Alfabetização matemática : o professor em forma-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Salete Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47422
Resumo: Orientadora : Profª Drª Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_7f205105e8cb112aa7e465603f668be8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47422
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMocrosky, Luciane FerreiraAndrade, Salete Pereira de2024-04-19T18:53:40Z2024-04-19T18:53:40Z2016https://hdl.handle.net/1884/47422Orientadora : Profª Drª Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 23/02/2017Inclui referências : f. 213-224Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a alfabetização matemática se mostra em constituição no movimento de formação pelo professor dos anos iniciais. Assume-se a pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica, com estudos sobre ciclo de alfabetização, alfabetização matemática, bem como o entendimento de docentes sobre alfabetização matemática, explícitos em momentos de formação. Deu-se atenção à política pública educacional para a alfabetização nas escolas brasileiras, visto que encontramos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa possibilidades de alargarmos entendimento sobre a escola e o ciclo de alfabetização. Expomos um estudo que buscou na literatura compreensões sobre o ciclo de alfabetização, fomos a textos de pesquisadores que estudam o viés histórico da progressão continuada, por esta ideia estar no centro das discussões do ciclo de alfabetização. Na sequência explicitamos significados atribuídos à alfabetização e letramento e mais recentemente a alfabetização matemática. Em síntese, realizamos um estudo analítico reflexivo que teve por meta trazer compreensões sobre formação de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. Avançando na compreensão do tema, buscamos, também, "ouvir" o professor no movimento de formação. Para isso foram selecionados dez relatos de experiências produzidos por professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, cursistas do PNAIC,que retratam situações vivenciadas.Os relatos foram analisados fenomenologicamente. Procedeu-se, num primeiro momento, a análise ideográfica com o destaque das ideias individuais nas falas dos depoentes. A análise nomotética revelou características gerais do estudo, expressas em três categorias abertas à interpretação: Ser-professor em forma-ação, aluno no horizonte do ensino e modos de ensinar. Essas categorias, que tratam da estrutura do fenômeno pesquisado, ou seja, Alfabetização-matemática-em-constituiçãomovimento- de-formação-pelo-professor-dos-anos-iniciais, foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com o expresso pelos professores e com autores que pesquisam o tema.Finalizando, foi apresentada uma síntese compreensiva do estudo, no qual se evidenciou a necessidade do entendimento da formação continuada como uma forma-ação, onde o compartilhar é elemento essencial, pois pode inspirar novas práticas que solicitam novas ações, num constante movimento de forma-ação.Abstract: The objective of this study is to understand how the mathematical literacy is constituted in the formation movement performed by the elementary school teacher. Qualitative research with a phenomenological approach is used, with studies on literacy cycle, mathematical literacy, as well as the comprehension of teachers about mathematical literacy, made explicit in formation moments. Attention have been given to the public educational politics for literacy in Brazilian public schools, once the National Pact for the Literacy at the Right Age (PNAIC) brings possibilities to increase the understanding about the school and the literacy cycle. We expose a study that searched the literature for understanding on the literacy cycle, gathering texts of researchers that study the historical aspect of the continuous progression, since this is the central idea in the discussions on the literacy cycle. Afterwards we explain the meanings assigned to literacy and more recently to mathematical literacy. Summing up, we performed an analytical reflexive study aiming to shed light on the formation of teachers that teach mathematics at the literacy cycle. Moving forward in the comprehension of the theme, we also looked to listen to the teacher in the formation movement. To do so, were selected ten experience reports made by literacy teachers from municipal schools in Curitiba that are taking PNAIC courses, portraying experienced situations. The reports were phenomenologically analyzed. The ideographic analysis was performed at a first moment, with emphasis on the individual ideas expressed by the teachers. The nomothetic analysis revealed general study characteristics, expressed in three categories: Teacher under formaction, student at the teaching horizon and teaching methods. Those categories, that refer to the researched phenomenon, that is to say, Mathematic-literacy-inconstitution-movement-of-formation-by-elementary-school-teacher, were interpreted in the researcher dialogue with the expressed by the teachers and authors researching the theme. Lastly, a comprehensive synthesis of the study was presented, where the necessity of the understanding of the continuous formation as a form-action is evident, and sharing is an essential element, since it can inspire new practices that require new actions, in a constant movement of form-action.224 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaProfessores - FormaçãoAlfabetizaçãoAlfabetização matemática : o professor em forma-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SALETE PEREIRA DE ANDRADE.pdfapplication/pdf2321200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47422/1/R%20-%20D%20-%20SALETE%20PEREIRA%20DE%20ANDRADE.pdf157cfa97400a6ad4d423deaf76345978MD51open access1884/474222024-04-19 15:53:40.212open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T18:53:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
title Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
spellingShingle Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
Andrade, Salete Pereira de
Matemática
Professores - Formação
Alfabetização
title_short Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
title_full Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
title_fullStr Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
title_full_unstemmed Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
title_sort Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
author Andrade, Salete Pereira de
author_facet Andrade, Salete Pereira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Salete Pereira de
contributor_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Professores - Formação
Alfabetização
topic Matemática
Professores - Formação
Alfabetização
description Orientadora : Profª Drª Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T18:53:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T18:53:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47422
url https://hdl.handle.net/1884/47422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 224 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47422/1/R%20-%20D%20-%20SALETE%20PEREIRA%20DE%20ANDRADE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 157cfa97400a6ad4d423deaf76345978
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699033195610112