Abordagem de avaliação do desempenho de infraestrutura de escolas (InfraEs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Eduarda Lauck
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83457
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Adriana de Paula Lacerda Santos
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-Machado, Eduarda Lauck2023-07-18T15:04:15Z2023-07-18T15:04:15Z2023https://hdl.handle.net/1884/83457Orientadora: Profa. Dra. Adriana de Paula Lacerda SantosTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Defesa : Curitiba, 28/03/2023Inclui referências: p. 83-97Resumo: A avaliação da condição das edificações escolares é essencial para que o ativo do edifício seja capaz de apoiar as principais atividades de uma escola, garantindo um ambiente de aprendizado de qualidade aos usuários. Desta forma, o objetivo da presente tese foi propor uma abordagem de avaliação do desempenho de infraestrutura de escolas (InfraEs) da educação básica no Brasil, visando os processos de manutenção e conservação. Neste trabalho o design science research foi o método empregado para criação do artefato. Para alcançar o objetivo principal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura de trabalhos acadêmicos, juntamente com uma revisão de normas e diretrizes nacionais e internacionais, para identificação dos critérios que devem ser considerados numa avaliação de desempenho de infraestrutura escolar. Observou-se com a pesquisa que as normas e orientações brasileiras em relação ao desempenho e conservação de escolas estão defasadas, algumas normas possuem mais de 20 anos, o que aponta uma necessidade de revisão dessas orientações. Desta revisão, foram identificados 71 subcritérios, agrupados em 12 critérios em função de suas correlações: instalações, acabamentos, segurança contra incêndio, conforto térmico, acústico e visual, infraestrutura, sustentabilidade, habitabilidade, fatores externos, segurança (da escola e do aluno) e ambientes. Após a identificação, a ponderação desses critérios foi realizada, por meio do método Delphi. Para essa etapa, foram selecionados 6 especialistas com formação em engenharia civil e atuação em prefeituras municipais, de quatro cidades diferentes com experiência em projetos, conservação e manutenção da infraestrutura escolar. Um estudo piloto foi realizado para testar os critérios analisados e a forma de aplicação dos checklists desenvolvidos, por meio da coleta de dados em 5 escolas de uma cidade da Região Metropolitana de Curitiba-PR. Neste estudo piloto buscou-se avaliar principalmente os critérios relacionados ao conforto do ambiente interno. Na sequência foi proposto uma forma de mensuração do desempenho que consiste na soma ponderada das avaliações de cada critério, considerando que para cada realidade, diferentes critérios podem ser analisados. Foi ainda realizada a aplicação da abordagem para avaliação do desempenho de oito edificações escolares, também na região metropolitana de Curitiba-PR, com o intuito de testar o protocolo de coleta de dados para avaliação. A aplicação da abordagem atingiu o objetivo de englobar todos os aspectos da edificação e de uma forma viável de avaliação, considerando que se baseou em uma inspeção visual e preenchimento dos protocolos estabelecidos que facilitam a avaliação da edificação escolar e mensuração dos critérios qualitativos. A abordagem desenvolvida (InfraEs) permite que seja possível a aplicação em ambientes escolares, não exigindo equipamentos sofisticados, uma vez que, baseados nas pesquisas sobre métodos de avaliação, propõe-se que a avalição seja realizada por meio de inspeção visual e utilização de checklists, abordando questões técnicas da edificação em si, do entorno e de funcionamento da escola. A originalidade desta pesquisa está na proposta de desenvolver uma abordagem de avaliação que considera critérios de conforto do ambiente escolar, a condição da edificação e suas manifestações patológicas, por meio de inspeções visuais e protocolos de avaliação quantitativos e qualitativos.Abstract: Assessing the condition of school buildings is essential for the building asset to be able to support the main activities of a school, ensuring a quality learning environment for users. Thus, the objective of this thesis was to propose an approach to evaluate the performance of infrastructure in schools (InfraEs) of basic education in Brazil, aiming at maintenance and conservation processes. In this assignment, design science research was the method used to create the artifact. To achieve the main objective, a systematic review of the literature of academic works was carried out, together with a review of national and international norms and guidelines, to identify the criteria that should be considered in an evaluation of the performance of school buildings. It was observed with the research that the Brazilian norms and guidelines regarding the performance and conservation of schools are very outdated, some norms are more than 20 years old, which points to a need to review these guidelines. From this review, 71 sub-criteria were identified, grouped into 12 criteria according to their correlations: facilities, finishes, fire safety, thermal, acoustic and visual comfort, infrastructure, sustainability, habitability, external factors, safety (of the school and the student) and environments. After identification, the weighting of these criteria was performed using the Delphi method. For this stage, 6 specialists with training in civil engineering and experience in city halls, from four different cities, with experience in design, conservation and maintenance of school buildings were selected. A pilot study was carried out to test the analyzed criteria and the way of applying the developed checklists, through the collection of data in 5 schools in a city in the Metropolitan Region of Curitiba-PR. In this pilot study, we sought to evaluate mainly the criteria related to the comfort of the indoor environment. Next, a form of performance measurement was proposed that consists of the weighted sum of the evaluations of each criterion, considering that for each reality, different criteria can be analyzed. The approach to evaluate the performance of eight school buildings was also applied, also in the metropolitan region of Curitiba-PR, in order to test the data collection protocol for evaluation. The application of the approach achieved the objective of encompassing all aspects of the building and in a viable form of evaluation, considering that it was based on a visual inspection and completion of established protocols that facilitate the evaluation of the school building and measurement of qualitative criteria. The developed approach (InfraEs) allows the application in several schools, not requiring sophisticated equipment, since, based on research on evaluation methods, it is proposed that the evaluation be carried out through visual inspection and use of checklists, addressing technical issues of the building itself, the surroundings and the functioning of the school. The originality of this research lies in the proposal to develop an evaluation approach that considers comfort criteria of the school environment, the condition of the building and its pathological manifestations, through visual inspections and quantitative and qualitative evaluation protocols.1 recurso online : PDF.application/pdfEdifícios escolaresEdificaçõesEngenharia CivilAbordagem de avaliação do desempenho de infraestrutura de escolas (InfraEs)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDUARDA LAUCK MACHADO.pdfapplication/pdf29099519https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83457/1/R%20-%20T%20-%20EDUARDA%20LAUCK%20MACHADO.pdf1f77e00612d46bfe6b8e5b2358e9a662MD51open access1884/834572023-07-18 12:04:15.756open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83457Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-18T15:04:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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