A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24209 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
id |
UFPR_7dc5a4f12bd6b99f8492c54063fdc37b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24209 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Germinari, Geyso DongleySchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-30T13:57:12Z2020-07-30T13:57:12Z2010https://hdl.handle.net/1884/24209Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/02/2010Bibliografia: fls. 162-168Resumo: A investigação tem como tema a relação entre a história da cidade, a consciência histórica de jovens escolarizados e a formação de identidades acerca da cidade de Curitiba-Pr. O objetivo da investigação foi analisar de que forma a consciência histórica de jovens escolarizados que vivem em Curitiba expressa suas identidades em relação à cidade de Curitiba. O estudo enquadra-se no domínio cientifico da Educação Histórica, cuja atenção volta-se ao conhecimento sistemático das ideias históricas de alunos e professores, tomou como referência principal à teoria da história de Jörn Rüsen, particularmente, a ideia de consciência histórica, que, segundo este autor, articula o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados pelo passado, e tem como funções ssenciais a orientação temporal e a criação de identidades individuais e coletivas. Este trabalho indica que há contradições entre a história vivida pelos jovens da pesquisa e a articulação entre a sua consciência do passado da cidade, fortemente matizada pelo processo de escolarização e pelo discurso oficial sobre a cidade, e a formação das suas identidades de pertencimento à cidade Curitiba. Esta tese de doutorado foi desenvolvida na linha de Pesquisa Cultura Escola e Ensino, do programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.Abstract: The research theme is the relationship between the city's history, taking as its object of study the historical consciousness of young people in education and training of their identities on the city of Curitiba-Pr. The goal is to analyze the identity of High School Students who live in Curitiba expresses the historical consciousness of the city of Curitiba. The study is part of the scientific field of Historical Education, whose attention has turned to the systematic knowledge of the historical ideas of students and teachers took as the main theory of history Jörn Rüsen particularly the idea of historical consciousness, which ccording to this author articulates how the past experience and present and future fields of action as directed by the past, and its essential functions temporal orientation and the creation of individual and collective identities. This work indicates that there are inconsistencies between the story as experienced by young people in research and the links between their awareness of the city's past, strongly tinged with the chooling process and the official discourse about the city, and the formation of their identities belonging to Curitiba. This thesis was developed in line with School Culture Research and Teaching Program Graduate Education, Federal University of Parana.186 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação de adultos - Curitiba (PR)Jovens - IdentidadeEducaçãoA história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTexto1.pdfapplication/pdf2369962https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/1/Texto1.pdf6d24d661b5fd9b3dbdc5fa9028f3860dMD51open accessTEXTTexto1.pdf.txtExtracted Texttext/plain313002https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/2/Texto1.pdf.txtecfb92da5a1a936946a85e3a47347397MD52open accessTHUMBNAILTexto1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/3/Texto1.pdf.jpg5b8022ba21b5d6ab9d633a969e00f0e6MD53open access1884/242092020-07-30 10:57:12.079open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24209Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-30T13:57:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados |
title |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados |
spellingShingle |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados Germinari, Geyso Dongley Educação de adultos - Curitiba (PR) Jovens - Identidade Educação |
title_short |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados |
title_full |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados |
title_fullStr |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados |
title_full_unstemmed |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados |
title_sort |
A história da cidade, consciência histórica e identidades de jovens escolarizados |
author |
Germinari, Geyso Dongley |
author_facet |
Germinari, Geyso Dongley |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germinari, Geyso Dongley |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos - Curitiba (PR) Jovens - Identidade Educação |
topic |
Educação de adultos - Curitiba (PR) Jovens - Identidade Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-30T13:57:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-30T13:57:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24209 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
186 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/1/Texto1.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/2/Texto1.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24209/3/Texto1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d24d661b5fd9b3dbdc5fa9028f3860d ecfb92da5a1a936946a85e3a47347397 5b8022ba21b5d6ab9d633a969e00f0e6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898771284623360 |