por competências, inteligência competitiva, gestão de relacionamento com o cliente, lições aprendidas, mapeamento dos processos, melhores práticas; memória organizacional, mentoring; normalização e padronização. Observou-se que a empresa já utiliza algumas práticas da gestão do conhecimento elencadas pela literatura e subsidia de forma eficiente suas relações com os fornecedores.16 p.application/pdfDisponível em formato digitalGestão do conhecimentoCosmeticos - IndústriaGestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FLAVIO REZENDE STRAFORIN.pdfapplication/pdf203380https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56334/1/R%20-%20E%20-%20FLAVIO%20REZENDE%20STRAFORIN.pdf17ade09bedd29c804c0db3900d033f5fMD51open access1884/563342019-01-04 13:05:48.126open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56334Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-01-04T15:05:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
title Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
spellingShingle Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
Straforin, Flávio Rezende
Gestão do conhecimento
Cosmeticos - Indústria
title_short Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
title_full Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
title_fullStr Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
title_sort Gestão do conhecimento como vantagem competitiva numa indústria de cosméticos
author Straforin, Flávio Rezende
author_facet Straforin, Flávio Rezende
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abib, Gustavo, 1977-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica
dc.contributor.author.fl_str_mv Straforin, Flávio Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Cosmeticos - Indústria
topic Gestão do conhecimento
Cosmeticos - Indústria
description Orientador : Gustavo Abib
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-04T15:05:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-04T15:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56334
url https://hdl.handle.net/1884/56334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56334/1/R%20-%20E%20-%20FLAVIO%20REZENDE%20STRAFORIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17ade09bedd29c804c0db3900d033f5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860699871248384