O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/33006 |
Resumo: | Orientador: Maria Célia Barbosa Aires |
id |
UFPR_7f462187447def0a9afee5be3d2a03ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33006 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pereira, Amanda TraczUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoAires, Maria Célia Barbosa2022-07-22T13:13:44Z2022-07-22T13:13:44Z2011https://hdl.handle.net/1884/33006Orientador: Maria Célia Barbosa AiresMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na tarefa de conclusão do curso de Especialização de Organização do Trabalho Pedagógico: A Relação entre Escola Pública e Educação Popular. Propôs-se a analisar o perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno. Defende que o melhor perfil de um professor, objetivando a qualidade da relação professor-aluno, e a aprendizagem significativa, é o profissional que se identifica com a profissão, compreende a especificidade da escola, participa ativamente das ações pedagógicas do âmbito escolar, busca ter bom relacionamento com seus alunos e tem compromisso e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. O objeto de estudo foi delimitado a partir da inquietação e dificuldades encontradas na prática pedagógica pela pesquisadora e colegas de trabalho. A pesquisa de caráter exploratório mostrou que há uma grande necessidade por parte dos professores, de se comprometerem no sentido de implementar convicções pedagógicas que, muitas vezes não se efetivam na prática cotidiana da sala de aula de alguns dos docentes, por diversos motivos, ou ocorrem de maneira insuficiente, o que, certamente, acaba por comprometer o êxito escolar dos alunos, presentes na escola pública. Assim, a questão central da pesquisa consistiu em verificar o posicionamento e traços do perfil que os professores se atribuem como educadores na escola e, considerando as respostas que os mesmos situaram em categorias de 0 a 10, analisar os seguintes aspectos: a qualidade da formação acadêmica; importância da formação continuada; qualidade da relação com os alunos; compromisso como profissional da educação; identificação com a profissão; relação com os demais professores da escola; compreensão da especificidade do papel ou função social da escola; inserção na dinâmica da organização da escola; nível de participação na formulação do Projeto- Político-Pedagógico da escola; qualidade do aproveitamento das permanências para planejamento de aulas; nível de envolvimento emocional com os alunos; nível de autoridade em sala de aula; e o grau de importância atribuído à qualidade da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem e ao envolvimento com o êxito do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia do estudo caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo o estudo teórico e o conhecimento da realidade, por meio das técnicas de análise documental (foi analisado o Projeto Político- Pedagógico da escola) e do questionário (realizada a pesquisa com os professores). A pesquisa enfatizou, a partir do perfil político-pedagógico, a busca em saber e compreender o nível de participação e envolvimento dos professores com a escola, a busca por uma boa relação com seus alunos e consequentemente, o envolvimento com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem que interessa às classes populares1 recurso online : PDF.application/pdfEscolas publicasEducaçao - Observaçoes pedagógicasO perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAMANDA TRACZ PEREIRA.pdfapplication/pdf2203973https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/1/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf186d888b84e0d9cce95e42d20cd254ecMD51open accessTEXTAMANDA TRACZ PEREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain109933https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/2/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.txt7a57685c2733b2ebb4efc0cdf34ddd27MD52open accessTHUMBNAILAMANDA TRACZ PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/3/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.jpg62889c3dcd5702bb06b26d6801f527c2MD53open access1884/330062022-07-22 10:13:44.172open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33006Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-22T13:13:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno |
title |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno |
spellingShingle |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno Pereira, Amanda Tracz Escolas publicas Educaçao - Observaçoes pedagógicas |
title_short |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno |
title_full |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno |
title_fullStr |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno |
title_full_unstemmed |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno |
title_sort |
O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno |
author |
Pereira, Amanda Tracz |
author_facet |
Pereira, Amanda Tracz |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Amanda Tracz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aires, Maria Célia Barbosa |
contributor_str_mv |
Aires, Maria Célia Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas publicas Educaçao - Observaçoes pedagógicas |
topic |
Escolas publicas Educaçao - Observaçoes pedagógicas |
description |
Orientador: Maria Célia Barbosa Aires |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T13:13:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-22T13:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/33006 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/33006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/1/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/2/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/3/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
186d888b84e0d9cce95e42d20cd254ec 7a57685c2733b2ebb4efc0cdf34ddd27 62889c3dcd5702bb06b26d6801f527c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860397585661952 |