Autoestima e avaliar-se : caracterização e proposta de um programa para adolescentes em conflito com e lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parapinski, Renata Teixeira, 1997-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78745
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca
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spelling Parapinski, Renata Teixeira, 1997-Strapasson, Bruno Angelo, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaDe Luca, Gabriel Gomes, 1983-2022-09-27T11:34:00Z2022-09-27T11:34:00Z2022https://hdl.handle.net/1884/78745Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de LucaCoorientador: Prof. Dr. Bruno Angelo StrapassonDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 30/06/2022Inclui referênciasResumo: Adolescentes em conflito com a lei costumam apresentar uma medida negativa sobre si, dado a interação com o contexto social brasileiro, permeado por diferentes fatores de risco, como preconceito, exclusão escolar e dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Essa avaliação negativa é associada ao processo de "autoestima", inviabilizando que esses indivíduos identifiquem suas potencialidades, determinantes de seus comportamentos e possibilidades de desenvolvimento. No entanto, há pouca clareza de como a autoestima pode ser compreendida como um comportamento, uma vez que muitos entendimentos sobre ela são mentalistas. A partir disso, foi objetivo caracterizar a classe geral de comportamento "avaliar-se" e elaborar um programa de contingências para desenvolver essa classe de comportamento em jovens em privação de liberdade. Para isso, dois estudos foram realizados. O primeiro, de caracterização da classe geral de comportamento, viabilizou identificar as classes de comportamentos que constituem a classe geral "avaliar-se". Como resultados, foram identificadas 201 classes de comportamentos, que foram organizadas em classes de comportamentos mais amplas e em diferentes graus de abrangência. A identificação das classes menos abrangentes que constituem a classe geral "avaliar-se" contribui para aumentar a clareza sobre o que pode ser entendido como "autoestima" e aumenta a probabilidade de que intervenções desenvolvidas acerca desse comportamento tenham objetivos claros e sejam eficientes, uma vez que a ênfase das intervenções costuma estar voltada na aplicação de testes e desenvolvimento de atividades. A caracterização da classe geral de comportamento "avaliar-se", em vez de "autoestima" ou "estimar-se", contribui para a compreensão de que esse repertório envolve além de medidas "fatalistas" que o indivíduo atribui ao próprio repertório, mas também a clareza em relação a própria história vida (contingências que incidiram sobre o próprio comportamento) e a criação ou exposição a condições para desenvolvimento de comportamentos de valor. O segundo estudo, cuja função é a elaboração de um programa de ensino, viabilizou, a partir da caracterização da classe geral de comportamento "avaliar-se", a seleção de comportamentos-objetivo para o programa de ensino, sequenciamento dos comportamentos-objetivo em 15 encontros e proposição de condições de ensino para desenvolvimento da classe geral de comportamentos "avaliar-se" em adolescentes em conflito com a lei com base nos próprios comportamentos caracterizados. Ainda que o programa seja descrito de forma inicial, a explicitação dos comportamentos-objetivo e o planejamento das condições de ensino contribuem para que essa classe de comportamento seja ensinada para adolescentes em privação de liberdade e outras populações que apresentem uma medida negativa sobre si, o que aumenta a probabilidade de os indivíduos apresentarem uma medida sobre si mais coerente com o próprio repertório comportamental e desenvolvam comportamentos que favoreçam o acesso a diferentes consequências reforçadoras.Abstract: Adolescents in conflict with the law usually show a negative measure of themselves, given the interaction with the Brazilian social context, permeated by social inequality and prejudice. This denial is associated with the process of "self-esteem", making it impossible for these assessments to indicate their potential, determinants of their models and development possibilities. However, there is little of how self-esteem can once be understood as a behavior, many mentalistic understandings of it. Based on this, the general class of behavior "assessing oneself" was characterized and a contingency program was developed to develop this class of behavior in young people in deprivation of liberty. For this, two studies were carried out. The first, characterizing the general class of behavior, made it possible to identify the classes of behaviors that constitute the general class "to assess oneself". As a result, 201 behavior classes were identified, which were organized into broader behavior classes and at different degrees of coverage. The identification of the less comprehensive classes that constitute the general class "assessing oneself" contributes to increasing clarity about what can be understood as "self-esteem" and increases the probability that interventions developed around this behavior have clear objectives and are efficient, as since the emphasis of the interventions is usually focused on the application of tests and the development of activities. The characterization of the general class of behavior "evaluating oneself", instead of "self-esteem" or "esteeming oneself", contributes to the understanding that this repertoire involves not only "fatalistic" measures that the individual attributes to his/her own repertoire, but also clarity regarding their own life history (contingencies that affected their own behavior) and the creation or exposure to conditions for the development of valuable behaviors. The second study, whose function is the elaboration of a teaching program, made it possible, from the characterization of the general class of behavior "to assess oneself", the selection of goal-behaviours for the teaching program, sequencing of the goal-behaviours in 15 encounters and proposition of teaching conditions for the development of the general class of behaviors "to assess oneself" in adolescents in conflict with the law based on their own characterized behaviors. Although the program is initially described, the explanation of the objective behaviors and the planning of teaching conditions contribute to the teaching of this class of behavior to adolescents in deprivation of liberty and other populations that present a negative measure of themselves, the that increases the probability that individuals present a measure of themselves that is more coherent with their own behavioral repertoire and develop behaviors that favor access to different reinforcing consequences.1 recurso online : PDF.application/pdfAutoestima em adolescentesAdolescentesPsicologiaAutoestima e avaliar-se : caracterização e proposta de um programa para adolescentes em conflito com e leiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RENATA TEIXEIRA PARAPINSKI.pdfapplication/pdf4702291https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78745/1/R%20-%20D%20-%20RENATA%20TEIXEIRA%20PARAPINSKI.pdfe99dc26b1b32353badf1077d8fe15647MD51open access1884/787452022-09-27 08:34:00.28open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78745Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-27T11:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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