Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorese, Sabrina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55917
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Valéria M. Rohrich Ferreira
id UFPR_7c1d3f99fe6a045bebe4559655c5d11b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55917
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fiorese, SabrinaFerreira, Valéria Milena RöhrichUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2018-11-20T11:48:50Z2018-11-20T11:48:50Z2018https://hdl.handle.net/1884/55917Orientadora: Profª. Drª. Valéria M. Rohrich FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2018Inclui referências: p.151-155Área de concentração: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade SocialResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as crianças se socializam em espaços institucionais e do bairro, verificando como esses espaços, e a própria atuação das crianças, colaboram na construção de suas redes de interdependência. Para essa análise foram necessários alguns referenciais teóricos que contribuíram ao longo de todo o trabalho, sendo eles: A Sociologia (Elias), Sociologia da Infância (Sarmento, Qvortrup e outros) e a Sociologia Urbana (Castells, Simmel, Oliveira e outros). A metodologia utilizada teve caráter qualitativo, por meio de análises de documentos e referenciais teóricos sobre a cidade de Curitiba e o bairro Tatuquara, 57 questionários respondidos por famílias de crianças moradoras da região, conversas com os agentes institucionais e conversa com as próprias crianças, no sentido de verificar como se posicionavam e os significados dados aos espaços que utilizavam. Dessa forma, verificou-se a existência de uma pluralidade de lugares utilizados por algumas crianças, sendo que muitos desses lugares apresentavam valores e práticas contraditórias. Os resultados obtidos evidenciaram que justamente as crianças que tinham a possibilidade de vivenciar os espaços do bairro ou realizavam atividades em diferentes instituições, muitas delas dissonantes, mostravam uma visão mais crítica com relação aos espaços e as questões sociais. Já as crianças que apresentavam menor mobilidade no bairro e na cidade e práticas em instituições muito consonantes, se posicionavam menos frente a essas questões. Em outras palavras, o acesso a uma diversidade maior de atividades e passeios pelos espaços do bairro proporcionam que a criança tenha mais lugares para atuar e se posicionar frente as questões sociais. Por último, todas as crianças da pesquisa agem, burlam e alteram os espaços institucionais, do bairro e da cidade, demonstrando redes de interdependência únicas e criativas. Palavras-chave: Infância. Bairro. Cidade. Instituições. Redes de Interdependência.Abstract: This research aims at analyzing how children socialize in institutional spaces and in the neighborhood. It verifies how these spaces and children's own acts collaborate in their web of interdependencies construction. The theoretical framework that was necessary to create this analysis is composed by the sociology (Elias), the sociology of childhood (Sarmento, Qvortrup and others) and the urban sociology (Castells, Simmel, Oliveira and others). The methodology that was used had a qualitative nature. It was done through the analysis of documents and theoretical framework about the city of Curitiba and the neighborhood called Tatuquara. Also, 57 questionnaires were answered by families of children who live in the region, and conversations with the institutional agents and the children themselves were done. The conversations with children themselves were done to verify how their positionings were as well as which meanings were given to the spaces they used. In this way, the existence of a plurality of places used by some children was verified, and many of these places presented contradictory values and practices. The results that were obtained demonstrated that the very children who both had the possibility of living the neighborhood spaces and did activities in different institutions (some of these activities being dissonant) showed a more critic view concerning spaces and social issues. However, the children who presented limited mobility both in the neighborhood and in the city as well as practices in too consonant institutions, had fewer positionings regarding the same issues. In other words, the access to a wider range of activities and strolls through the neighborhood spaces provide more situations in which children can act and establish positionings on social issues. Finally, all children researched act, outwit and change both the institutional and the neighborhood and city spaces, demonstrating webs of interdependencies that are unique and creative. Keywords: Childhood. Neighborhood. City. Institutions. webs of interdependencies.170 p. : il. (algumas color.).application/pdfFontes de Informação - InternetEducaçãoEducação - MetodologiaInfância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SABRINA FIORESE.pdfapplication/pdf4259470https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55917/1/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20FIORESE.pdf29a793d0581b312f8c01f566e41ba1c8MD51open access1884/559172018-11-20 09:48:50.591open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-11-20T11:48:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
title Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
spellingShingle Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
Fiorese, Sabrina
Fontes de Informação - Internet
Educação
Educação - Metodologia
title_short Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
title_full Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
title_fullStr Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
title_full_unstemmed Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
title_sort Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
author Fiorese, Sabrina
author_facet Fiorese, Sabrina
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ferreira, Valéria Milena Röhrich
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorese, Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes de Informação - Internet
Educação
Educação - Metodologia
topic Fontes de Informação - Internet
Educação
Educação - Metodologia
description Orientadora: Profª. Drª. Valéria M. Rohrich Ferreira
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-20T11:48:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-20T11:48:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55917
url https://hdl.handle.net/1884/55917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55917/1/R%20-%20D%20-%20SABRINA%20FIORESE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29a793d0581b312f8c01f566e41ba1c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898815956058112