A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germinari, Geyso Dongley
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24209
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_7dc5a4f12bd6b99f8492c54063fdc37b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24209
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Germinari, Geyso DongleySchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-30T13:57:12Z2020-07-30T13:57:12Z2010https://hdl.handle.net/1884/24209Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/02/2010Bibliografia: fls. 162-168Resumo: A investigação tem como tema a relação entre a história da cidade, a consciência histórica de jovens escolarizados e a formação de identidades acerca da cidade de Curitiba-Pr. O objetivo da investigação foi analisar de que forma a consciência histórica de jovens escolarizados que vivem em Curitiba expressa suas identidades em relação à cidade de Curitiba. O estudo enquadra-se no domínio cientifico da Educação Histórica, cuja atenção volta-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, tomou como referência principal à teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente, a ideia de consciência histórica, que, segundo este autor, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e tem como funções ssenciais a orientação temporal e a criação de identidades individuais e coletivas. Este trabalho indica que há contradições entre a história vivida pelos jovens da pesquisa e a articulação entre a sua consciência do passado da cidade, fortemente matizada pelo processo de escolarização e pelo discurso oficial sobre a cidade, e a formação das suas identidades de pertencimento à cidade Curitiba. Esta tese de doutorado foi desenvolvida na linha de Pesquisa Cultura Escola e Ensino, do programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.Abstract: The research theme is the relationship between the city's history, taking as its object of study the historical consciousness of young people in education and training of their identities on the city of Curitiba-Pr. The goal is to analyze the identity of High School Students who live in Curitiba expresses the historical consciousness of the city of Curitiba. The study is part of the scientific field of Historical Education, whose attention has turned to the systematic knowledge of the historical ideas of students and teachers took as the main theory of history Jörn Rüsen particularly the idea of historical consciousness, which ccording to this author articulates how the past experience and present and future fields of action as directed by the past, and its essential functions temporal orientation and the creation of individual and collective identities. This work indicates that there are inconsistencies between the story as experienced by young people in research and the links between their awareness of the city's past, strongly tinged with the chooling process and the official discourse about the city, and the formation of their identities belonging to Curitiba. This thesis was developed in line with School Culture Research and Teaching Program Graduate Education, Federal University of Parana.186 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação de adultos - Curitiba (PR)Jovens - IdentidadeEducaçãoA história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTexto1.pdfapplication/pdf2369962https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/1/Texto1.pdf6d24d661b5fd9b3dbdc5fa9028f3860dMD51open accessTEXTTexto1.pdf.txtExtracted Texttext/plain313002https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/2/Texto1.pdf.txtecfb92da5a1a936946a85e3a47347397MD52open accessTHUMBNAILTexto1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/3/Texto1.pdf.jpg5b8022ba21b5d6ab9d633a969e00f0e6MD53open access1884/242092020-07-30 10:57:12.079open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24209Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-30T13:57:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
title A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
spellingShingle A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
Germinari, Geyso Dongley
Educação de adultos - Curitiba (PR)
Jovens - Identidade
Educação
title_short A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
title_full A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
title_fullStr A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
title_full_unstemmed A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
title_sort A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
author Germinari, Geyso Dongley
author_facet Germinari, Geyso Dongley
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Germinari, Geyso Dongley
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos - Curitiba (PR)
Jovens - Identidade
Educação
topic Educação de adultos - Curitiba (PR)
Jovens - Identidade
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-30T13:57:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-30T13:57:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24209
url https://hdl.handle.net/1884/24209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 186 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/1/Texto1.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/2/Texto1.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/3/Texto1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d24d661b5fd9b3dbdc5fa9028f3860d
ecfb92da5a1a936946a85e3a47347397
5b8022ba21b5d6ab9d633a969e00f0e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860516025466880