A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58524 |
Resumo: | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza |
id |
UFPR_7cef8cadabb3bd58ed2093fcd475af81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58524 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pires, Regiane Plantes, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas EducacionaisSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2020-02-12T19:30:11Z2020-02-12T19:30:11Z2018https://hdl.handle.net/1884/58524Orientador : Ângelo Ricardo de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : Esta pesquisa intitulada como "A eleição para Diretores Escolares e a Gestão Democrática da Educação" tem por objetivo de estudo examinar como a forma de provimento da função de diretores/as vem se estruturando no município de Piraquara, bem como analisar se os diversos segmentos da comunidade escolar compreendem a eleição como um mecanismo na configuração dos princípios democráticos na gestão, no recorte dos processos de eleição de 2015 e 2017. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas análises de documentos, como as leis que normatizaram os processos de eleição, análises das atas finais dos processos eleitorais das escolas selecionadas e dos decretos e dados coletados por meio de entrevistas pautadas e roteiro semi-estruturado. O município de Piraquara tem, desde 2001, normatização que rege o processo de escolha de diretor por meio de eleições nas instituições de ensino público municipal. Partindo das contribuições e dos aportes teóricos de alguns autores como Paro (1996, 2002) e Souza (2006, 2009) foram abordados informações à respeito do conceito de gestão democrática como a realização de ações coletivas no espaço da escola. O percurso da gestão democrática no universo educacional com base nas legislações a partir da Constituição Federal de 1988 e outras leis que foram sendo criadas para regulamentar e trazer para a prática a legislação vigente também foram abordados tendo em vista explorar as formas de provimento ao cargo de diretor escolar com ênfase no processo de eleição como um dos instrumentos da gestão democrática de ensino. Na sequência, realizou-se a coleta de dados por meio das entrevistas e análise, com vistas à compreensão da comunidade escolar em relação ao processo de escolha para diretor escolar e a gestão democrática. Os resultados apontam algumas dificuldades a serem superadas como o período de realização do processo considerado curto pelas famílias e a participação em assembleias e momentos de discussões para conhecimento das propostas. No entanto, o processo de eleição realizado no município favorece o exercício da participação e a oportunidade de escolha do dirigente escolar. O município de Piraquara tem legislação específica para a função de diretor das instituições de ensino. Dessa forma, pode-se dizer que a escolha do diretor, por meio de eleição, tem confluência com os princípios de gestão democrática.Abstract : This research entitled "Election for School Directors and the Democratic Management of Education" aims to study how the role of directors is structured in the city of Piraquara, as well as to analyze if the various segments of the school community understands the election as a mechanism in the configuration of democratic principles in the management, in the period between 2015 and 2017 of the election processes. For the accomplishment of this research it was used document analyzes, such as the laws that normalized the election processes; it was used also, analyzes of the final minutes of the electoral processes of the selected schools and the decrees and data collected through scheduled interviews and semistructured script. Since 2001, the municipality of Piraquara has a standardization which governs the process of choosing a director through elections in municipal public education institutions. Based on the contributions and theoretical input of some authors such as Paro (1996, 2002) and Souza (2006, 2009), information about the concept of democratic management as the accomplishment of collective actions in the school space were approached. The democratic management path in the educational universe based on legislation from the Federal Constitution of 1988 and other laws that were being created to regulate and bring to practice the current legislation were also approached in order to explore the ways of filling the position of school director with an emphasis on the election process as one of the instruments of democratic management of education. Afterwards, the data were collected through interviews and analysis, aiming to understand the school community in relation to the process of school director choice and the democratic management. The results point to some difficulties to be overcome such as the period of realization of the process, that is considered short by the families and the participation in assemblies and discussion moments for the knowledge of the proposals. However, the election process carried out in the municipality enhance the exercise of participation and the opportunity of choosing the school leader. The municipality of Piraquara has specific legislation for the role of educational institutions director. In this way, it can be said that the director's choice, by means of election, has confluence with the principles of democratic management.68 p.application/pdfGestão democrática - Escolas publicasDiretores escolares - EleiçõesA eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - REGIANE PLANTES PIRES.pdfapplication/pdf915780https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58524/1/R%20-%20E%20-%20REGIANE%20PLANTES%20PIRES.pdfcfe05813e98fddcfa04fe6ff4af89bc5MD51open access1884/585242020-02-12 16:30:11.132open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58524Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-12T19:30:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação |
title |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação |
spellingShingle |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação Pires, Regiane Plantes, 1983- Gestão democrática - Escolas publicas Diretores escolares - Eleições |
title_short |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação |
title_full |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação |
title_fullStr |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação |
title_full_unstemmed |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação |
title_sort |
A eleição para diretores escolares e a gestão democrática da educação |
author |
Pires, Regiane Plantes, 1983- |
author_facet |
Pires, Regiane Plantes, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Regiane Plantes, 1983- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- |
contributor_str_mv |
Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática - Escolas publicas Diretores escolares - Eleições |
topic |
Gestão democrática - Escolas publicas Diretores escolares - Eleições |
description |
Orientador : Ângelo Ricardo de Souza |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-12T19:30:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-12T19:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/58524 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/58524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
68 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58524/1/R%20-%20E%20-%20REGIANE%20PLANTES%20PIRES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfe05813e98fddcfa04fe6ff4af89bc5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898906637959168 |