Suporte social familiar e expressão de habilidades socioemocionais do jovem adulto superdotado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Christianne R. Storrer de, 1976-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72724
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Maria de Fátima Joaquim Minetto
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spelling Oliveira, Christianne R. Storrer de, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-2022-04-07T12:11:21Z2022-04-07T12:11:21Z2021https://hdl.handle.net/1884/72724Orientadora: Prof. Dra. Maria de Fátima Joaquim MinettoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 03/03/2021Inclui referências: p. 81-89Resumo: A literatura da área das Altas Habilidades/Superdotação é rica em conteúdos referentes aos fatores cognitivos da superdotação, contudo, muitas vezes deixa em segundo plano as investigações que ressaltam os fatores não-cognitivos. Entre esses fatores está o desenvolvimento socioemocional do superdotado - tema cercado de mitos, eventualmente corroborados pelas pesquisas. Estas expressam resultados antagônicos: algumas associam os desajustamentos emocionais à alta capacidade intelectual; outras relacionam habilidades intelectuais acima da média como fator de proteção ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Uma vez que a literatura empírica carece de produções que envolvam, simultaneamente, os elementos família, superdotação e habilidades socioemocionais, esta pesquisa objetivou verificar as relações entre o suporte social familiar e o desenvolvimento e a expressão das habilidades socioemocionais de jovens adultos superdotados. O método apresenta o desenho não-experimental, transversal, de alcance correlacional. Os participantes foram quatro adultos jovens superdotados, com idade entre 19 e 22 anos. A coleta de dados foi realizada em modo remoto, com suporte de recursos online. Os instrumentos escolhidos para a investigação foram: Questionário Sociodemográfico, as Escalas de Qualidade na Interação Familiar, o Inventário de Percepção de Suporte Familiar e o Inventário de Habilidades Sociais-2. Também foram instrumentos desta pesquisa, com fins de coleta de material qualitativo, os relatórios/pareceres de avaliação dos participantes e uma entrevista semiestruturada. Verificou-se a validade da proposta de realizar a investigação dos aspectos da interação familiar pelo viés da percepção do superdotado, mais especificamente analisando as relações entre o ambiente familiar e o desenvolvimento das competências sociais, que foi alcançada utilizando os instrumentos elencados. Ainda no que concerne aos resultados, foi possível apurar que, diante da exposição, na infância e adolescência, a práticas educativas parentais positivas, há um cerco de fatores protetivos ao desenvolvimento socioemocional destes indivíduos, ampliandose as oportunidades de expressão destas habilidades. Também foi perceptível o elo entre práticas parentais negativas, baixo suporte familiar e déficit nas habilidades sociais. Salienta-se que o precoce senso de identidade do superdotado pode ser visto como elemento protetivo ao seu desenvolvimento socioemocional. Além disso, o suporte social, encontrado em outros ambientes de lazer e estudo do indivíduo superdotado, é tido como coadjuvante no desenvolvimento das habilidades sociais. Notou-se a importância da participação em atendimento educacional especializado, para fins de construção da identidade de superdotado e consequente melhor desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Na análise geral dos dados, foi possível confirmar que a superdotação pode ser compreendida como um fator de proteção ao desenvolvimento e consequente expressão saudável das habilidades socioemocionais no jovem superdotado adulto. Indica-se a possibilidade de novas pesquisas, que contem com amostragem mais ampla, além da possibilidade de extensão para outras regiões do país.Abstract: The literature in the area of Giftedness is rich in content regarding the cognitive factors of giftedness, however many times leave the investigations that highlight noncognitive factors in the background. Among these factors is the socio-emotional development of the gifted - theme surrounded by myths, eventually corroborated by researches. These researches express antagonistic results: some associate emotional maladjustments with high intellectual capacity; others relate associate above-average intellectual skills as a protective factor for the development of socio-emotional skills. Since the empirical literature lacks productions that simultaneously involve the elements of family, giftedness, and socio-emotional skills, this research aimed to verify the relationship between family social support and the development and expression of the socio-emotional skills of gifted young adults. The method presents a nonexperimental, cross-sectional design with a correlational scope. The participants were four gifted young adults, aged between 19 and 22 years. Data collection was performed remotely, with support for online resources. The instruments chosen for the investigation were: Sociodemographic Questionnaire, Family Interaction Quality Scales, Family Support Perception Inventory, and the Social Skills Inventory-2. Instruments of this research were also used to collect qualitative material, the reports of the participants' assessment, and a semi-structured interview. The validity of the proposal to investigate aspects of family interaction through the perception of the gifted was verified, more specifically analyzing for the relationships between the family environment and the development of social skills, which was achieved using the listed instruments. Still, regarding the results, it was possible to ascertain that, in the face of exposure, in childhood and adolescence, to positive parenting educational practices, there is a siege of protective factors to the socioemotional development of these individuals, expanding the opportunities for expression of these skills. There was also a noticeable link between negative parenting practices, low family support, and a deficit in social skills. It should be noted that the gifted's early sense of identity can be seen as a protective element to their socio-emotional development. In addition, social support, found in other leisure environments and the study of the gifted individual, is seen as an adjunct to the development of social skills. The importance of participating in specialized educational assistance was noticed to build identity while gifted and consequent better development of socio-emotional skills. In the general analysis of the data, it can be confirmed that giftedness can be understood as a protective factor for the development and consequent healthy expression of socioemotional skills in gifted young adults. The possibility of further research is indicated, with a wider sample, in addition to the possibility of extension to other regions of the country.1 arquivo (127 p.) : PDF.application/pdfSuperdotadosSuperdotados - EducaçãoEducação especialEmoçoes e cogniçaoEducaçãoSuporte social familiar e expressão de habilidades socioemocionais do jovem adulto superdotadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CHRISTIANNE DO ROCIO STORRER DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf6830525https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72724/1/R%20-%20D%20-%20CHRISTIANNE%20DO%20ROCIO%20STORRER%20DE%20OLIVEIRA.pdf489b860615b1afaa8b174e16a5fc37a4MD51open access1884/727242022-04-07 09:11:21.577open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72724Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-07T12:11:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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