Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wojciechowski, Taís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61455
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
id UFPR_7e851a90da2db0010919ef4ed5faf4b1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61455
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wojciechowski, TaísUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSá, Ricardo Antunes de, 1962-2019-09-12T14:01:37Z2019-09-12T14:01:37Z2019https://hdl.handle.net/1884/61455Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SáTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2019Inclui referências: p. 302-319Resumo: A presente tese de doutorado teve por objetivo caracterizar, descrever, analisar, compreender e contrastar como se organizam os programas de formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais (TMDs), atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1.º ao 5.º ano). A pertinência da pesquisa foi revelada no estudo de Estado da Arte, que indicou a não existência de estudos de doutorado relacionados aos programas de formação continuada de professores em TMDs, propostos por Secretarias Municipais da Educação (SMEs). O problema que orientou o desenvolvimento da tese partiu da seguinte indagação: como, de que forma e sob qual concepção os programas de formação continuada promovidos pelas SMEs, destinados aos professores, têm organizado e promovido o processo de utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais nas práticas pedagógicas escolares? A análise e a compreensão do processo deu-se à luz dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo, de Edgar Morin. Dentre os principais autores utilizados para fundamentar esta tese e auxiliar na análise e discussão dos resultados, destacam-se: Lévy (2014); Lemos (2010) e Santaella (2003) ao tratar de cibercultura; Almeida; Valente (2011); Nóvoa (1999); Imbernón (2009; 2010); Kenski (2012); Fantin; Rivoltella (2012) ao discorrer sobre formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais; e Morin (2011); Moraes (2004); Sá (2007); Behrens (2011); Suanno (2015) como interlocutores de referência sobre o Pensamento Complexo nos programas de formação continuada de professores. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa foi realizado um estudo de caso múltiplo nos programas de formação continuada em TMDs propostos pelas Secretarias Municipais da Educação (SMEs) dos municípios de Curitiba (PR), Cascavel (PR), Florianópolis (SC) e Joinville (SC). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com as formadoras de TMDs das quatro SMEs investigadas; por questionários respondidos pelos professores participantes das formações em TMDs; e pela análise documental das diretrizes e currículos norteadores das ações educacionais desenvolvidas em cada um destes quatro municípios. Os principais resultados obtidos com este estudo indicam que o desenvolvimento da formação continuada de professores, para a utilização, integração e apropriação das TMDs nas práticas pedagógicas não pode ser considerado como um fenômeno isolado, pois se constitui na tessitura de múltiplos elementos, aspectos, fatores e ações para que as práticas formativas em TMDs se tornem efetivas e constantes no processo de qualificação docente na contemporaneidade. A análise do conjunto de dados indicou: - que os programas de formação continuada adotam uma concepção de conhecimento fragmentado, disjuntivo e desarticulados em relação às necessidades da comunidade escolar e da sociedade; - a importância da compreensão do conceito complexo de tecnologia para a efetiva utilização, integração e apropriação da TMDs na prática escolar; - a relevância do protagonismo docente nos processos formativos; - a necessidade de realização da formação em contexto, in loco, na unidade de atuação dos professores; - a importância de um acompanhamento, assessoramento e auxílio para que os docentes coloquem em prática os conteúdos desenvolvidos nas formações e, também, na implementação de outras ações educacionais relacionadas à utilização pedagógica das TMDs; e - a necessidade de infraestrutura adequada, com aquisição e manutenção de recursos digitais para que possam ser utilizados no processo de utilização, integração e apropriação das TMDs nas práticas pedagógicas escolares. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Tecnologias e mídias digitais na educação. Pensamento Complexo.Abstract: The aim of this dissertation was to characterize, describe, analyze, understand and contrast how the teacher training programs in digital technologies and media (TMDs) are organized in the initial grades of Elementary School (1st to 5th grades). Year). The pertinence of the research was revealed in the study of State of the Art, which indicated the absence of doctoral studies related to the programs of continuous training of teachers in TMDs, proposed by Municipal Secretariats of Education (SMEs). The problem that guided the development of the thesis came from the following question: how, in what way and under what conception are the continuing education programs promoted by SMEs for teachers have organized and promoted the process of utilization, integration and appropriation of technologies and digital media in school pedagogical practices? The analysis and understanding of the process took place in the light of the theoretical assumptions of Complex Thought, by Edgar Morin. Among the main authors used to base this thesis and to assist in the analysis and discussion of the results, we highlight: Lévy (2014); Lemos (2010) and Santaella (2003) when dealing with cyberculture; Almeida; Valente (2011); Nóvoa (1999); Imbernón (2009; 2010); Kenski (2012); Fantin; Rivoltella (2012) in discussing continuing teacher education in digital technologies and media; and Morin (2011); Moraes (2004); Sá (2007); Behrens (2011); Suanno (2015) as reference interlocutors on Complex Thinking in teacher training programs. For the development of this qualitative research, a multiple case study was conducted in the continuing training programs in TMDs proposed by the Municipal Secretariats of Education (SMEs) of the municipalities of Curitiba (PR), Cascavel (PR), Florianópolis (SC) and Joinville (SC). The data were obtained through semi-structured interviews with TMD formators of the four SMEs investigated; by questionnaires answered by the teachers participating in the training in TMDs; and documentary analysis of guidelines and curricula guiding the educational actions developed in each of these four municipalities. The main results obtained in this study indicate that the development of continuous teacher training for the use, integration and appropriation of TMDs in pedagogical practices can not be considered as an isolated phenomenon, since it consists in the tessitura of multiple elements, aspects, factors and actions so that the training practices in TMDs become effective and constant in the process of teacher qualification in the contemporaneity. The analysis of the data set indicated: - that continuing education programs adopt a fragmented conception of knowledge, disjunctive and disjointed in relation to the needs of the school community and society; - the importance of understanding the complex concept of technology for the effective use, integration and appropriation of TMDs in school practice; - the relevance of the teaching role in the training processes; - the need to carry out inservice training in the context of the unit of action of teachers; - the importance of monitoring, advising and helping teachers to put into practice the contents developed in the training courses and also in the implementation of other educational actions related to the pedagogical use of TMDs; and - the need for adequate infrastructure with the acquisition and maintenance of digital resources so that they can be used in the process of use, integration and appropriation of TMDs in school pedagogical practices. Key-words: Continuing education of teachers. Digital technologies and media in education. Complex Thinking.433 p. : il. (algumas color.).application/pdfInovações tecnológicasTecnologia educacionalEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoEducaçãoFormação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - TAIS WOJCIECHOWSKI SANTOS.pdfapplication/pdf10532031https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61455/1/R%20-%20T%20-%20TAIS%20WOJCIECHOWSKI%20SANTOS.pdf0a697803c9ee351559a503d4070a56e9MD51open access1884/614552019-09-12 11:01:37.741open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61455Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-12T14:01:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
title Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
spellingShingle Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
Wojciechowski, Taís
Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Professores - Formação
Educação
title_short Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
title_full Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
title_fullStr Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
title_full_unstemmed Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
title_sort Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
author Wojciechowski, Taís
author_facet Wojciechowski, Taís
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Wojciechowski, Taís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
contributor_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Professores - Formação
Educação
topic Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Professores - Formação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-12T14:01:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-12T14:01:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61455
url https://hdl.handle.net/1884/61455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 433 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61455/1/R%20-%20T%20-%20TAIS%20WOJCIECHOWSKI%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a697803c9ee351559a503d4070a56e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860904878342144