Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbo, Fábio André Negri
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/26088
Resumo: Resumo: Este trabalho faz um estudo dos acidentes ocorridos na BR-277 no período de janeiro de 2007 a novembro de 2009, buscando relacionar os diferentes tipos de acidentes com as condições de pista, tipos de acostamento, condições meteorológicas, sentido da rodovia, entre outras. O método utilizado para determinar essas relações foi a Análise Fatorial. Os fatores agrupam as variáveis altamente correlacionadas em grupos e determina para cada um, indicadores (escores fatoriais) com os quais é possível determinar os quilômetros da rodovia mais perigosos de acordo com cada fator. Os dados utilizados nesse trabalho são compostos por 35 planilhas, cedidas pela Polícia Rodoviária Federal do estado do Paraná, sendo que cada planilha contém os dados (qualitativos e quantitativos) dos 10.096 acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e novembro de 2009. Dessas planilhas foi selecionado um conjunto de variáveis o qual foi discretizado, determinando uma matriz dicotômica e em seguida uma matriz de frequências, a qual foi utilizada na Análise Fatorial. A análise fatorial foi realizada em três diferentes períodos: entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, entre janeiro de 2009 e novembro de 2009 e em meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, com o objetivo de verificar se os fatores coincidem em cada análise. Em cada Análise Fatorial o número de variáveis é diferente, devido a não ocorrência de determinados tipos de acidente no período específico. Devido à grande quantidade de variáveis, a Análise Fatorial foi realizada mais de uma vez para cada período, sendo que somente a última Análise Fatorial foi interpretada e as anteriores feitas com objetivo de eliminar variáveis que eram pouco explicadas nos fatores obtidos. Como resultados pôde-se verificar, em todas as análises, que o quilômetro 584 (Cascavel - PR) é o mais problemático com relação ao número de acidentes, e que o condutor pode ser considerado o principal responsável por esses acidentes.
id UFPR_7c798bb0c39120717b39252218456e84
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26088
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Balbo, Fábio André NegriCumin, Liliana Madalena GramaniChaves Neto, Anselmo 1945-Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia2011-09-05T08:53:13Z2011-09-05T08:53:13Z2011-09-05http://hdl.handle.net/1884/26088Resumo: Este trabalho faz um estudo dos acidentes ocorridos na BR-277 no período de janeiro de 2007 a novembro de 2009, buscando relacionar os diferentes tipos de acidentes com as condições de pista, tipos de acostamento, condições meteorológicas, sentido da rodovia, entre outras. O método utilizado para determinar essas relações foi a Análise Fatorial. Os fatores agrupam as variáveis altamente correlacionadas em grupos e determina para cada um, indicadores (escores fatoriais) com os quais é possível determinar os quilômetros da rodovia mais perigosos de acordo com cada fator. Os dados utilizados nesse trabalho são compostos por 35 planilhas, cedidas pela Polícia Rodoviária Federal do estado do Paraná, sendo que cada planilha contém os dados (qualitativos e quantitativos) dos 10.096 acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e novembro de 2009. Dessas planilhas foi selecionado um conjunto de variáveis o qual foi discretizado, determinando uma matriz dicotômica e em seguida uma matriz de frequências, a qual foi utilizada na Análise Fatorial. A análise fatorial foi realizada em três diferentes períodos: entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, entre janeiro de 2009 e novembro de 2009 e em meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, com o objetivo de verificar se os fatores coincidem em cada análise. Em cada Análise Fatorial o número de variáveis é diferente, devido a não ocorrência de determinados tipos de acidente no período específico. Devido à grande quantidade de variáveis, a Análise Fatorial foi realizada mais de uma vez para cada período, sendo que somente a última Análise Fatorial foi interpretada e as anteriores feitas com objetivo de eliminar variáveis que eram pouco explicadas nos fatores obtidos. Como resultados pôde-se verificar, em todas as análises, que o quilômetro 584 (Cascavel - PR) é o mais problemático com relação ao número de acidentes, e que o condutor pode ser considerado o principal responsável por esses acidentes.application/pdfTesesAnálise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_Fabio_Balbo.pdfapplication/pdf12608619https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/1/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf2bf24c7ee86991788788af0e574273d3MD51open accessTEXTDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.txtDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.txtExtracted Texttext/plain189855https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/2/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf.txt7600f9b9b2ea17185bfdfb28556e6360MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.jpgDissertacao_Fabio_Balbo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/3/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf.jpgc8b6a4cba861f04500363d6285a737acMD53open access1884/260882016-04-07 07:43:50.678open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:43:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
spellingShingle Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
Balbo, Fábio André Negri
Teses
title_short Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_full Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_fullStr Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_full_unstemmed Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
title_sort Análise multivariada aplicada aos acidentes da Br-277 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009
author Balbo, Fábio André Negri
author_facet Balbo, Fábio André Negri
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cumin, Liliana Madalena Gramani
Chaves Neto, Anselmo 1945-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbo, Fábio André Negri
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
topic Teses
description Resumo: Este trabalho faz um estudo dos acidentes ocorridos na BR-277 no período de janeiro de 2007 a novembro de 2009, buscando relacionar os diferentes tipos de acidentes com as condições de pista, tipos de acostamento, condições meteorológicas, sentido da rodovia, entre outras. O método utilizado para determinar essas relações foi a Análise Fatorial. Os fatores agrupam as variáveis altamente correlacionadas em grupos e determina para cada um, indicadores (escores fatoriais) com os quais é possível determinar os quilômetros da rodovia mais perigosos de acordo com cada fator. Os dados utilizados nesse trabalho são compostos por 35 planilhas, cedidas pela Polícia Rodoviária Federal do estado do Paraná, sendo que cada planilha contém os dados (qualitativos e quantitativos) dos 10.096 acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e novembro de 2009. Dessas planilhas foi selecionado um conjunto de variáveis o qual foi discretizado, determinando uma matriz dicotômica e em seguida uma matriz de frequências, a qual foi utilizada na Análise Fatorial. A análise fatorial foi realizada em três diferentes períodos: entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, entre janeiro de 2009 e novembro de 2009 e em meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) entre janeiro de 2007 e novembro de 2009, com o objetivo de verificar se os fatores coincidem em cada análise. Em cada Análise Fatorial o número de variáveis é diferente, devido a não ocorrência de determinados tipos de acidente no período específico. Devido à grande quantidade de variáveis, a Análise Fatorial foi realizada mais de uma vez para cada período, sendo que somente a última Análise Fatorial foi interpretada e as anteriores feitas com objetivo de eliminar variáveis que eram pouco explicadas nos fatores obtidos. Como resultados pôde-se verificar, em todas as análises, que o quilômetro 584 (Cascavel - PR) é o mais problemático com relação ao número de acidentes, e que o condutor pode ser considerado o principal responsável por esses acidentes.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-05T08:53:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-09-05T08:53:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/26088
url http://hdl.handle.net/1884/26088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/1/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/2/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26088/3/Dissertacao_Fabio_Balbo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bf24c7ee86991788788af0e574273d3
7600f9b9b2ea17185bfdfb28556e6360
c8b6a4cba861f04500363d6285a737ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898872830820352