Confiança humana em inteligência artificial : estudo de casos em empresas do setor automotivo que adotam IA na forma robótica, virtual e embutida
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/82951 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Farley Simon Mendes Nobre |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoNobre, Farley Simon, 1971-Goulart, Patrícia Valério2023-06-05T14:23:29Z2023-06-05T14:23:29Z2023https://hdl.handle.net/1884/82951Orientador: Prof. Dr. Farley Simon Mendes NobreDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 17/04/2023Inclui referênciasResumo: Contexto: A adoção de Inteligência Artificial (IA) se tornou cada vez mais presente nas organizações. Contudo, nem todas elas estão preparadas para as transformações causadas pelo uso dessa tecnologia que, de certa forma, pode executar funções de um ser humano. Publicações teóricas recentes apontam que um dos grandes desafios nesse campo se refere à compreensão de como a adoção de IA nas organizações afeta a confiança das pessoas que a utilizam e abrem uma lacuna de pesquisa no que se refere aos estudos empíricos sobre esse tema. Objetivo: Por conseguinte, esta dissertação tem como objetivo geral compreender empiricamente os fatores (cognitivos e emocionais) que afetam a confiança humana em IA nas organizações. Métodos/resultados: A metodologia de pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa e envolve duas etapas distintas. Por se tratar de um tema emergente, primeiramente, o presente estudo buscou (i) identificar na literatura quais são os fatores que afetam a confiança humana em IA nas organizações. Para responder a esta pergunta, conduziu-se Revisão Integrativa (RI) para identificar e definir os diferentes fatores considerados pelas organizações no que tange a confiança em IA. Resultados e análises da RI permitiram a identificação de fatores que afetam a adoção de IA nas organizações, a exemplo de similaridade com comportamentos humanos, presença física, complexidade da tarefa, além de relacionar estes fatores aos diferentes tipos de IA (Robô, Agentes Virtuais e Bot/Embutida). Em seguida, conduziu-se estudo de casos múltiplos para (ii) compreender quais são os fatores que influenciam a confiança humana em IA em empresas do setor automotivo e como estes fatores se relacionam aos diferentes tipos de IA (Robô, Agentes Virtuais e Bot/Embutida). O setor automotivo foi selecionado por se apresentar como pioneiro e influenciador na adoção de IA, tanto em seus processos produtivos quanto nos seus produtos. Nesta segunda etapa, buscou-se compreender em que grau os fatores identificados na RI foram verificados no estudo de casos. Contribuições: A partir da RI, foram elaborados dois quadros. O primeiro quadro apresenta uma síntese da evolução dos conceitos de confiança humana, IA e fatores cognitivos e emocionais. O segundo quadro integra os principais fatores cognitivos e emocionais identificados na literatura e que influenciam confiança humana em IA nas organizações. A partir do estudo de casos, elaborou-se um terceiro quadro que contextualiza vantagens e desafios na adoção de IA em organizações do setor automotivo. Esta dissertação contribui para o avanço de pesquisas sobre confiança humana em IA abordando uma importante questão social e tecnológica sob perspectivas teórica e empírica. Seus resultados auxiliam gestores com informações sobre os fatores que afetam a adoção de IA nas organizações e abre novas frentes de pesquisa futura sobre a adoção de IA em outros setores industriais. O presente estudo se limita ao setor automotivo de um país emergente e pode também ser estendido em pesquisas comparativas que envolvem países de regiões globais diversas.Abstract: Context: The adoption of Artificial Intelligence (AI) has become increasingly present in organizations. However, not all of them are prepared for the transformations caused by the use of this technology that, in a way, can perform functions of a human being. Recent theoretical publications point out that one of the great challenges in this field refers to understanding how the adoption of AI in organizations affects the trust of the people who use it and open a research gap regarding empirical studies on this topic. Objective: Therefore, this dissertation aims to empirically understand the factors (cognitive and emotional) that affect human trust in AI in organizations. Methods/results: The research methodology is characterized as exploratory and qualitative and involves two distinct stages. As this is an emerging topic, first, this study sought to (i) identify in the literature which factors affect human trust in AI in organizations. To answer this question, an Integrative Review (IR) was conducted to identify and define the different factors considered by organizations regarding trust in AI. IR results and analyzes allowed the identification of factors that affect the adoption of AI in organizations, such as similarity with human behavior, physical presence, task complexity, in addition to relating these factors to the different types of AI (Robot, Virtual Agents and Bot/Embedded). Then, a multiple case study was conducted to (ii) understand what are the factors that influence human trust in AI in companies in the automotive sector and how these factors are related to different types of AI (Robot, Virtual Agents and Bot/ built-in). The automotive sector was selected for presenting itself as a pioneer and influencer in the adoption of AI, both in its production processes and in its products. In this second stage, we sought to understand to what degree the factors identified in the IR were verified in the case studies. Contributions: Based on the IR, two tables were created. The first table presents a synthesis of the evolution of the concepts of human trust, AI and cognitive and emotional factors. The second table integrates the main cognitive and emotional factors identified in the literature and that influence human trust in AI in organizations. Based on the case studies, a third table was created that contextualizes the advantages and challenges of adopting AI in organizations in the automotive sector. This dissertation contributes to the advancement of research on human trust in AI by addressing an important social and technological issue from theoretical and empirical perspectives. Its results help managers with information about the factors that affect the adoption of AI in organizations and open new fronts for future research on the adoption of AI in other industrial sectors. The present study is limited to the automotive sector of an emerging country and can also be extended in comparative research involving countries from different global regions.1 recurso online : PDF.application/pdfInteligência artificialIndústria automobilísticaProcesso decisórioAdministração de EmpresasConfiança humana em inteligência artificial : estudo de casos em empresas do setor automotivo que adotam IA na forma robótica, virtual e embutidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PATRICIA VALERIO GOULART.pdfapplication/pdf2188439https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82951/1/R%20-%20D%20-%20PATRICIA%20VALERIO%20GOULART.pdfedb3ab4d06d2cc7d74808c7bb8686d1dMD51open access1884/829512023-06-05 11:23:29.244open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82951Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-05T14:23:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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