Partidos digitais na América Latina : estratégias de ação política digital nos sistemas partidários latino-americanos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/65966 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Soares Braga |
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Rocha, Leonardo Caetano da, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência PolíticaBraga, Sérgio Soares, 1965-2020-03-09T14:06:27Z2020-03-09T14:06:27Z2019https://hdl.handle.net/1884/65966Orientador: Prof. Dr. Sérgio Soares BragaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 30/08/2019Inclui referências: p. 216-228Resumo: Tendo em vista a importância crescente das tecnologias digitais para o campo político e suas instituições, a presente pesquisa tem como objetivo verificar a existência de um sistema partidário digital na América Latina, observando ainda os elementos que o caracterizam, seu patamar em relação a modelos avançados de ação partidária na internet, bem como se fatores contextuais e estruturais dos sistemas partidários influem em tal ação, além de identificar possíveis experiências próximas ao modelo digital parties. A pesquisa terá como base três conjuntos de hipóteses: 1) Existe um sistema partidário digital na América Latina, mas com indicadores de uso precários, tomando por base o modelo de ação digital dos principais partidos espanhóis; 2) Fatores contextuais dos sistemas partidários, tais como confiança, institucionalização e inclusão digital, exercem influência nas formas de uso das ferramentas digitais pelos partidos; 3) Entre os fatores estruturais dos sistemas partidários, apenas tamanho e capilaridade, influem na adesão e nas estratégias de ação dos partidos no meio digital. A metodologia utilizada, de viés quantitativo, tem base na construção de um índice de uso dos websites, por meio da análise de conteúdo dos mesmos, e na construção de indicadores de atenção e engajamento nas redes sociais, tendo em vista a coleta de métricas nestas plataformas, entre os dezoitos sistemas partidários da região, e seus respectivos cento e setenta partidos com representação parlamentar. Para o teste do primeiro conjunto de hipóteses, será realizada a comparação entre índices e indicadores dos sistemas partidários. Para a conferência dos demais conjuntos de hipóteses, serão realizados testes estatísticos, tendo como variáveis dependentes os índices e indicadores descritos, e enquanto variáveis independentes, fatores contextuais e estruturais dos sistemas partidários. Dentre os resultados mais relevantes da pesquisa, destacamos cinco pontos: 1) Verificou-se a formação de um sistema partidário digital na América Latina; 2) Ainda que haja adesão, os indicadores de uso estão distantes do padrão espanhol, haja vista o foco na difusão da informação, em detrimento ao fomento de instrumentos de participação e transparência, com a exceção do Chile neste último quesito; 3) Dentre os fatores contextuais, nível de institucionalização partidária demonstrou correlação mais significativa com os indicadores; 4) Quanto aos fatores estruturais, apenas capilaridade e tamanho apresentaram coeficientes significativos em relação aos indicadores; 5) Foi possível observar algumas experiências de uso de recursos próximos ao modelo digital parties. Este cenário evidencia uma adesão significativa às ferramentas digitais pelos partidos latino-americanos, mas ainda de forma distante dos padrões mais elevados de ação digital, ainda que existam exceções pontuais de sistemas e partidos que configuram interessantes práticas no contexto. Fatores contextuais e estruturais dos sistemas partidários não se mostraram muito efetivos para explicar os padrões de ação digital encontrados. Palavras-chave: Partidos políticos. Sistemas partidários. Internet. Redes sociais.Abstract: Considering the increasing importance of digital technologies for politics and its institutions, the present paper aims to verify the existence of a digital party system in Latin America, also observing the elements which characterize it, its level of development in comparison with advanced models of Internet-based party action, as well as whether contextual and structural factors of party systems have any influence in such action, in addition to identifying possible experiences which may be similar to the digital parties model. The research will be based upon three sets of hypotheses: 1) There is a digital party system in Latin America, albeit with precarious indicators of usage, based on the digital action model of the main parties in Spain; 2) Contextual factors of party systems, such as trust, institutionalization and digital inclusion, exert influence over the manner in which parties use digital tools; 3) Among the structural factors of party systems, only size and capillarity have any influence over adherence and party action strategies in the digital medium. The employed method, of a quantitative nature, is based on the construction of a website usage index, through content analysis, and on the construction of indicators of attention and engagement in social media, considering data collection in these platforms, between the region's eighteen party systems, and their respective one hundred and seventy parties with parliamentary representation. In order to test the first set of hypotheses, a comparison between indexes and indicators of party systems will be made. To verify the remaining sets of hypotheses, statistical tests will be made, having as dependent variables the described indexes and indicators, and contextual as well as structural party system factors as independent variables. Among the most relevant research results, we highlight five key points: 1) The formation of a digital party system was verified in South America; 2) Although there may be adhesion, the indicators of usage are distant from Spanish standards, taking into consideration the information diffusion focus, at the expense of fomenting participation and transparency instruments, with Chile as the exception in this last aspect; 3) Among contextual factors, the level of party institutionalization showed a more significant correlation with the indicators; 4) Regarding structural factors, only capillarity and size presented significant coefficients in relation to the indicators; 5) It was possible to observe some resource usage experiences which were similar to the digital parties model. This scenario displays a significant level of adhesion to digital tools by Latin American parties, but still far from higher digital action standards, although there may be particular exceptions in systems and parties which, in context, display interesting practices. Contextual and structural factors of party systems were not very effective in explaining the digital action standards which were found. Keywords: Political parties. Party systems. Internet. Social networks.261 p. : il. (algumas color.).application/pdfPartidos politicos - América LatinaRedes sociais on-lineMídia digitalCiência PolíticaPartidos digitais na América Latina : estratégias de ação política digital nos sistemas partidários latino-americanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LEONARDO CAETANO DA ROCHA.pdfapplication/pdf60631933https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65966/1/R%20-%20T%20-%20LEONARDO%20CAETANO%20DA%20ROCHA.pdfedc17c53b62a1840fa044dbffa7717a8MD51open access1884/659662020-03-09 11:06:28.044open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65966Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-09T14:06:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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