Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fabíola Caldeira de Medeiros, 1976-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73211
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Dr.ª Natália Rese
id UFPR_7dce601d8ef6143c14405f81609b0e24
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73211
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rocha, Fabíola Caldeira de Medeiros, 1976-Roglio, Karina de Dea, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoRese, Natália, 1982-2022-02-15T18:15:05Z2022-02-15T18:15:05Z2021https://hdl.handle.net/1884/73211Orientadora: Prof.ª. Dr.ª Natália ReseCoorientadora: Prof.ª Dr.ª Karina De Déa RoglioDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 12/03/2021Inclui referências: p. 125-131Resumo: O organizational wrongdoing, também tratado como má conduta organizacional (organizational misconduct), tem recebido ampla atenção pelas novas formas de mídia, assim como pelos meios mais tradicionais de comunicação (TREVINO, 1986; GREVE; PALMER; POZNER, 2010; PALMER; SMITH-CROWE; GREENWOOD, 2016a; HERSEL et al., 2019). No entanto, a maior parte dos pesquisadores, com o apoio da imprensa popular, aborda o fenômeno como uma transgressão da linha que separa o certo e o errado, tratando-o como um comportamento individual anormal nas organizações (PALMER, 2013). Esta visão dominante dos estudos organizacionais, pressupõe que o wrongdoing/misconduct seja periférico e/ou raro e percebido, de certo modo, como desvio do comportamento socialmente aceitável. Entretanto, esta pesquisa reflete o problema de outra maneira, e assume o organizational wrongdoing/misconduct como um fenômeno normalizado (PALMER, 2013). Assumir o wrongdoing dessa maneira, significa compreender que tais comportamentos desviantes podem ser resultado da radicalização do contexto competitivo e do arranjo institucional no qual as organizações estão inseridas, fazendo com que pessoas consideradas íntegras quando imersas nesses arranjos institucionais e no exercício de suas funções estejam engendradas em condutas organizacionais erradas (GREVE; PALMER; POZNER, 2010; PALMER; SMITHCROWE; GREENWOOD, 2016). Face a essa problemática e cenário de pesquisa, o questionamento proposto por Bertero (2012, p. 12) sobre o ensino de ética nos negócios, parece ainda não ter sido respondido: "O comportamento ético de um futuro executivo pode ser moldado por meio de conhecimento acadêmico aplicado?". Em decorrência desse questionamento, outros tantos emergem, mas um em especial motiva essa nossa discussão aqui: como - em termos de conhecimento e entendimento sobre conduta ética - os estudantes de administração adentram ao mundo organizacional? Estão preparados para lidar com um arranjo institucional que os colocará frente a um contexto ético desafiador? Isto posto, este trabalho, portanto, parte do pressuposto de que os atos de wrongdoing/misconduct são frutos de uma estrutura social mais ampla e não exclusivamente do comportamento individual dos agentes. Para se realizar um trabalho como este, em que se assume o organizational wrongdoing/misconduct como um fenômeno normalizado e enraizado por práticas sociais que o sustentam, busca-se compreender, a partir da sociologia praxiológica bourdieusiana, como se constrói a formação ética dos estudantes de Administração, considerando, as práticas sociais de ensino e aprendizagem adotadas em Escolas de Administração. Sendo assim, adota-se o construtivismo estrutural como dimensão epistemológica orientadora. De cunho explicativo, tangenciada pelo paradigma construtivista, esta pesquisa adota abordagem qualitativa, a partir da ontologia historicista do pensamento bourdieusiano, bem como por sua metodologia da ação. Neste sentido, optou-se, como método a observação do fenômeno: a formação ética do estudante de administração, a partir do seu habitus orientador. O habitus, portanto, configura-se como o nível de análise desta investigação, compreendido a partir das narrativas dos agentes imersos no campo. Neste intento, utilizou-se como fonte de dados algumas das vozes do campo manifestadas em entrevistas qualitativas, com base na acessibilidade dos docentes, discentes e coordenadores dos cursos de Administração; adicionalmente, utilizaram- se documentos públicos e/ou acessados por meio de contato com instituições. A técnica para coleta dos dados foi a de entrevista semiestruturada, visto que se entende que o campo é aberto, e aspectos não previstos podem emergir. Deste modo, intenciona-se oferecer contribuições que possam encorajar, em termos teóricos e práticos, ações particulares que apontem para um caminho regenerativo dos tecidos sociais e organizacionais; assumindo, inclusive, que esta não é uma tarefa simples - mas é urgente.Abstract: Organizational wrongdoing, also treated as organizational misconduct (organizational misconduct), has received wide attention by new forms of media, as well as by more traditional means of communication (TREVINO, 1986; GREVE; PALMER; POZNER, 2010; PALMER; SMITH- CROWE; GREENWOOD, 2016a; HERSEL et al., 2019). However, most researchers, with the support of the popular press, approach the phenomenon as a transgression of the line that separates right and wrong, treating it as an abnormal individual behavior in organizations (PALMER, 2013). This dominant view of organizational studies presupposes that wrongdoing / misconduct is peripheral and / or rare and perceived, in a way, as a deviation from socially acceptable behavior. However, this research reflects the problem in another way, and assumes the organizational wrongdoing / misconduct as a normalized phenomenon (PALMER, 2013). To assume wrongdoing in this way, means to understand that such deviant behaviors may be the result of the radicalization of the competitive context and the institutional arrangement in which organizations are inserted, making people considered integral when immersed in these institutional arrangements and in the exercise of their functions are engendered. in wrong organizational conduct (GREVE; PALMER; POZNER, 2010; PALMER; SMITHCROWE; GREENWOOD, 2016). In view of this problematic and research scenario, the questioning proposed by Bertero (2012, p. 12) on the teaching of ethics in business, still seems not to have been answered: "The ethical behavior of a future executive can be shaped through applied academic knowledge?" As a result of this questioning, many others emerge, but one in particular motivates our discussion here: how - in terms of knowledge and understanding of ethical conduct - do business students enter the organizational world? Are you prepared to deal with an institutional arrangement that will put you in a challenging ethical context? That said, this work, therefore, is based on the assumption that wrongdoing / misconduct acts are the result of a broader social structure and not exclusively of the agents' individual behavior. In order to carry out a work like this, in which the organizational wrongdoing / misconduct is assumed as a normalized phenomenon and rooted in social practices that support it, we seek to understand, from the Bourdieusian praxeological sociology, how the students' ethical formation is constructed of Administration, considering the social teaching and learning practices adopted in Business Schools. Thus, structural constructivism is adopted as the guiding epistemological dimension. Explanatory in nature, touched by the constructivist paradigm, this research adopts a qualitative approach, based on the historicist ontology of Bourdieusian thought, as well as its action methodology. In this sense, the observation of the phenomenon was chosen as a method: the ethical training of the management student, based on his guiding habitus. The habitus, therefore, is configured as the level of analysis of this investigation, understood from the narratives of agents immersed in the field. In this attempt, it was used as source of data some of the voices of the field manifested in qualitative interviews, based on the accessibility of the professors, students and coordinators of the Administration courses; additionally, public documents and / or accessed through contact with institutions were used. The technique for data collection was semi-structured interview, since it is understood that the field is open, and unforeseen aspects may emerge. In this way, it is intended to offer contributions that can encourage, in theoretical and practical terms, particular actions that point to a regenerative path of social and organizational fabrics; even assuming that this is not a simple task - but an urgent one.1 arquivo (131 p.) : il.application/pdfAdministraçãoEnsinoAprendizagemÉticaAdministraçãoFormação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIOLA CALDEIRA DE MEDEIROS ROCHA.pdfapplication/pdf1621297https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73211/1/R%20-%20D%20-%20FABIOLA%20CALDEIRA%20DE%20MEDEIROS%20ROCHA.pdf87408c52816516d48c588b90382ebb69MD51open access1884/732112022-02-15 15:15:05.43open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73211Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-15T18:15:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
title Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
spellingShingle Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
Rocha, Fabíola Caldeira de Medeiros, 1976-
Administração
Ensino
Aprendizagem
Ética
Administração
title_short Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
title_full Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
title_fullStr Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
title_full_unstemmed Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
title_sort Formação ética em administração : silêncio ou desídea? Um estudo das práticas sociais de ensino-aprendizagem à luz da perspectiva bourdieusiana
author Rocha, Fabíola Caldeira de Medeiros, 1976-
author_facet Rocha, Fabíola Caldeira de Medeiros, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Roglio, Karina de Dea, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fabíola Caldeira de Medeiros, 1976-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rese, Natália, 1982-
contributor_str_mv Rese, Natália, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino
Aprendizagem
Ética
Administração
topic Administração
Ensino
Aprendizagem
Ética
Administração
description Orientadora: Prof.ª. Dr.ª Natália Rese
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T18:15:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T18:15:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73211
url https://hdl.handle.net/1884/73211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (131 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73211/1/R%20-%20D%20-%20FABIOLA%20CALDEIRA%20DE%20MEDEIROS%20ROCHA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87408c52816516d48c588b90382ebb69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860247792386048