O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilli, Regina Maria
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74396
Resumo: Orientadora: Profa Zélia Milléo Pavão
id UFPR_7fe316b42b0f87e37e3b4955083f6aed
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74396
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-2021Zilli, Regina Maria2022-11-30T18:47:45Z2022-11-30T18:47:45Z1992https://hdl.handle.net/1884/74396Orientadora: Profa Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 95-102Resumo: A ideia de resgatar o canto nas escolas de 1º e 2º graus como elemento ativo no processo de educação estética, apoia-se no levantamento das formas de composição musical abarcadas pela Evolução da Música enquanto exame histórico dos fatos que, ao final, comprovaram a participação das formas cantadas na diversidade das épocas. Num ponto mais adiante, a historiedade pertinente do contexto da Educação Brasileira registra, por vezes, a presença do canto nos currículos, bem como as variações que regeram a sua participação de ordem metodológica e funcional, pelas diferenças do enfoque legal atinente às inúmeras reformas de ensino que proliferaram no Brasil. O último marco registrado não pôde deixar de ser o Artigo 7º, da Lei nº 5692/71, que se reporta à obrigatoriedade da Educação Artística já de certa forma comprometida com pressupostos filosóficos e metodológicos facilmente observados no emprego das atividades artísticas. O questionamento, que gera o fundamento da discussão passa a ser: Por que o canto se constitui ausente das escolas de sistema regular de ensino, enquanto ausente do processo educativo através das práticas musicais ofertadas pela Educação Artística? Como decorrência da indagação, apresentam-se aspectos da fundamentação psicossocial e pedagógica do canto, capazes de justificar a efetiva participação dessa atividade musical no processo de formação integral do educando, na construção psicossocial do ser humano. Assim, encontram-se os fundamentos necessários na estruturação dos novos currículos que, certamente, irão privilegiar o canto a partir de bases metodológicas que lhe darão consistência significativa.Abstract: The idea of bringing up to date singing in primary schools and high schools as an active element in the process of aesthetic education, is held by the rising of the forms in musical composition in the musical evolution, while the historical analysis of the facts which, at the end reassured the participation of singing forms in the diversity of times. Later on the historicity in the context of Brazilian Education, does sometimes register the presence of singing in the curriculums such as the variations that orchestrated its participation in methodological and functional order. Those variations happened due to many teaching reforms that had been proliferating in Brazil. The last mark registered was the article 7 law 5602/71 that report the obligation of artistic education committed to philosophical and methodological patterns, easily observed in the use of artistic activities. The questioning that promotes the foundation of the discussion becomes incoherent, because singing does not take part of our regular school systems while absent of the educational process through singing classes offered by artistic education. As an answer for the questions fundamental psycho social and pedagogical aspects are presented. Those aspects are capable of justifying the effective participation in those musical activities in the process of integral formation of the learner and in the psycho social construction of the human being. Finally the necessary fundaments in the structure of our new curriculums will definitely bring up the singing in methodological bases providing to a significant content.viii, 107f. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalCanto coralCanto orfeonico - BrasilTesesEducaçãoO canto coral : trajetória histórica e importância na educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - REGINA MARIA ZILLI.pdfapplication/pdf4597214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74396/1/D%20-%20D%20-%20REGINA%20MARIA%20ZILLI.pdff6cbb7d1ed0b3a418249ba4b2530fa49MD51open access1884/743962022-11-30 15:47:45.277open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74396Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-30T18:47:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
title O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
spellingShingle O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
Zilli, Regina Maria
Canto coral
Canto orfeonico - Brasil
Teses
Educação
title_short O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
title_full O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
title_fullStr O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
title_full_unstemmed O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
title_sort O canto coral : trajetória histórica e importância na educação integral
author Zilli, Regina Maria
author_facet Zilli, Regina Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilli, Regina Maria
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Canto coral
Canto orfeonico - Brasil
Teses
Educação
topic Canto coral
Canto orfeonico - Brasil
Teses
Educação
description Orientadora: Profa Zélia Milléo Pavão
publishDate 1992
dc.date.issued.fl_str_mv 1992
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T18:47:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-30T18:47:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74396
url https://hdl.handle.net/1884/74396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 107f. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74396/1/D%20-%20D%20-%20REGINA%20MARIA%20ZILLI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6cbb7d1ed0b3a418249ba4b2530fa49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860780317999104