O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amanda Tracz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/33006
Resumo: Orientador: Maria Célia Barbosa Aires
id UFPR_7f462187447def0a9afee5be3d2a03ce
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33006
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Amanda TraczUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoAires, Maria Célia Barbosa2022-07-22T13:13:44Z2022-07-22T13:13:44Z2011https://hdl.handle.net/1884/33006Orientador: Maria Célia Barbosa AiresMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na tarefa de conclusão do curso de Especialização de Organização do Trabalho Pedagógico: A Relação entre Escola Pública e Educação Popular. Propôs-se a analisar o perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno. Defende que o melhor perfil de um professor, objetivando a qualidade da relação professor-aluno, e a aprendizagem significativa, é o profissional que se identifica com a profissão, compreende a especificidade da escola, participa ativamente das ações pedagógicas do âmbito escolar, busca ter bom relacionamento com seus alunos e tem compromisso e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. O objeto de estudo foi delimitado a partir da inquietação e dificuldades encontradas na prática pedagógica pela pesquisadora e colegas de trabalho. A pesquisa de caráter exploratório mostrou que há uma grande necessidade por parte dos professores, de se comprometerem no sentido de implementar convicções pedagógicas que, muitas vezes não se efetivam na prática cotidiana da sala de aula de alguns dos docentes, por diversos motivos, ou ocorrem de maneira insuficiente, o que, certamente, acaba por comprometer o êxito escolar dos alunos, presentes na escola pública. Assim, a questão central da pesquisa consistiu em verificar o posicionamento e traços do perfil que os professores se atribuem como educadores na escola e, considerando as respostas que os mesmos situaram em categorias de 0 a 10, analisar os seguintes aspectos: a qualidade da formação acadêmica; importância da formação continuada; qualidade da relação com os alunos; compromisso como profissional da educação; identificação com a profissão; relação com os demais professores da escola; compreensão da especificidade do papel ou função social da escola; inserção na dinâmica da organização da escola; nível de participação na formulação do Projeto- Político-Pedagógico da escola; qualidade do aproveitamento das permanências para planejamento de aulas; nível de envolvimento emocional com os alunos; nível de autoridade em sala de aula; e o grau de importância atribuído à qualidade da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem e ao envolvimento com o êxito do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia do estudo caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo o estudo teórico e o conhecimento da realidade, por meio das técnicas de análise documental (foi analisado o Projeto Político- Pedagógico da escola) e do questionário (realizada a pesquisa com os professores). A pesquisa enfatizou, a partir do perfil político-pedagógico, a busca em saber e compreender o nível de participação e envolvimento dos professores com a escola, a busca por uma boa relação com seus alunos e consequentemente, o envolvimento com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem que interessa às classes populares1 recurso online : PDF.application/pdfEscolas publicasEducaçao - Observaçoes pedagógicasO perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAMANDA TRACZ PEREIRA.pdfapplication/pdf2203973https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/1/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf186d888b84e0d9cce95e42d20cd254ecMD51open accessTEXTAMANDA TRACZ PEREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain109933https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/2/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.txt7a57685c2733b2ebb4efc0cdf34ddd27MD52open accessTHUMBNAILAMANDA TRACZ PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/3/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.jpg62889c3dcd5702bb06b26d6801f527c2MD53open access1884/330062022-07-22 10:13:44.172open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33006Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-22T13:13:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
title O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
spellingShingle O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
Pereira, Amanda Tracz
Escolas publicas
Educaçao - Observaçoes pedagógicas
title_short O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
title_full O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
title_fullStr O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
title_full_unstemmed O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
title_sort O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno
author Pereira, Amanda Tracz
author_facet Pereira, Amanda Tracz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Amanda Tracz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aires, Maria Célia Barbosa
contributor_str_mv Aires, Maria Célia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas
Educaçao - Observaçoes pedagógicas
topic Escolas publicas
Educaçao - Observaçoes pedagógicas
description Orientador: Maria Célia Barbosa Aires
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T13:13:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22T13:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/33006
url https://hdl.handle.net/1884/33006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/1/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/2/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33006/3/AMANDA%20TRACZ%20PEREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 186d888b84e0d9cce95e42d20cd254ec
7a57685c2733b2ebb4efc0cdf34ddd27
62889c3dcd5702bb06b26d6801f527c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860397585661952